Sensibilidade nos Dentes – Causas e O que fazer para Aliviar

Você toma um gole de chá gelado, morde uma bala de caramelo, ou toma uma colherada de sopa quente e a sensação latejante e elétrica em um ou mais de seus dentes faz com que saia ventando de seu lugar. Você tem “dentes sensíveis”, um nome bastante delicado para descrever o que pode ser uma situação altamente desagradável. Confira dicas para quem tem Sensibilidade nos Dentes.

Causas da Sensibilidade nos Dentes

O que está acontecendo? Por que seus dentes reagem ao quente, ao frio, ao doce, ao ácido, e algumas vezes até à pressão? Bom, podem ser muitas coisas. O que é difícil com os dentes sensíveis é que há uma grande variedade de problemas que podem fazer com que os dentes se tornem sensíveis. Pode ser algo tão simples como um dente “machucado” por morder algo muito forte, ou tão complicado como polpa dental necrosada, ou seja, morta, que necessita ser submetido a tratamento de canal.

Um ou mais dentes podem se tornar sensíveis à pressão, mesmo ao mastigar suave, quando uma pessoa se “machuca” ou se traumatiza por morder algo muito duro, ou quando esteve no consultório do dentista. Frequentemente, os dentes ficam sensíveis depois de serem limpos ou obturados. Algumas vezes este tipo de sensibilidade pode durar semanas e mesmo meses até que desapareça.

Em outros casos, a pessoa pode ter sensibilidade nos dentes quando range normalmente os dentes ou quando aperta com força a mandíbula. Este tipo de sensibilidade à pressão não é algo que deve preocupar se ocorrer uma ou duas vezes e se desaparecer em um ou dois dias. O dente ou os dentes somente necessitam de tempo para recuperarem-se do trauma. É quando a sensibilidade à pressão é persistente e você suspeitar que há algo como um dente quebrado, ou cariado, vá procurar seu dentista.

publicidade

A sensibilidade à temperatura geralmente significa que os dentes estão afetados de alguma forma. Algumas vezes, isto significa que um ou mais dentes estão mordendo muito rapidamente ou muito forte e a “mordida” tem que ser reajustada por um dentista. Os dentes podem ser duros, mas se movimentam. O osso se reabsorve, ou algumas vezes, certos hábitos como chupar os dedos podem mover os dentes e mudar a forma que se ajustam entre si.

Tratamentos da Sensibilidade nos Dentes

causas-do-ranger-os-dentes-sensiveis

 

Se um ou mais dentes estão sensíveis, primeiro vá ao seu dentista para determinar a causa. Em seguida, se a causa da sua sensibilidade é somente desgaste do esmalte ou uma reentrância normal da gengiva, tente estas estratégias para obter alívio:

Use pasta dessensibilizante

Infelizmente, a sensibilidade geral dos dentes devido ao desgaste do esmalte ou a reentrância das gengivas não pode ser tratada com obturações. Um dos melhores remédios para a sensibilidade geral, são as pastas dessensibilizantes vendidas sem receita. Essas pastas contêm um ingrediente especial que preenche os túbulos da dentina e reduz a sensibilidade. Além de escovar os dentes com pasta dessensibilizante, sugere que se coloque um pouco da pasta no dedo ou em um cotonete e a passe nos dentes sensíveis antes de se deitar. Cuspa fora, mas não enxague. Você vai ter um alívio considerável em duas ou três semanas.

publicidade

Tente um enxague de fluoreto. Os enxagues de fluoreto, que podem ser obtidos sem receita na farmácia local ou,. nos supermercados, podem ajudar a reduzir a sensibilidade, especialmente nas pessoas com problemas de cáries. Use uma vez ao dia. Faça bochechos e depois cuspa fora.

Algumas vezes, as pessoas com dentes sensíveis necessitam de um enxague ou gel de fluoreto mais forte que os que se obtêm sem receita, que trata de muitos pacientes com dentes sensíveis. Se você faz algum tratamento periodontal ou com as raízes para eliminar a placa dental, seu dentista pode colocar um fluoreto para ajudar a reduzir a sensibilidade.

Mantenha os dentes limpos

É particularmente importante que não apareçam as placas dentais, uma substância branca pegajosa que se forma nos dentes, nas áreas sensíveis. A medida que a placa se metaboliza, produz ácido, o que irrita os dentes. Pode acontecer que os dentes sensíveis reajam mais quando são estimulados. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, preferivelmente após as refeições, e use fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Use um escova de dentes suave

Frequentemente, a pessoa provoca sensibilidade nos dentes por escová-los de forma incorreta com escovas de dentes de cerdas duras. Antes de saber mais sobre lavar os dentes, escovava-os de maneira muito forte e com uma escova de dentes inadequada e causei um desgaste do esmalte na parte direita da boca.

Quando a linha das gengivas retrocede (frequentemente como uma parte natural do processo de envelhecimento) a dentina exposta se torna mais vulnerável ao desgaste causado pela escova de dentes. O esmalte é muito duro, mas a dentina não o é, e está mais sujeita ao desgaste causado pela escovação. Use um escova com as cerdas mais suaves que possa encontrar, e aplique somente um pouco de pressão quando escovar os dentes. Evite usar uma ação de “esfregação” quando limpar os dentes.

Diga adeus ao chiclete de tabaco

O chiclete de tabaco tem se convertido em um hábito popular, especialmente entre muitos adolescentes. Eles erroneamente acreditam que isso é menos prejudicial que fumar cigarros. No entanto, além de causar canceres na boca, mascar tabaco provoca retrocesso nas gengivas, o que é uma causa importante da sensibilidade e de cáries. Os hábitos como chupar caramelos duros, mesmo sendo menos perigosos que mascar tabaco, também podem causar desgaste do esmalte e sensibilidade nos dentes.

 

Procure um Dentista

Mesmo que frequentemente você mesmo pode tratar a sensibilidade generalizada dos dentes, vá ao seu dentista se:

  • Seus dentes constantemente são sensíveis à pressão.
  • Um dente sozinho é constantemente sensível. Isto frequentemente indica que a polpa do dente está morta. Você precisa ir a um dentista o mais rápido possível.
  • A sensibilidade não diminui após duas semanas de uso da pasta dental dessensibilizante.
  • Você tem dor que dura muito. Qualquer dor que dura por mais de uma hora é uma indicação de que você deve ir a um dentista.
  • As gengivas próximas ao dente sensível mudam de cor.
  • Você não tem nenhuma cárie visível.

A causa mais comum de sensibilidade à temperatura e aos alimentos doces ou ácidos, é quase absolutamente, a dentina exposta. A dentina exposta pode ser o resultado de cáries, desgaste por alimentos ou pela escova de dentes, ou por reentrância das gengivas. A dentina é o material que está debaixo do esmalte e é desse material que são feitas as raízes. A dentina tem fibras nervosas microscópicas que quando expostas, causam a sensibilidade.

publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply