Terror Noturo Adulto e Infantil – Tratamentos

O terror noturno é um distúrbio do sono conhecido e que atinge ao redor de um a cinco por cento da população. Os terrores noturnos geralmente começam na infância ou na adolescência e desaparecem ao chegar a idade adulta (se bem que podem continuar em algumas pessoas).

Um terror noturno pode ser tão simples como uma pessoa sentada na cama, com os olhos esbugalhados de medo, e gritando. E pode ser tão perigoso como uma criança saltando através do vidro de uma janela.

Os terrores noturnos ocorrem, não por causa de algum sonho, e sim porque a pessoa está estimulada em um estado entre dormir e estar acordada. Ele ou ela não pode nem despertar completamente nem voltar a dormir completamente.

Crianças e Adultos

Nas crianças, os terrores noturnos geralmente desaparecem se deixamos que sigam seu curso normal. Os adultos, geralmente necessitam tratamento. Seguindo umas medidas simples, os terrores noturnos geralmente se podem manter pelo tempo mínimo tanto em crianças como em adultos. Os seguintes passos são um bom começo. Os terrores noturnos não representam nenhum problema psicológico ou médico sério. Quando tratados com conhecimento e cuidado, têm probabilidades de desaparecer.

Tratamentos para Terror Noturno

terror-noturno

Mantenha um horário regular para dormir. Um horário específico para dormir e acordar é a melhor segurança contra os terrores noturnos para todas as pessoas que sofrem deles. Nas crianças, este conselho é especialmente importante. Se perguntassem aos pais Como você pode predizer quando seu filho vai ter um terror noturno? a resposta mais comum é: Quando a criança está muito cansada dizem eles.

Mantenha o ambiente livre de perigos. Se você ou alguém em sua casa sofre de terrores noturnos violentos, é prudente que torne o ambiente a prova de perigos para proteger as pessoas de qualquer dano. Não mantenha objetos pontiagudos no quarto, coloque cadeados nas janelas, e não deixe o chão em desordem. (para evitar tropeção). Não permita que as crianças com terrores noturnos durmam na cama superior de uma beliche. Também seria prudente que a pessoa durma no primeiro andar da casa, se for possível. Se os episódios parecem ser muito violentos.

publicidade

Evite o álcool e as drogas. O álcool, que torna o sono menos profundo pode fazer com que as pessoas suscetíveis tenham mais probabilidades de ter terrores noturnos. As drogas ilegais, como a maconha, também alteram os hábitos normais do sono e podem atuar como desencadeantes.

publicidade

Modere os líquidos antes de deitar. Qualquer coisa que faça mal a uma pessoa suscetível durante o sono pode ocasionar um terror noturno. Uma bexiga cheia e um aborrecimento não é exceção. Aconselha-se que modere os líquidos à tarde e à noite para evitar esse problema.

Não tente acordar a pessoa adormecida. Não se aconselha sacudir ou estimular alguém com terror noturno, já que provavelmente você não poderá acordá-lo, ou você pode deixá-lo mais agitado e inclusive violento. Você pode se lesar se a pessoa adormecida percebe suas ações como um ataque.

Mantenha-se calmo e tranquilo. Se você está vendo alguém com terror noturno, converse com a pessoa adormecida em um tom calmo e suave, e tente levá-la de volta à cama. Se seus esforços falham, simplesmente dê espaço à pessoa adormecida e tire os objetos de seu caminho para evitar danos.

publicidade

Conheça as causas e evite-as. Muitos pais de família dizem que as crianças tendem a ter os terrores noturnos em suas primeiras duas horas de sono. Eles sabem que o estímulo pela luz ou por sons pode causar um terror noturna.Por essa razão, não fecham a porta do quarto da criança, nem a cubram, nem apaguem as luzes do dormitório nas primeiras horas da noite.

Reduza a tensão. As situações e os eventos de muita tensão estão entre as causas mais comuns de terrores noturnos. Algumas vezes, as crianças têm terrores noturnos quando seus pais não se estão dando bem. A tensão agrava os terrores noturnos. Evitar ou reduzir a tensão emocional é importante, mesmo que seja fácil de falar mas difícil de realizar.

Ajuda Médica Profissional

Se os terrores noturnos são persistentes ou se tornam particularmente violentos ou preocupantes, pode ser o momento de buscar ajuda profissional. Alguns especialistas do sono receitam medicamentos, como tranquilizantes ou antidepressivos, os quais se devem tomar em doses pequenas antes de deitar-se; outros aconselham fazer terapia; e outros sugerem ambos

O importante é não deixar de buscar ajuda porque se tem vergonha ou medo de que os terrores noturnos possam indicar que existe um transtorno psicológico sério. A ajuda se encontra disponível, e o tratamento pode ser muito efetivo. Além disso, desde que alguns transtornos mais sérios (como epilepsia) podem confundir-se com os terrores noturnos, a avaliação e o tratamento médico podem impedir que se desenvolvam problemas maiores. Você pode pedir a seu médico de família que lhe indique uma clínica de distúrbios de sono de sua cidade.

 


Leia Também: