Ressaca – Como Curar? O que é Bom e Remédios

Ah, a manhã seguinte. Não há nada no mundo como isso, exceto, talvez, ser atropelado por um caminhão e viver para contar a história. Mesmo que é o mais reverenciado dos mal-estares que a gente se causa a si mesmo, as ressacas ainda não são bem entendidas. Muitos médicos acreditam que a resseca é o resultado de dois fenômenos—uma inchação leve do cérebro e uma desidratação.

O mecanismo que causa a inchação do cérebro não está claro, mas pode ser um efeito seletivo do álcool. A desidratação ocorre porque o álcool atua como diurético, o que faz com que você urine mais frequentemente.

Sintomas

Dor de cabeça, fraqueza, enjoo.

 

Como Curar a Resseca

ressaca como curar, remédio, o que é bom, sintomas, como acabar

 

Qualquer que sejam as razões exatas o por que você se sinta tão mal, é o resultado do que você fez. Os conselhos que se seguem são a receita do médico para conseguir algum alívio.

publicidade

Reponha seus líquidos

Já que muito do mal-estar de uma ressaca é consequência da desidratação pela qual seu organismo está passando, beber muitos líquidos pode fazer com que se sinta melhor. Procure se reidratar um pouco que seja e que não irrite seu estômago. O álcool tende a sensibilizar e irritar as membranas mucosas do estômago e do intestino delgado. Os líquidos ácidos, como o suco de laranja, podem piorar mais o seu estômago. Um pouco do que se sabe que certamente funciona é a água e os refrigerantes de soda ligeiramente carbonatos.

Trate o mais rápido que puder

As ressacas são mal-estares nos quais o tratamento pode ser mais efetivo se precede os sintomas. Além do mais, como em qualquer síndrome de dor, o melhor é tratá-lo o mais cedo possível. Recomenda-se tomar muitos líquidos antes de deitar-se, e se você suspeita que vai a acordar com dor de cabeça, tome uma dose de acetaminofen.

Limite-se a líquidos claros

Até que sinta que realmente se recuperou, talvez o melhor é evitar comer, especialmente comidas picantes ou com muito condimento. Recomendamos limitar-se a líquidos até que sinta que pode tolerar um pouco comidas sólidas.

publicidade

Analgésicos sem aspirina

Os analgésicos sem aspirina são provavelmente a melhor cura para uma dor de cabeça induzida por ressaca. mesmo que a aspirina provavelmente também funciona para a dor, pode agravar um estômago já irritado.

Evite o prego que tira outro prego

Algumas pessoas juram que um trago pela manhã do mesmo que você bebeu a noite anterior vai curar a ressaca. No entanto, os médicos não estão de acordo com essa filosofia do “prego que tira outro prego”. Isso o vai a desidratar ainda mais. Não o faça. Beber no dia seguinte somente vai criar de novo o problema.

O sentido comum diz que não há lógica com este tipo de remédio. Além do mais, se você deu uma martelada no seu dedo, você vai voltar a dar outra martelada para que deixe de doer?

 

ressaca

 

Trate como uma doença

Cancele os compromissos do dia. Chame seu trabalho e diga que está doente. Feche as persianas. Tire o telefone do gancho. Fique na cama por uma hora adicional—ou mais. Basicamente, se você faz tudo o que possa para pagar a seu organismo por todo o dano que você fez com ele ontem a noite, então seu organismo vai lhe devolver o favor colocando-se outra vez em forma rápido.

 

O que é bom para comer?

Algumas pessoas acreditam que se necessita repor o potássio que possa perder ao urinar tão frequentemente como sucede quando se toma álcool. Se seu estômago resiste, comer duas bananas pode ajudar a que se sinta melhor mais rapidamente.

Se pode manter um pouco no estômago, coma comidas de doente, como torradas, sopa, ou chá. Trate de comer aos poucos, ao invés de sentar-se para uma refeição completa. Deixe que seu estômago seja seu guia enquanto você está no processo de recuperação.

Como evitar a Resseca

Seguindo uns poucos delineamentos básicos, você poderá, para começar, evitar ter uma ressaca.

Mesmo que o conselho mais óbvio é abstenção absoluta do álcool, você também pode evitar uma ressaca ao reduzir o ritmo de sua celebração. Trate de atrasar a absorção de álcool em seu sistema. Não beba com o estômago vazio. Você estará se protegendo sempre que tenha algo no estômago para competir com a absorção do álcool. Sugere-se comer um pouco duas horas antes de beber ou comer aperitivos enquanto bebe. Outra regra empírica boa, é não beber mais de um trago alcoólico (um copo de 180 ml de vinho, uma cerveja de 360 ml, ou 30 ml de um licor forte).

Você também pode tratar de evitar o vinho tinto para evitar a dor de cabeça do dia seguinte. Todas as bebidas alcoólicas, mas especialmente o vinho tinto, contêm quantidades grandes de um aminoácido chamado tiramina. A tiramina tem sido associada com dores de cabeça (aos pacientes de enxaqueca se lhes diz frequentemente que evitem o álcool). Se tem a impressão que o vinho tinto o incômoda, trate de trocá-lo por outro tipo de bebida.

Beber líquidos antes de deitar-se também pode ser benéfico para evitar a desidratação que contribui ao desenvolvimento da ressaca. Alguns dos proponentes desta teoria sugerem que se deve beber um copo de água para cada trago alcoólico que tenha tomado. O pior tipo de ressaca é aquela em que você bebe e dirige um carro. Este tipo de ressaca pode levar você, uma terceira parte inocente, e/ou as pessoas que você ama ao hospital ou ao cemitério. A melhor receita para evitar este tipo de ressaca da manhã seguinte é simples: Não beba e dirija.

publicidade

 

Leia Também: