Menarca: Primeira Menstruação e Crescimento – Sintomas

menarca-primeira-menstruacao

 

Chama-se primeira menstruação ou menarca o momento em que se inicia a menstruação. Também se cha­ma puberdade, embora esse termo se aplique principalmente às mudan­ças que se produzem na menina ou no rapaz desde antes de aparecer a menstruação na primeira, e os espermatozoides no segundo, e também durante seu aparecimento e depois dele.

Quando surge a primeira menstruação (menarca)?

A menarca produz-se habitualmente entre os 12 e os 14 anos nos climas temperados. Nos climas frios pode iniciar-se mais tarde e nos climas tropicais antes, se bem que isto é impugnado por alguns. Influem, também, a herança, raça, ambiente, condição social e excitação sexual precoce, no determinar a idade da primeira menstruação (menarca).

A puberdade acompanha-se da aparição e desenvolvimento dos caracteres seriais secundários, que são: desenvolvimento das glândulas mamárias, aparição de pelo nas axilas e nos órgãos genitais externos, uma forma mais arredondada do corpo, modificações no esqueleto, no caráter, etc.

Qual a duração da menstruação?

Cabe fazer notar que pelo fato de ficar menstruada não atinge ainda a menina a maturidade sexual. Conquanto seja muito variável de uma pessoa para outra, pode dizer-se que o mais frequente é que a menstruação apareça cada 28 a 30 dias.

Sua duração é habitualmente de 3 a 4 dias. Há, entre­tanto, mulheres perfeitamente sadias que menstruam menos dias ou mais que os mencionados. A quantidade de sangue expelido durante a mens­truação oscila entre 50 e 150 gramas.

Durante a gravidez, a menstruação cessa. Quando, durante a gravidez for observada perda de sangue, convém consulta o módico, porque, em geral se trata de anormalidades entre as quais uma de gravidade: pla­centa prévia.

 

O fim da Menstruação: Menopausa

Me­nopausa significa cessação da menstruação. Climatério é o período em que gradualmente cessa a influência do ovário no organismo. O climaté­rio começa antes da menopausa e estende-se além da mesma.

A idade em que se produz a cessação da menstruação oscila habitual­mente entre os 44 e os 48 anos. Há, entretanto, casos em que a meno­pausa se produz antes, pelo que recebe o nome de precoce, e outros em que ocorre mais tardiamente do que os mencionados, dizendo-se neste caso que é retardada. Influem na idade da menopausa, a herança, a constituição da pessoa, a saúde ou fraqueza, etc.

Às vezes a cessação da menstruação se faz bruscamente por extirpação dos ovários ou do útero. Se a menstruação prossegue ainda aos 55, é muito conveniente um exame médico para determinar se não se trata de he­morragias que tenham outra causa.

 

Sintomas da Menopausa

Em um bom número de casos a mulher não experimenta mal-estar algum ao começar a redução da função do ovário. Em outras mulheres os há.

Desde meses e às vezes anos antes da menopausa, ou seja, a cessação das regras, aparecem em certos casos alguns sintomas, tais co­mo, por exemplo, tendência para aumentar de peso ou para emagrecer, tendência para aumentar a pressão arterial, modificação do caráter, ir­ritabilidade, menstruações gradualmente mais escassas ou demasiado abundantes, irregularidades menstruais, etc.

É preciso evitar o atribuir simplesmente ao climatério as menstruações demasiadas frequentes ou abundantes, pois podem ter outras causas.

Depois da menopausa persistem os transtornos do caráter e podem aparecer as ondas de calor ou sufocações, que consistem cm uma sensa­ção de calor, principalmente na face, com enrubescimento da mesma, e seguido geralmente de transpiração.

É muito variável o tempo que duram estes transtornos, podendo os­cilar entre meses e anos. Indubitavelmente quase sempre melhoram com foliculina (estradiol) e outros compostos ováricos ou de ação se­melhante à destes últimos.

O fato de chegar à menopausa não deve preocupar indevidamente a mulher. Trata-se de um estado normal ou fisiológico e não de uma enfermidade. Por sua chegada não há por que cessar a vida sexual. Além disso, ao passo que antes tinha que viver sobretudo para outros, criando os filhos e colaborando com o esposo para formar-se uma posi­ção, geralmente no climatério dispõe já de mais tempo para dedicar a diversas atividades úteis e agradáveis, para as quais não teve tempo anteriormente. Se aparecer mal-estar deve consultar-se o médico.

Como prescrições higiênicas, cabe assinalar o benefício do exercício moderado, o suficiente repouso, as distrações. Devem evitar-se os ali­mentos condimentados e irritantes e o excesso de alimentação, que nes­te período produz facilmente obesidade. É preciso evitar na medida do possível as preocupações, e reconhecer que as perturbações obser­vadas são características do climatério.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos