Qual a Importância da Água e seus Benefícios

Cerca de 70% do nosso organismo é composto de água, o que demonstra a importância que duas moléculas de hidrogênio somadas a uma de oxigênio (H2O) têm em nossa vida e no bom funcionamento do nosso organismo.

A água esta presente nas nossas células, sangue, fluidos corporais (saliva, lágrimas, suor) exercendo várias funções essenciais no nosso corpo, dentre elas: esta envolvida no processo de digestão, absorção e excreção de nutrientes e toxinas, regulação da temperatura corporal, meio de transporte de nutrientes, lubrificante natural (presente nas articulações do corpo, entre ossos) e várias outras atividades vitais.

Visto a sua essencialidade para o corpo humano, sem água sobreviveríamos apenas poucos dias (3 a 5 dias) em comparação a escassez de alimentos.

A água em nosso organismo apesar de presente em grande quantidade também é perdida constantemente pelo nosso corpo através do suor, urina, respiração e portanto a sua reposição deve ser feita diariamente.

a-importancia-da-agua-beneficios

 

Quantos Litros deve-se beber por dia?

Segundo a recomendação de ingestão diária  (DRIs) o consumo de água deve ser em torno de 3,7 litros por dia para homens adultos e 2,7 litros por dia para mulheres adultas.

Vale lembrar que em dias mais quentes ou quando se pratica atividades físicas intensas o seu consumo deve ser aumentado.

Um maior cuidado também deve ser tomado em relação a hidratação de crianças e idosos, visto que estas faixas etárias tendem a desidratar com maior facilidade e em muitos casos estes indivíduos (ex: bebês ou idosos acamados) podem apresentar uma menor sensibilidade a sede e não possuírem autonomia suficiente para ingerir água por conta própria  e portanto a oferta de líquidos deve ser feita com maior atenção e constância. A importância da água se dá para pessoas de todas as idades, sobretudo os bebês e idosos.

Engana-se quem pensa que água está presente somente no líquido em si ou nas demais bebidas (chás, sucos, leite, etc). A água também esta presente em vários alimentos, sendo alguns constituídos de mais de 90% de água em sua composição, como o pepino, a alface, a melancia, o melão sendo que estes e outros alimentos servem como uma forma indireta/ complementar na ingestão de água.

Problemas causados pelo baixo consumo

A baixa ingestão de água pode estar associada a diversos problemas de saúde como: fraqueza, tontura, intestino preso, pele e mucosas ressecadas, dores de cabeça, pedra nos rins.

É importante que não se espere sentir sede para consumir água, pois a sede já é um primeiro sinal da falta dela no seu organismo. Uma dica é sempre levar consigo uma garrafa de água, ou ter em vista um copo de água, assim fica mais fácil lembrar de fazer sua ingestão.

Água Possui Calorias?

A água é isenta de calorias, desta forma para quem quer ou precisa emagrecer seu consumo pode ser feito sem preocupação.

Composição

Ela apresenta em sua composição alguns sais minerais, como sódio, sulfato, zinco, cloreto, potássio, magnésio; e é a quantidade e a qualidade destes minerais que determina a qualidade da água.

O ideal é consumir uma água com menor teor de sódio possível, visto que um alto consumo deste mineral está associado a pressão arterial elevada e retenção de líquidos.

Além da variação no teor de minerais presentes na água, esta também pode apresentar uma variação de pH, o pH é uma marcador que varia de zero a 14 e indica se uma substância é ácida ou alcalina. Investiga-se que a água com um pH alcalino (maior que 7) pode trazer benefícios ao organismo, pois seu pH mais elevado contribuiria para a alcalinização do sangue, visto que o sangue ácido é mais favorável ao desenvolvimento de doenças, porém, ainda não existe um consenso sobre os benefícios reais da água com um pH alcalino.

Portanto é importante que se faça a leitura e comparação dos rótulos das embalagens da água consumida, para verificar e comparar os valores de sais minerais e pH da água e assim poder escolher a melhor água a ser consumida.

Qualidade da Água e Cuidados

Outra questão importante envolvendo o consumo da água é em relação a sua qualidade e segurança microbiológica, visto que a água é um meio de contaminação importante para várias doenças como: cólera, esquistossomose, hepatite, diarreia.

Portanto alguns cuidados devem ser tomados: filtrar e/ou ferver a água, saber a procedência da água consumida (poços artesianos, rios, açudes), utilizar água tratada para lavar e cozinhar alimentos; garantindo assim um consumo seguro deste líquido tão precioso a nossa saúde.

Sendo assim, tendo em vista todos os benefícios e indiscutível importância da água para nossa saúde, não deixe de beber água diariamente.

imagem: pixabay.com



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos