Doença de Pele em Crianças: Miliária, Sudâmina, Intertrigo e Eritema

doenças-de-pelo-crianças

Muito frequente é observar na criança enferma, sintomas na pele. As febres eruptivas acham-se caracterizadas, como seu nome indica, por uma erupção particular a cada uma delas. O estudo dessas erupções é apresentado na seção correspondente a cada uma das febres eruptivas.

As erupções podem também aparecer em outras enfermidades (tifo, sífilis, púrpura, etc.), em intoxicações, picada de inseto, etc. As crianças alérgicas e as que apresentam a chamada diátese exsudativa podem apresentar eczema, urticária, prurido e também outras lesões da pele.  Estudaremos aqui brevemente os Sintomas da Pele em Crianças.

SINTOMAS DA PELE EM CRIANÇAS

INTERTRIGO OU ERITEMA DO LACTENTE

HÁ acentuado avermelhamento das nádegas e às vezes de outras pregas da pele. Além de vermelha, está úmida, quente e dolorida.

CAUSAS

Há crianças predispostas às irritações da pele, tais como as crianças atacadas da chamada diátese exudativa ou também as que apresentam dermatite seborreica. Também contribuem para causá-lo a irritação da pele que provocam as fraldas que não são trocadas toda vez que estejam molhadas ou sujas.

Podem ser causa de irritação as fraldas que não tenham sido enxaguadas suficientemente e conservam sabão ou substâncias cloradas (Água Sanitária, Cândida, Quiboa, etc.).

Outras vezes a diarreia e a transpiração abundante são capazes de provocar o intertrigo nas diversas pregas da pele do lactente. Amiúde se produz infecção da pele já irritada ou formam-se nela algumas espécies de fungo. Prevenção.

Pode evitar-se o intertrigo do lactente, mediante as seguintes precauções: Utilizar somente roupa (fraldas, etc.) que tenha sido corretamente enxaguada. É preciso mudar as fraldas o mais cedo possível depois que a criança as tenha molhado ou sujado.

Depois do banho ou de lavar a criança, é preciso secar a pele, colocando nas nádegas, segundo a tolerância da criança, requer um creme suave use um óleo antisséptico para crianças, dos que se conseguem no comércio, ou talco.

Com muito bom resultado tem-se utilizado para proteger a pele do lactente os cremes que contenham seices. Tratamento. Se aparecer eritema (avermelhamento), pôr em prática com especial cuidado todas as indicações que acabamos de mencionar sob prevenção.

ERUPÇÕES PELO CALOR (miliária e sudâmina)

Frequente é observar quando faz calor ou mais frequentemente ainda quando a criança está demasiado agasalhada ou com febre, que se apresentem na pele pequenas manchas vermelhas salientes, que produzem coceira (miliária). Deve-se esta erupção a uma leve inflamação da pele ao nível das glândulas sudoríparas.

Outras vezes se vêem pequenas vesículas esbranquiçadas que se devem à retenção, nas glândulas sudoríparas, da transpiração que produziram.

Esta erupção recebe o nome de sudâmina. Para evitá-la devem as mães evitar o tão frequente erro de agasalhar demais a criança. Trata-se esta erupção com talco, banhos de amido ou com uma loção de óxido de zinco.

Fonte:

1, 2

Imagem: blogdalu.magazineluiza.com.br



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos