Sincope vasovagal (Lipotimia) – Causas, Significado e Tratamentos

A sincope ou lipotimia perda brusca de consciência. O qual chamamos de desmaio. Ou seja, é a perda repentina e completa dos sentidos, com batimentos cardíacos muito fracos e irregulares ou abolição dos mesmos e cessação da respiração ou acentuadíssima redução da mesma.

Causas da Sincope (lipotimia)

Há dezenas de causas capazes de provocar perda dos sentidos, geralmente passageira, em que se conservam a respiração e a circulação. É uma forma leve de síncope.

É preciso guiar-se pela cor da face e pelo estado geral do pulso e da respiração, para orientar-se quanto a provável causa e tratamento de urgência a seguir, em todo caso de perda dos sentidos. Fatores como rosto pálido, pulso fraco ou ausente. Respiração deprimida ou imperceptível: É provável uma síncope (lipotimia).

Tanto nos casos de lipotimia ou desmaio como nos de síncope, não chega suficiente sangue aos centros nervosos (cérebro, bulbo, etc.) . Isto pode produzir-se por vários mecanismos: Causa reflexa: uma emoção intensa, ver um ferimento ou sofrê-lo, cansaço, etc. Todos estes fatores podem provocar uma lipotimia e rara vez uma síncope. Outras vezes a falha se localiza no coração ou nos vasos (por via reflexa).

Síncope vasovagal

Tipo de desmaio relacionado à ativação inapropriada do nervo vago, que faz parte do sistema nervoso parassimpático. Ocorre em jovens.

Sintomas

Sincope vasovagal (Lipotimia)

De maneira geral bastante repentina o paciente cai inconsciente, com o rosto pálido, cadavérico. A respiração é espaçada, superficial e amiúde cessa. A pupila está dilatada e insensível à luz. O pulso pode estar lento e outras vezes muito rápido, em geral muito fraco.

Às vezes não se percebe o pulso da pessoa que sofreu sincope (lipotimia), com ruídos do coração lentos e fracos. Às vezes os sintomas são quase idênticos aos da morte repentina. É difícil, às vezes, distinguir a síncope da morte.

Lembrar que ao cair quem teve lipotimia ou síncope, podem produzir-se lesões (fraturas, ferimentos, contusões, etc.). Deve diferençar se a síncope também das diversas espécies de coma, nas quais estão mais bem-conservados o pulso e a respiração, ainda que se tenham abolidos os sentidos, a sensibilidade e os movimentos

Sintomas da Sincope (lipotimia)

Em caso de sincope (lipotimia), o paciente começa por sentir debilidade, sensação de falta de ar, tonturas, zumbidos de ouvidos e náuseas. Em seguida, sensação de escurecimento da vista e da mente. Ao observá-lo se vê acentuada palidez de rosto, e a testa coberta de suor frio.

Por último perde o controle dos músculos e cai, com perda parcial ou completa dos sentidos. Nas formas mais leves o pulso é lento ou imperceptível. Em outras formas mais leves o pulso é rápido e fraco. A respiração costuma tornar-se mais lenta e dá a sensação às vezes de haver cessado. O olhar é vago e vazio.

O que fazer

Não deve perder-se tempo. Em caso de sincope (lipotimia), chame um médico!

Algumas medidas podem ser tomadas enquanto ele não chega:

1) Manter deitado o paciente, com a cabeça mais baixa que o resto do corpo. Às vezes ajuda também manter erguidos os membros inferiores.

2) Afrouxar o colarinho, gravata, cinta, faixa, ligas ou outra peça do vestuário que comprima o tórax ou outra parte do corpo. Se há alguém que possa fazê-lo, abaná-lo ou pô-lo em frente a um ventilador.

Em caso de sincope vasovagal (Lipotimia), chame um médico.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos