Síndrome do Túnel do Carpo – Formigamento nas Mãos

Se seu trabalho diário consiste em passar oito horas teclando no computador, operando uma caixa registradora, trabalhando com um martelo pneumático, ou fazendo qualquer outro movimento repetitivo com as mãos, você corre o risco de ser afetado por uma condição dolorosa chamada Síndrome do túnel do carpo (STC).

Formigamento nas Mãos

O Síndrome do túnel do carpo é uma coleção de sintomas que pode incluir uma sensação de formigamento, dormência, ardor, e dor que vai desde o pulso até os dedos. A causa mais comum do STC, na maioria dos casos, é o movimento repetitivo com as mãos.

Por esta razão o STC  é considerado como um “transtorno traumático acumulativo”. No entanto, outras condições médicas como artrite reumática, hipotireoidismo (níveis baixos do hormônio da tiroide), gravidez e excesso de peso, podem causar sintomas do Síndrome do túnel do carpo .

Atenção: Formigamento nas mãos pode ser um sintoma de algo mais grave. Procure um médico especialista antes de tomar qualquer ação.

publicidade

Túnel do Carpo

O túnel cárpico é uma passagem estreita que se estende pelo pulso. Ela é somente do tamanho de um selo, mas está repleta de nervos, vasos sanguíneos, e nove tendões diferentes, empacotados como espaguete, que controlam os movimentos dos dedos. Movimentos repetitivos ou condições clínicas podem causar com que os tendões se inchem, diminuindo assim o fluxo de sangue e comprimindo o nervo mediano, que abastece o polegar, e indicador ao dedo do coração. Esta compressão causa a dormência, dor, formigamento, e ardor que chamamos síndroma do túnel do carpo. Se fica sem tratar, pode resultar na inutilização muscular e prejuízo permanente aos nervos.

Para a maioria das pessoas, a chave para vencer a síndrome é a prevenção—fazer mudanças antes de que o Síndrome do túnel do carpo se converta num problema. Se você já está sentindo o formigamento, dormência, e dor associado com essa neuropatia, poderá evitar mais problemas e promover sua cura ao fazer algumas mudanças simples no seu estilo de vida.

Tratamento para Síndrome do túnel do carpo

A primeira coisa a se fazer é procurar um médico especialista (ortopedista). O formigamento em suas mãos podem ser causados por diversos motivos.

publicidade

Os conselhos que se seguem podem ajudar a conservar saudáveis suas mãos e pulsos, e a reduzir os sintomas do SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO . No entanto, se seus sintomas são sérios ou se não melhoram depois de duas semanas tentando sozinho, vá a seu médico.

Mantenha-se em forma

Estará menos propenso a sofrer algum problema se seu sistema circulatório e de reparação funcionarem bem. Sugere-se seguir práticas de boa nutrição, dormir bem, fazer exercício frequentemente, e evitar fumar (fumar diminui a circulação de todas as áreas do corpo).

Descanse um pouco

A fadiga nas articulações ou nos músculos é um sinal de advertência para mudar seus hábitos de trabalho. O corpo está tentando avisar algo. Agora é assunto seu escutar e descansar. Levante e mude sua atividade. Um descanso de 1 a 2 minutos cada 20 a 30 minutos é uma boa ideia. Depois, tenha um descanso maior a cada hora.

Não se machuque ao dormir

Para algumas pessoas, os sintomas do SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO  incomodam mais durante a noite. Muitos médicos acreditam que isto se deve ao líquido do corpo se redistribuir quando está deitado, porque mais líquido se acumula no pulso. Além do mais, muitas pessoas sem querer causam a si mesmas compressão do pulso e do nervo, quando dormem, por exemplo, com uma mão debaixo da cabeça. Sugere-se que mude sua posição de dormir para evitar que dobre ou comprima o pulso.

Diminua de peso

O excesso de peso pode comprimir os nervos do pulso. Aconselha-se que mantenha seu peso em mais ou menos 2-5 quilos de seu peso ideal, procurando ter uma dieta de baixo teor de gorduras e fazendo muito exercício.

Troque de tarefas

Faça uma rotação de tarefas que usem diferentes másculos e que evite fazer a mesma tarefa por mais de várias horas cada vez.

O seguinte exemplo: Se seu trabalho é fazer um nó numa corda, e o trabalhador na sequência corta a corda, veja se pode modificar seu trabalho de forma que troquem de tarefas frequentemente ou combinem as tarefas e assim não estará fazendo a mesma coisa todas as vezes. Se seu trabalho não permite que se faça nenhuma rotação, fale com o seu supervisor ou sindicato respectivo, a respeito de uma mudança. A rotação reduz a tensão no trabalho e minimiza as perdas de produção.

 Mantenha-se Flexível

Muitas vezes, os problemas iniciais com o pulso são na realidade problemas com os tendões que ainda não afetaram o nervo. Os exercícios podem ajudar nestes sintomas. Hoje em dia em muitos lugares de trabalho, o problema é, que os trabalhadores não se movimentam muito em seu lugar. Você está sentado na frente do computador por horas na mesma posição. Isto tem que causar problemas.

O exercício pode ajudar a estimular o fluxo de sangue e a fortalecer os músculos e os tendões. Sugere-se fazer os seguintes exercícios duas vezes ao dia ou quando você necessitar de um descanso. No entanto, deixe de fazer algum exercício se seus sintomas piorarem.

Exercícios para Síndrome do carpo 

Círculos com os Pulsos: Com as palmas das mãos para baixo, faça círculos (rotações) em ambos os pulsos cinco vezes em cada direção.

Estire o Polegar: Estique a mão direita, e agarre seu polegar direito com a mão esquerda. Puxe o polegar para frente e para trás até que sinta um estiramento suave. Segure-o por cinco a dez segundos, e solte-o. Repita de três a quatro vezes com cada polegar.

Estiramento dos Cinco Dedos: Estenda bem distanciados os dedos de ambas as mãos e segure de cinco a dez segundos. Repita de três a cinco vezes.

Aperte os Dedos e o Polegar: Aperte com força com uma mão uma bolinha de borracha, de cinco a dez vezes. Depois, estire os dedos. Repita com a outra mão. Além do mais, sugere-se fortalecer os tendões do pulso fazendo os seguintes exercícios que utilizam pesos pequenos de mão. Novamente, se algum exercício lhe piora os sintomas, deixe de fazê-lo.

publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply