Queimação no Estômago – Como Aliviar | Tratamentos Caseiros

O esôfago, o tubo alimentar que leva o que você ingere até o estômago, pode realmente queimar-se com os ácidos produzidos por seu estômago. Esses ácidos são substâncias de potência industrial e são designados para manter-se onde o revestimento forte do estômago os pode suportar. O desconforto causado pela queimação no estomago é muito chata e algumas vezes acaba ficando corriqueira.

Infelizmente, podemos sofrer de algo que se chama refluxo. Isso acontece quando uma parte do conteúdo estomacal, incluindo o ácido, se move para cima passando pelo esfíncter esofágico, a válvula que tem como função impedir que o conteúdo estomacal reverta seu curso.

Se mover para o sul, isso é bom; se mover para o norte, você tem um problema.

O refluxo causa uma sensação incômoda de queimação entre o estômago e o pescoço. A maioria das pessoas sentem o mal-estar precisamente debaixo do esterno.

 

A queimação no estômago pode ser algo mais grave?

Se os sintomas da Queimação no Estômago não se acalmarem, você pode ter algo diferente do que um caso básico de acidez. A acidez persistente pode ser um sinal de alguma doença importante. As pessoas que sofrem de acidez persistente podem ter hérnia do hiato ou esofagite [inflamação do esôfago], ou podem ter uma úlcera no estômago, ou no duodeno [parte do intestino delgado], e as pessoas mais velhas podem, inclusive, ter câncer.

E algumas vezes, a acidez pode parecer ser a doença das coronárias, e pode haver problemas no coração. O melhor conselho é: Se os sintomas persistirem, visite seu médico.

publicidade

Queimação no Estômago

Tratamentos para queimação no estômago

A forma mais fácil para evitar um caso básico de Queimação no Estômago? Moderação. A acidez geralmente é o resultado de comer muito, muito rápido. Mas se já é muito tarde para a moderação, aqui estão algumas maneiras de apagar o fogo e de evitar que ele volte a acender outra vez.

Tome um antiácido. Os antiácidos vendidos sem receita, em forma líquida ou em comprimidos, podem ajudar a acalmar a acidez. Tome uma dose aproximadamente a cada seis horas, se for necessário. No entanto, não se exceda, porque antiácido demais pode causar constipação ou diarreia.

 

Não esqueça de sua dose na hora de se deitar. Mesmo se esquecer de tomar um antiácido durante o dia, tente lembrar de tomar um antes de se deitar para evitar a acumulação de ácidos no estômago. O prejuízo noturno é provavelmente o pior que irá ocorrer, porque você está banhando seu esôfago com ácido, e está mais propenso a queimá-lo. Mantenha em seu criado-mudo, durante a noite, um recipiente de antiácido e assim não esquecerá de tomar sua dose noturna.

Mantenha a cabeça levantada. Outra maneira de proteger seu esôfago enquanto dorme é elevar a cabeceira de sua cama. Dessa forma, você dormirá com uma inclinação, e a força da gravidade vai trabalhar para você mantendo o conteúdo de seu estômago onde deve estar. Coloque blocos de madeira ou tijolos debaixo dos pés da cabeceira de sua cama para que a levante uns 15 centímetros.

publicidade
publicidade

Tome um copo de leite. O leite algumas vezes reduz o ácido e diminui a Queimação no Estômago.

Desfaça-se de sua cama de água. As pessoas com camas de água que tem refluxos devem desfazer-se delas. Essas pessoas não gostam de ouvir isso. O problema com uma cama de água é que seu corpo basicamente fica na horizontal no colchão de água. Você não pode levantar bem o peito e, portanto, não pode evitar que o conteúdo estomacal suba .

Diga não ao sofá. Mesmo que possa ser tentador, o sofá não é seu amigo depois que você comeu. A pessoa que se deita com o estômago cheio está procurando problemas. Mantenha-se em pé por uma hora depois das comidas.

Não coma antes de se deitar. Ir para a cama depois de comer é algo que não devem fazer os que sofrem de acidez. De fato, os médicos aconselham evitar dormir de duas a três horas depois de uma refeição. E com isso eles querem dizer que deve-se manter em pé por esse período de tempo. Você deveria manter-se em pé até que se esvazie o conteúdo gástrico. Evite comidas pesadas e gordurosas.

Evite repetir. Se você come demais, deve ser como um balão. Se você infla até que esteja muito tenso, é mais provável que esvazie rapidamente quando abrir a válvula. Um estômago que esteja inflado com comida e bebida em demasia, pode esvaziar parcialmente na direção errada.

Afrouxe o cinto. Evite roupas apertadas ao redor da cintura. Isto tende a aumentar o refluxo de ácido até o esôfago e, assim, surge a Queimação no Estômago.

publicidade

Perca peso. Se você é gordo exteriormente, pode estar seguro que também é gordo interiormente. A gordura briga pelo espaço com o seu estômago. A pressão da gordura contra o estômago pode causar refluxo do conteúdo, causando a Queimação no Estômago.


Leia Também: