Rachaduras nas Mãos e Dedos Descascando

Sofrer de pele seca já é por si só ruim. Mas algumas vezes a pele seca fica tão ruim que se converte em pele das mãos e dedos rachadas e descascando. As mãos são vítimas comuns deste sofrimento, suportando todos os dias o maltrato a que as submetemos ao lavá-las uma e outra vez, ao contato com produtos químicos e limpadores irritantes e a exposição às duras condições do clima.

Se você é um carteiro, trabalhador de uma entalhadora, trabalha em restaurante, ou novo pai de família que tem que trocar fraldas inúmeras vezes ao dia, suas mãos estão recebendo uma grande quantidade de maltrato.

Para entender porque suas mãos recebem semelhante tratamento, vejamos o que é a pele.

Pele das Mãos e Dedos

Considere sua pele como se fosse uma camada contínua de óleo e água. A camada superior da pele chamada de epiderme, está constituída de 6 a 12 capas de células. Essas capas contém lipídios, ou seja gordura, que atuam como uma barreira para conservar a umidade da pele. Devido ao ar que nos rodeia ser mais seco que o corpo, essa barreira impede que percamos água de dentro para fora.

Infelizmente, os constantes procedimentos de molhar e secar a pele que acontecem no decorrer de um dia podem alterar o equilíbrio de óleos protetores que ajudam a fixar a umidade. Também podem fazer com que a pele seque totalmente. Quando se combinam a perda de umidade e a perda da barreira natural para proteção da pele, o resultado é uma pele seca que rapidamente pode rachar e causar dor.

O inverno é a estação do ano que onde é mais provável que você sofra de mãos secas e rachadas. Isto se deve a ação de uma combinação de fatores. A calefação interior das casas reduz a umidade do ar, e torna mais provável a perda de água da pele.

 O Poder da  Vaselina

É espessa, pesada e não muito agradável de sentir, mas é o produto mais eficiente (e provavelmente o mais barato) no mercado para tratar a pele seca e rachada.

Até recentemente, a maioria dos médicos acreditavam que as propriedades de curar da vaselina eram resultantes somente de seu poder de obstrução. Em outras palavras, conserva hermeticamente a umidade da pele, e evita que se evapore. Pensavam que a vaselina, diferente de outros produtos umedecedores, somente se instalava na camada superior da pele.

No entanto, um estudo publicado em 1992 revelou que a vaselina faz algo mais que somente cobrir a pele. No estudo, os investigadores aplicaram acetona para tirar os lipídios da pele de voluntários humanos e de uma espécie de ratazanas sem pelo, e consequentemente causaram o ressecamento de pele. Em seguida aplicaram vaselina. A vaselina penetrou nas camadas superiores da pele e substitui os lipídios, ou gorduras, que faltavam. As gorduras destas camadas superiores da pele normalmente atuam como uma barreira para evitar que se evapore a umidade da pele. A vaselina era mais eficaz para proteger a pele quando era aplicada pouco tempo depois de ocorrido o dano.

 Procure um médico…

Se a pele rachada persistir, talvez não seja pele rachada. Estes sinais indicam que suas mãos estão mais que rachadas:

  • Pele que coça muito
  • Pele inchada ou inflamada
  • Bolhas úmidas e com pus
  • Escamas prateadas (um sinal de psoríase)

A dermatite por contato com irritantes, rachaduras que resultam do excesso de exposição a substâncias químicas, detergentes e outros irritantes, podem ser os responsáveis pela condição de rachaduras da pele. Alergia à substâncias que vão desde ervas venenosas até o níquel das bijuterias também causam irritação. Além do mais, coçar demais pode levar a uma infecção bacteriana que necessita de antibióticos receitados para sarar. Se você suspeita que suas mãos estão com algo mais e não só rachadas, vá a seu médico.

Ao mesmo tempo, o ar frio e seco, e os ventos externos roubam da sua pele a tão apreciada umidade.

E quanto mais envelhecemos, há mais probabilidades de que a pele resseque, Infelizmente, a pele seca ou rachada é algo mais que somente incômoda. Na realidade, pode fazer com que sua pele seja mais suscetível a outro tipo de dano, como infecções bacterianas, ou seja mais propensa a sofrer os efeitos das substâncias irritantes como detergentes.

Dicas para Mãos e Dedos Secos e Rachados

Aqui está o que os especialistas recomendam para proteger e restaurar as mãos secas e rachadas.

Use luvas quando sair

Provavelmente sua mãe lhe dizia o mesmo no inverno, cada vez que você chegava perto da porta. Na realidade, ela outra vez tinha razão. Mantenha suas mãos cobertas para protegê-las do tempo frio, com vento e seco.

Cubra as mãos quando trabalhar

Use luvas de vinil, à medida que seja prático, quando estiver lavando os pratos, esfregando o banheiro, ou em qualquer outra tarefa que exponha suas mãos a compostos químicos ou limpadores. As luvas de vinil são melhores que as de borracha porque não causam reações alérgicas, ele diz. O forro de algodão é uma vantagem adicional porque ajuda a absorver o suor, que pode irritar mais a pele rachada. O uso de luvas de algodão quando faz tarefas “secas” como limpar o pó, pode reduzir a fricção e evitar qualquer problema em potencial.

Proteja-se do sol

Os raios ultravioletas do sol danificam a pele e somente pioram a secura e as rachaduras. Certifique-se de usar um filtro solar com um fator de proteção solar de pelo menos 15, em toda a pele exposta quando sair ao ar livre à luz do dia.

Coloque vaselina

Segundo os especialistas, a vaselina é a mais eficaz para tratar da pele rachada. Uma das maneiras de obter resultados sem sujar tudo com vaselina é a seguinte: Aplique de noite, antes de dormir, e cubra suas mãos com um par de luvas de algodão. Também pode pensar em fazer o mesmo antes de sentar-se para ler o jornal ou ver televisão, depois de usar vaselina por uma semana a pele vai ficar suave.

Use hidratantes

Se não gosta da sensação gordurosa da vaselina, use um produto que goste. Entre os produtos recomendados pelos dermatologistas estão: Eucerin, Nivea, Lubriderm, Moisturel, e Aquaflor. Lembre que para proteger a pele, um creme é mais eficaz que uma loção, porque é mais espesso e mais pesado. No entanto, não importa qual seja o produto que escolha, certifique-se de aplicar várias vezes ao dia, especialmente depois de tomar banho ou lavar as mãos.

Não se preocupe com a lanolina

Quanto à lanolina, ingrediente que algumas pessoas dizem que é altamente alérgico: está de acordo que cause tantas reações alérgicas como alguns afirmam sugere-se as leituras de falso-positivo das provas de alergia (um tipo de prova, em que um pedacinho de pele é usado para determinar se uma substância causa uma reação alérgica) dos argumentos de que é altamente alérgica. “É tão sensível quanto a água”, acrescenta.

 

Cuide bem de Suas Mãos

Deixe os ingredientes “mágicos” na prateleira da loja. Em outras palavras, você não precisa de algo que contenha vitamina A, E, ou C, ou óleo de visão.

Dê um descanso para sua carteira e para suas mãos. Quanto mais caro for, é menos provável que seja útil.

Evite os perfumes. Mesmo que os perfumes sejam responsáveis por poucas reações alérgicas, podem vir a causar rachaduras alérgicas em algumas pessoas suscetíveis.

Use um sabão suave. O sabão Ivory tem a imagem de ser puro, mas não é suave para a pele. Escolha um sabão com muita gordura ou inclusive um sabão líquido. Alguns indicados são: Dove, Basis, Eucerin, Aquanil, S.C. Lotion, ou Moisturil. O sabão Cetaphil é considerado pelos dermatologistas como um dos produtos mais suaves que podem ser comprados e recomendados para a pele com problemas. Evite os sabões desodorantes, com exceção de Lever 2000.

Não use água quente. Quanto mais alta for a temperatura da água, mais retirará o óleo—quer seja a gordura dos pratos ou os valiosos óleos de sua pele. Use somente água morna para tomar banho e lavar as mãos.

Umidifique sua casa. Esta medida não é tão eficiente como as outras recomendações para se proteger do ressecamento da pele, mas umedecer o ar de sua casa pode ajudar.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos