O que é Doença Congênita? Conheça a Síndrome de Klinefelter

As deformações congênitas do esqueleto podem atingir os ossos do crânio, a coluna vertebral, os membros superiores, a cintura escapular (regido do ombro, onde o úmero se articula com a clavícula e a omoplata), os membros inferiores e a cintura pélvica (regido da articulação do fêmur).

Entre as malformações que afetam os ossos do crânio, uma das mais freqüentes é o fechamento precoce das fontanelas (espaços membranosos existentes entre os ossos contíguos do crânio, que apresentam os fetos e os recém-nascidos, popularmente conhecidos por moleiras), o que acarreta deformidade na forma do crânio: braquicefalia (diâmetro látero-lateral aumentado), dolicocefalia (diâmetro ântero-posterior aumentado), turricefalia (crânio em forma de torre) e outras. As deformidades congênitas da coluna vertebral são constituídas principalmente por anomalias numéricas das vértebras (ou seja, seu número é maior ou menor do que o normal).

Saiba mais sobre o Pé Torto Congênito

Síndrome de Klinefelter

Síndrome de Klinefelter

Outra alteração é a chamada sinostose: soldadura de duas ou mais vértebras, devido à ossificação das cartilagens intervertebrais. Se essa junção anormal se manifestar nas vértebras do pescoço (cervicais), a alteração recebe então o nome de Síndrome de Klinefelter.

Essa deformidade caracteriza-se pelo pescoço curto e pela dificuldade que o paciente apresenta em movimentá-lo. Às vezes as malformações podem atingir a própria estrutura das vértebras.

É o caso da espinha bífida ou falta de soldadura do arco posterior das vértebras. Em outros casos, verifica-se a meningocele – saída e exposição das meninges contidas nas vértebras. Ainda quanto às anomalias estruturais, pode ocorrer o deslizamento de uma vértebra sobre a outra.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos