O que é Quiropraxia e para que serve? Fisioterapia e Osteopatia

quiropraxia

Muitas pessoas não sabem do que se trata ou para que precisamos da Quiropraxia.A OMS(Organização Mundial da Saúde) tem classificado a Quiropraxia como uma profissão que atua no diagnóstico, tratando e prevenindo transtornos do sistema neuro-músculo-esquelético.

Entenda a definição de neuro-músculo-esquelético

Separando-se os significados de cada palavra de neuro-músculo-esquelético,é possível compreender melhor seu significado:

De modo resumido, atua no uso  de técnicas manuais que possuem função de ajustar e/ou fazer a manipulação  das articulações dando ênfase às sub-luxações. Como a  coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético se comunicam entre si, não somente as  funções coordenadas pelo sistema nervoso, mas formam a base  da Quiropraxia.

Porém o que difere a  Quiropraxia entre os  demais tratamentos, é que não é feito nenhuma utilização de medicamentos,inclusive em cirurgias.

Porque precisamos da  Quiropraxia?

Como falamos anteriormente,a  Quiropraxia atua no tratamento e prevenção de lesões no sistema neuro-músculo-esquelético. Por conta disso, essa especificamente trata determinadas regiões do corpo,como vemos abaixo:

  • Dores no ciático
  • Dores na pelve
  • Dores no pescoço
  • Dores nos ombros
  • Dores nas costas
  • Dores no braço
  • Dores no quadril
  • Dores de cabeça e enxaqueca

Como funciona o atendimento da Quiropraxia?

Na questão do atendimento, existe coincidência com outros tratamentos, em que é o próprio cliente que vai ao encontro do profissional para falar sobre sua dor, após essa etapa,começa a sessão da análise para avaliar de onde vem a causa da dor, e com isso é possível tratar todos os sintomas e não só os locais.Confira abaixo,o passo a passo:

  1. De início,é feita uma investigação da dor pelo profissional,o mesmo faz uso de vários métodos aprendidos para analisar a articulação do paciente.
  2. Após essa etapa, em casos isolados, o profissional deve fazer a indicação de exercícios que ajudem o paciente a se reabilitar.
  3. Por fim,o profissional precisa passar várias informações ao paciente, para que possa educá-lo e assim fazer com que de fato o tratamento por meio da Quiropraxia tenha sucesso.

Que cuidados são necessários ter com relação à Quiropraxia?

Como foi possível perceber, o tratamento pela Quiropraxia abrange áreas frágeis do corpo como exemplo a coluna, pescoço, costas e outras articulações,de modo geral. Por isso,é importante frisar que os profissionais dessa terapia devem ser devidamente treinados. Este profissional precisa ser associado à ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia).

Nos EUA e Canadá esta profissão possui regulamento, no caso do Brasil isso ainda não ocorre, porém há  2 faculdades que tem reconhecimento do  MEC e oferecem essa formação.

Se você tem dores nas costas é importante observar as informações acima, assim seu tratamento seguirá o percurso correto.

Mesmo que esse tratamento não faça uso de medicações, é reconhecido por ser um método eficaz ao combate a dor nas costas. Porém,é preciso lembrar que nossas escolhas também refletem na saúde.

O momento certo para procurar um tratamento

De acordo com a quiropraxista Daniela Silvestrino, a prevenção de doenças é um dos motivos principais.

Se você não fizer a devida prevenção, é necessário ir ao encontro de um quiropraxista, caso sinta algum desses transtornos:

  • dores nas costas
  • dor de cabeça e enxaqueca
  • dor no pescoço
  • dor na coluna
  • dores nos ombros
  • dores nos braços
  • dores nos braços
  • dor na pelve
  • cotovelo de tenista
  • dores no quadril

Conheça mais sobre o Quiropraxista

O quiro praxista é um profissional que atua na  área da saúde tendo  formação de nível superior com duração de 9 semestres, totalizando 4000 horas de curso, e cerca de 1000 horas de estágio.

No Brasil, existem em torno de  700 profissionais formados, mas aqui ainda não há regulamentação da profissão.

Entenda as diferenças entre  Osteopatia e Quiropraxia

 A Quiropraxia já se sabe que é um  ciência médica que possui como meta fazer o diagnóstico, prevenção e tratamento dos transtornos  do sistema neuro-músculo-esquelético – ou seja, dores que têm sua origem no  sistema músculo-esquelético (incluindo  a coluna vertebral).

No caso da  Osteopatia, essa possui como foco o paciente de modo integral, deve averiguar a origem das dores – que algumas vezes podem não vir  do sistema músculo-esquelético, em caso de  vísceras, artérias, ligamentos, fáscia por exemplo – depois dessa averiguação, é possível indicar o tratamento adequado ao paciente.

Tanto a  Quiropraxia, como a  Osteopatia, ambos os tratamentos são realizados com técnicas manuais, em que não se faz o uso de  medicamentos, ou mesmo cirurgias ou tratamentos que podem ser prejudiciais ao corpo humano.

quiropraxista

O que pode aliviar mais  a dor: Quiropraxia ou Osteopatia?

Encontrar uma resposta não é tarefa fácil.No caso do tratamento da  Quiropraxia, pode ser mais detalhado nas dores relacionadas  ao sistema nervoso, recomenda-se para aqueles que ainda não conhecem nenhum profissional, procurar de início um Osteopata.

Com isso se faz uma análise do paciente,para ver de fato do que ele precisa, o Osteopata deve informar se é preciso um  Quiropraxia ou não.

Compreendendo as  diferenças entre a quiroprática, a fisioterapia e a osteopatia?

Para quem não conhece as profissões,pode parecer confuso. Por isso,abaixo daremos uma breve explicação sobre o que é osteopatia, quiroprática e fisioterapia.

Osteopatia

Trata-se de um tipo de medicina alternativa que torna enfatizado as massagens e outras manipulações dos tecidos musculares e ossos.

Quiroprática

Conhecida como uma forma de medicina alternativa que faz diagnóstico e trata problemas mecânicos relacionados ao sistema musculoesquelético, de modo  particular a coluna.

Fisioterapia

É uma medicina física que atua com reabilitação, fazendo uso da força mecânica e movimentos, ajuda na promoção da mobilidade reduzindo as dificuldades, a função e a qualidade de vida por meio  do exame, prognóstico e intervenção física.

Concluindo…

Podemos fazer uso da Quiropraxia para melhorar a nossa dor nas costas,porém é importante lembrar que a dor pode vir de um conjunto de fatores.

Por isso, para que um tratamento tenha sucesso,verificar se um profissional é reconhecido é fundamental.Se tem dúvidas sobre a necessidade desse profissional,deve pedir orientações ao Osteopata.Se esse artigo foi bom para você,deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Fonte:

1, 2, 3

Imagens:  vix.com   quiroser.com.br



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos