Terapia Holística: Significado, Cursos, Tipos, Dicas e Explicações

terapia-holistica

Estar em profundo estado emocional negativo, pode causar bloqueios de energia nos meridianos, provocar falta de  consciência do corpo, originar carência de alimentos, enfim, pode fazer com que a vida fique mais difícil.

Porque isso acontece e porque a Terapia Holística pode tratar?

Mesmo que você não demonstre ter nenhuma doença, é possível que você não esteja usando por completo o corpo na sua plenitude. Muitas vezes há bloqueios que podem atrapalhar o desenvolvimento de atividades diárias.

Sendo assim,pessoas que apresentam esse tipo de bloqueio,está incapacitada de receber algum tipo de tratamento, porque certas queixas não são tratadas como doenças, e assim o paciente fica na mesma situação por não haver tratamento adequado.

A Terapia Holística se originou para ajudar em situações como essa. Trata-se de prática não médica, que a princípio está em constante equilíbrio do corpo, psíquico e social através de estímulos que vêm da natureza, tem como recursos  a auto-ajuda ou despertar da consciência do ser humano sobre seu corpo e sua atuação no ambiente em que vive.

Como atua o profissional de Terapia Holística ?

O profissional de Terapia Holística precisa ter como função, obrigatoriamente, inibir ações no ato do atendimento, como promover o autoconhecimento e realizar a busca pelo equilíbrio da energia, deve atuar sempre dentro do paradigma holístico,que  traz melhoria para a qualidade de vida com o auxílio  das terapias holísticas ou da natureza, a fim de evitar a duplicidade de compreensão que são próprias às atividades médicas ou até de  outros profissionais de saúde.

Precisa fazer uma abordagem integral do cliente, ou seja, em todos os aspectos que o ser humano é envolvido como exemplo: físicos, psíquicos, energéticos e ambientais.

Assim é realizado uma somatória ligada à  Aconselhamento e Vivências com técnicas que causam intervenção no corpo, podemos citar: Massoterapia, Terapia Corporal, Acupuntura e derivadas, Florais de Bach, Reiki, Balanceamento Muscular, Terapia Ortomolecular enfim.

A população necessita ter conhecimento dessas técnicas para então poder experimentar esses estímulos, isso tudo faz preencher o espaço que existe entre estado de saúde e doença, que de fato é que  os terapeutas holísticos vêm tratando nos últimos tempos.

É uma profissão que não pode haver intervenção,por isso é considerada única, porque ajuda na promoção da qualidade de vida daqueles que buscam a Terapia Holística.

Que benefícios tem a Terapia Holística ?

Para quem vive com cansaço, sono sem equilíbrio, dores de cabeça sem fim e médicos que não encontram uma saída para a cura. Certos problemas podem ter várias raízes, mas têm  a terapia holística como um novo aliado.

Por ser um conjunto de técnicas, seja  milenares ou mesmo atuais, a terapia holística possui como meta,trazer  harmonia e equilíbrio de modo natural e leve. Determinadas ferramentas, como exemplo pedras e cristais, acupuntura (que traz estímulo aos pontos de energia), o Reiki, a terapia floral e muitas outras técnicas.

A terapeuta holística de acordo com especialistas: “É o uso de um conjunto de técnicas, de origem natural, não invasivas e tem por base algum modelo de tradição.”

A terapia vem auxiliar na quebra de  padrões negativos, com o objetivo de forçar mudanças a fim de trazer o equilíbrio pessoal.Determinadas técnicas e ferramentas faz com que a pessoa se movimente para que o equilíbrio possa vir, do modo mais tranquilo possível, vale lembrar que quem se movimenta é o paciente.

Não somente em campo emocional, mental e energético, podendo trazer harmonia e equilíbrio entre eles, a terapia holística é útil para ajudar a curar dores  físicas.

Dores e sensações táteis são tratadas por meio dessas técnicas, logo se tais dores se transformam em doença, é preciso um tratamento convencional. Caso contrário,o profissional também pode auxiliar. Em situações onde o médico não encontra nada, por exemplo,quem se queixa de  aperto no peito, cansaço da  mente ou sono que é interrompido, a terapia aliada a técnica pode achar a cura.

Como sabemos,o andamento de um tratamento muda de pessoa a pessoa, de acordo com o mal é indicado uma determinada ferramenta.

Como podemos citar, o Reiki (estímulo manual) e a Geoterapia (que fornece estímulo por meio de pedras) devem ser apropriados para aqueles que apresentam ansiedade e estresse.

Em caso de  Terapia Floral,pode ser utilizada para ajudar a tratar conflitos emocionais, para quem tem depressão. É comumente utilizada como conjunto de técnicas, em união, por isso o equilíbrio ocorre por completo.

Para uma melhora de determinado problema,não é necessário utilizar só técnicas. Um excelente profissional pode te auxiliar, procure na internet, algum profissional devidamente capacitado caso você tenha se identificado com alguma das situações citadas.

Você precisa sentir se esse profissional irá lhe trazer segurança, com isso o tratamento fluirá melhor, pois a pessoa irá te deixar mais receptiva com relação à novas idéias.

O profissional deve saber lhe explicar o funcionamento das técnicas aplicadas, como as mesmas irão lhe trazer equilíbrio e bem-estar.

Este profissional,por fim precisa esclarecer a mente do paciente,mostrando a ele onde deve melhorar. Assim o paciente estará apto a realizar a descoberta sozinho,em qualquer etapa do dia.

meditacao-terapia-holística

Descartes e a relação com a Terapia Holística

Após o século 17, logo que as idéias  do filósofo René Descartes iniciaram sua influência sobre a ciência, os tratamentos médicos começaram a enxergar o  corpo humano como uma máquina onde cada parte atuava com uma função própria.

Segundo  Descartes,tendo compreensão do funcionamento das  partes, é possível entender o ser humano por completo. Através desse embasamento, é que a  medicina moderna, tendo esquecido o conselho de Hipócrates conseguiu aplicar a terapia holística.

Sabemos que a teoria de Descartes,nos tempos modernos já não há muito sentido. Porém,a ciência conseguiu provar que corpo e mente estão intimamente relacionados, e que essa relação pode trazer consequências.

Se isolarmos uma parte de nosso corpo e ignorá-las,isso pode trazer transtornos irreparáveis.

Terapia Holística e a sua relação com tratamento de doenças

Segundo a Terapia Holística, a doença do corpo físico é o conjunto dos conflitos existentes acumulados nos corpos energéticos e emocionais. Assim sabemos que,o  tratamento holístico tem por objetivo tratar não somente dores mas também,encontrar a origem da dor e tratá-la.

Conclusão…

Para irmos ao encontro da qualidade de vida,a medicina moderna tem nos dado muitas alternativas que aliadas à métodos milenares pode nos trazer curas que podemos carregar pelo resto de nossa existência.Se este artigo foi útil a você,deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.


Fonte:

1, 2, 3

Imagens: pensopositivo.com.br        portal.noticia.capital



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos