Queimaduras de Terceiro Grau (3º) – Tratamentos e Cicatrização

As queimaduras de terceiro grau (3º grau) são as queimaduras profundas que acometem toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas. São lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes que não curam sem apoio cirúrgico, necessitando de enxertos.

Características da Queimaduras de Terceiro Grau

Queimaduras de Terceiro Grau

O característico desta espécie de queimadura é a produção de escaras (zonas de tecido morto), que se são muito profundas, formam manchas cinzentas, amareladas ou de cor castanho, delgadas e insensíveis à pressão superficial. Quando a morte dos tecidos é mais profunda, as placas são escuras e secas, e não doem ainda que a pressão seja mais intensa. As escaras estão rodeadas de zonas com queimadura de segundo e primeiro graus.

A dor é menos intensa que nas queimaduras de segundo grau. Depois de um número variável de dias, desprendem-se as placas deixando descoberto tecido de granulação. O período de eliminação das escaras é longo e amiúde acompanhado de supuração e dores. As cicatrizes das queimaduras de terceiro grau são vermelhas, estreladas, com tendência à retração. Quando se situam numa prega cutânea, tendem a soldar ambas as partes, impedindo ou prejudicando os movimentos.

Gravidade das queimaduras

A gravidade de uma queimadura depende mais de sua extensão que de sua profundidade. É mais grave uma queimadura de primeiro grau em todo o corpo, do que uma queimadura de terceiro grau que abranja somente uma pequena extensão. Daí a importância de poder apreciar a porcentagem de pele que foi queimada, para poder determinar mais corretamente o prognóstico e o tratamento.

Pode-se calcular a porcentagem aproximada de superfície de pele queimada em um adulto, tomando em conta os seguintes dados: Cabeça: 9%; membro superior: 9% (cada um); Face anterior do tronco: 18%; Extremidades inferiores: 18% cada uma se inclui nádegas; Pescoço: 1%. Para as crianças ter-se-á que aumentar a porcentagem para a cabeça e o tronco, e diminuí-Ia para os membros.

O fim do tratamento de um queimado é:

1) Evitar o choque.

2) Evitar a perda de plasma na região da queimadura e também a reabsorção de toxinas na superfície queimada.

3) Evitar a infecção e as deformações permanentes.

Tempo de cicatrização

O tempo de cicatrização da queimaduras de terceiro grau pode demorar até um ano para cicatrizar e causar graves deformidades.

Sintomas

A ordem de aparição dos sintomas gerais que se seguem a uma queimadura extensa é a seguinte:

  • Choque primário que é instantâneo em sua aparição e de pouca duração.
  • Choque secundário (ver os sintomas no capítulo 8), que aparece mais tarde, atingindo seu máximo em 24 horas, muito grave e produzido sobretudo pela perda progressiva de liquido, proteína e sais por parte do sangue.
  • A toxemia, isto é, presença no sangue de substâncias tóxicas, originadas na queimadura, com lesões no fígado e outros órgãos (rins, tubo digestivo, etc), que pode começar já nas 24 horas, mas que atinge seu máximo ao terceiro ou quarto dia.
  • Complicações infecciosas que podem começar ao quarto dia, prolongando-se muito. Há superposição parcial de todos estes sintomas.

 

 



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos