Retenção de Líquido – O Que É e Como Acabar?

Quase todo mundo tem experimentado alguma forma de retenção de líquido em algum momento—ainda que seja um inchaço numa perna batida ou uma torção no tornozelo, ou um inchaço depois de uma refeição muito salgada, ou no período anterior ao período menstrual. Qualquer pessoa que tenha que ficar de pé ou sentado por horas e horas sabe que a inatividade pode causar um inchaço nas pernas e pés. Paradoxalmente, um esforço excessivo também pode resultar em inchaço.

Os seguintes conselhos servem para reduzir inchaços leves e para não permitir desde o principio que se acumulem líquidos. No entanto, se você suspeita de que o inchaço é o resultado de um deslocamento ou fratura, ou se o inchaço persiste por mais de vários dias, ou se é mais pronunciado em uma extremidade do que em outra, ou se se estende por todo o corpo, vá a seu médico.

 

Como Acabar com Retenção de Líquido

Coloque gelo

Aplicar uma bolsa de gelo pode ajudar a reduzir um inchaço causado por alguma torção ou deslocamento. Alguns cubos de gelo colocados em um saquinho plástico com fecho hermético são uma compressa de gelo eficiente. Você também pode usar um saco de ervilhas ou milho em grão, congelados. As compressas especiais que se podem aquecer e congelar também podem ser eficazes. Para artrite reumatoide, pode ajudar alterar tratamentos quentes e frios numa articulação inchada.

Mantenha-a seca

As compressas úmidas podem ser demasiado fortes para a pele. Portanto, use uma barreira seca entre a bolsa de gelo e você. Sugere-se um guardanapo, uma toalha de papel ou de pano, ou uma camiseta de algodão. Também parece que as compressas secas permitem que o gelo afete tecidos corporais mais profundos que as barreiras úmidas.

publicidade

 Coloque acima da linha de seu coração

Ao colocar para cima sua mão ou seu pé, você está permitindo que a força da gravidade ajude a drenar o líquido e a reduzir o inchaço. Elevar a extremidade para cima do nível do coração é mesmo mais benéfico. Quando a mão incha, sente-se e eleve-a, com o polegar mais ou menos ao mesmo nível de seu nariz. Eleve sua mão ou sua perna usando um par de almofadas ou o encosto de um sofá.

Não envolva com bandagens

Os envoltórios elásticos não formam uma pressão consistente. Pelo fato de não ser possível controlar a quantidade de pressão que aplicamos, muitas pessoas invariavelmente os fazem muito apertados, o que, paradoxalmente, pode causar mais inchaço por cima ou debaixo do envoltório.

Se você acredita que necessita do suporte de um curativo elástico, consulte seu médico, que poderá recomendar algum tipo que tenha uma pressão mais consistente. Se você sofre de artrite, pode ajudar a minimizar o inchaço com luvas elásticas, daquelas que podem ser adquiridas nos mercados. Também pode perguntar a seu médico sobre as luvas especiais usadas para este fim.

publicidade

 

Dicas para inchaço nas pernas e pés 

inchaço pernas e pé - retenção

 

Você costuma ter as pernas e pés inchados? Procure um médico e pratique as sugestões abaixo:

Sustente suas pernas

Para inchaços leves que resultam do fato de estar de pé por todo o dia, as meias de sustentação, vendidas sem receita, podem ajudar. Também há meias especiais que fazem mais pressão na parte inferior da perna para evitar que se acumulem os líquidos. Um médico pode receitar essas meias, que podem ser adquiridas de vários tamanhos e graus de compressão. As meias-calças receitadas pelos médicos podem ajudar as mulheres grávidas que sofrem de inchaços.

Ande e ande mais

Quando se trata de inchação nas pernas, é muito importante manter as pernas em movimento. Mesmo que você esteja no escritório ou num avião, levante-se periodicamente e estique as pernas. “Somente caminhar ao redor de seu escritório pode ajudar.

Melhor mesmo, é colocar um par de tênis e andar durante a hora do almoço ou durante as escalas no aeroporto. Além de ajudar os músculos a que bombeiem sangue e outros fluídos de volta para o coração, andar e outras atividades aeróbicas podem ajudar a fortalecer os músculos do coração e das pernas, fazendo com que fiquem mais eficientes. Se você acha que o exercício mesmo é que causa a inchação nas mãos, use um par de luvas elásticas enquanto faz os exercícios.

Flexione as pernas

Para as pessoas que estão limitadas em suas atividades, como por exemplo, devido a artrite, fazer flexões com as pernas está em segundo lugar entre o melhor depois de andar. Enquanto esteja sentado, dobre para cima e para abaixo as articulações do joelho e do calcanhar. Também pode ajudar se fizer exercícios de reter e soltar os músculos das coxas e da barriga da perna.

Descanse. Já que os movimentos repetitivos são uma das causas da inchação nas mãos e nos pulsos, certifique-se de descansar para repousá-las. Para mais informação sobre lesões por movimentos repetitivos, leia:

Não cruze as pernas

Isto pode restringir o fluxo de sangue nas veias das coxas, o que por sua vez pode agravar a inchação da parte inferior das pernas.

Faça uma massagem na parte inchada

Uma massagem suave vai ajudar a aumentar a circulação no lugar dolorido da lesão. Para danos nas mãos, dobre suavemente as articulações para evitar rigidez.

Não comprima a inchação

Algumas pessoas acreditam que devem comprimir com os dedos para deter a inchação. Mas não se dão conta que na realidade podem causar mais dano na área, porque suas ações podem romper os ligamentos e os tendões, e criar um problema ainda maior do que tinham inicialmente.

Evite roupas apertadas

Evite roupas apertadas, como modeladores, meias elásticas e faixas porque podem colocar demasiada pressão na parte superior dos coxas e das cadeira. Esta pressão pode restringir a drenagem de fluidos e causar edema (inchação) na parte inferior das pernas.

Ajuste suas joias

Os relógios de pulseira, os anéis, e os braceletes (para o pulso ou o calcanhar) que são usados bem apertados podem agravar, e em alguns casos inclusive causar a inchação.

Acabe com a Inchação

Os sapatos e as meias mal ajustados podem causar, além de agravar, a inchação. Os seguintes conselhos podem lhe ajudar a escolher sapatos e meias que se ajustem adequadamente.

 

Meça os pés enquanto esteja de pé

Isto vai lhe dar as medidas mais precisas de largura e comprimento do seu pé e assim não vai comprar o tamanho errado.

Escolha sapatos de cordões

Os estilos sem cordões são frequentemente bem justos, o que não é aconselhável para pés inchados. Com sapatos de cordões, você sempre pode soltar um pouco os cordões para dar mais espaço a seus pés.

publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply