Queimaduras de Pele – O que é bom Passar?

Pode acontecer num instante. O atarefado cozinheiro agarra diretamente do fogão uma panela de comida fervendo; ou uma xícara de café quente cai da mesa sobre um menino curioso; ou ainda uma criança resolve abrir a torneira de água quente na hora de tomar seu banho. Ou você resolve sair no sol sem proteção. Muitas queimaduras de pele são leves e podem ser tratadas em casa.

A pele afetada fica vermelha; nesse caso a queimadura é conhecida como de primeiro grau. Algumas vezes, os minúsculos vasos sanguíneos se machucam e podem soltar líquidos, causando um inchaço e uma aparência úmida. Se tem bolhas, a queimadura é classificada como de segundo grau. Nas queimaduras de terceiro grau, não se formam bolhas, e a pele fica branca ao invés de vermelha. Geralmente, quanto mais profunda é a queimadura, menos dor se sente.

Tratamento de uma queimadura

Aqui está o que deve ser feito quando você tiver uma queimadura:

Apague primeiro o fogo. Se suas roupas estão queimando, a primeira coisa que tem que a fazer é apagar as chamas. Jogue-se no chão e role. Se um objeto quente é o responsável, retire-o.

Saiba quando procurar atenção médica. Existem ocasiões em que os métodos de primeiros socorros em casa não são suficientes. Procure cuidados médicos imediatamente se tiver queimaduras nas mãos ou no rosto ou em alguma articulação, como por exemplo no cotovelo; se suas queimaduras tem bolhas; ou se suspeita que é uma queimadura de terceiro grau, ou se sofreu queimaduras químicas ou elétricas. As queimaduras elétricas podem ser muito, mais muito mais complicadas, porque o prejuízo está oculto à vista, debaixo da superfície da pele. Além disso, consulte seu médico antes de aplicar qualquer produto na pele queimada.

Esfrie a queimadura. Para queimaduras leves, deixe correr água fria, suavemente, sobre a área queimada, use compressas frias, ou coloque a área numa bacia com água fria. Não abra a torneira de água ao máximo. Arrisca prejudicar ainda mais a pele. Use água fria, não gelada ou mesmo gelo. A água fria vai impedir que a queimadura se estenda, ao eliminar a energia térmica.

 Deixe o gelo no congelador. Só porque a água fria é boa para as queimaduras não significa que o gelo é melhor. Colocar gelo na queimadura restringe o fluxo de sangue.

Não se preocupe com a sujeira. A maioria das queimaduras de primeiro grau não são sujas. Se por alguma razão, sua queimadura está suja, limpe-a suavemente com água e sabão. Fazê-lo suavemente é a chave. Não esfregue.

Coloque uma venda nas crianças. Se a queimadura ocorrer numa área que esteja exposta e a criança possa se tocar, você deverá cobri-la com uma gaze ou venda. No entanto, não a cubra totalmente se for uma ferida aberta e com pus, já que a venda vai grudar na ferida.

Não arrebente nenhuma bolha. Se saíram bolhas, não as toque. É a maneira que o corpo tem de manter estéril a queimadura. Não esfregue, belisque, ou rompa.

queimadura-de-pele

Prevenção de queimaduras nas crianças

Mesmo o melhor remédio não é melhor que a prevenção. Siga os seguintes conselhos para ajudar a proteger suas crianças das queimaduras:

Tenha cuidado na cozinha. Provavelmente a causa mais comum de acidentes que resultam em queimaduras das crianças é uma panela fervente na cozinha.

Coloque o café fora do alcance das crianças. Você está sentado no sofá, descansando, sua xícara de café muito quente está na mesinha de centro da sala. Antes de perceber o que está acontecendo, seu filho pega a xícara e a derrama encima dele.

Abaixe o termostato da água quente. Coloque a menos de 49°C, recomenda-se. Uma queimadura de segundo grau pode acontecer em segund40 com água a mais de 50°C.

Mantenha-se alerta. Nunca, mas nunca deixe uma criança sozinha num quarto que tenha uma lareira (mesmo que tenha algo a protegendo na frente), um forno a lenha, um aquecedor de querosene, ou qualquer tipo de aquecedor. Nem sequer por um minuto. Também não deixe a criança pequena sozinha no banho.

Cubra as tomadas elétricas. Coloque proteção especial em todas as tomadas de corrente elétrica.

Não tenha cabos elétricos sobre o piso. Uma criança pode agarrar um cabo e mordê-lo, isto pode ter consequências trágicas.

Mantenha os fósforos fora do alcance das crianças. Isto também se aplica aos isqueiros. Também não os deixe em seu bolso, onde as crianças podem encontrá-los.

Faça práticas de evacuação de incêndio. Isto significa que tem que estabelecer rotas de escape em sua casa e ensinar as crianças o que fazer.

Proteja-se das Queimaduras

Alguns conselhos de senso comum para os adultos:

  • Não jogue líquido de acender em carvão já aceso
  • Não fume na cama
  • Deixe que o motor esfrie antes de abrir a tampa do radiador
  • Não inicie o carburador com gasolina
  • Mantenha à mão luvas para a cozinha para as panelas quentes
  • Quando abrir um pacote de pipocas que fez no micro-ondas, mantenha-o longe de seu rosto

Ensine seu filho sobre o “190” (o número de telefone para chamadas de emergência no Brasil). Mesmo uma criança de quatro anos pode aprender a discar este número, especialmente se o tiver programado no seu telefone.

Consiga extintores de incêndios. Mantenha-os acessíveis e em boas condições. Explique para as crianças que em caso de fogo por óleo na cozinha deve-se usar o extintor, e não a água.

Limite o acesso ao fogão. Não permita que as crianças pequenas cheguem perto do fogão, especialmente quando você está cozinhando, e não permita que as crianças maiores cozinhem quando você não estiver.

Mantenha os alarmes de incêndio em bom estado. Revise-os todos os meses, se não for possível mais frequentemente.

Proteja-se das queimaduras do sol. 

 

 



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*