Acidentes Domésticos – Dicas de segurança no lar para evitar riscos

como-evitar-acidentes-domesticos-no-lar

Pensemos no lar como um lugar tranquilo e sem riscos, as estatísticas demonstram que se produz nele uma elevada porcentagem de acidentes. Os acidentes que ocorrem com maior freqüência em casa são: ferimento, queimadura, contorção, fratura e intoxicação.Mencionaremos a seguir algumas de suas causas mais freqüentes. Confira algumas dicas de segurança no lar e saiba como evitar acidentes domésticos

 

Dicas de segurança no lar

Mantenha panelas com os cabos voltados para o lado interna de seu fogão. Além disso, evite que os pequenos tenham passagem à cozinha, sobretudo no tempo de as horas em que estão sendo preparados os alimentos; Coloque protetores em todas as tomadas elétricas da casa. Evite que a criança tenha acesso a algum objeto metálico pontiagudo.

Confira algumas causas frequentes de acidentes e como evitar acidentes domésticos.

FALTA DE ORDEM

O lema de “um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar,” se inteligentemente aplicado, evitará muitas desgraças. Por exemplo, guardar substância tóxica na cozinha ou no armário de medicamentos mas sem etiqueta bem clara, ou deixá-la ao alcance das crianças, pode causar uma intoxicação. Deixar nas escadas ou corredores diversos objetos pode provocar perigosas quedas. Quando se deixam no chão garrafas ou vidros quebrados, ou tábuas com os pregos para cima, podem produzir ferimentos nos pés.

FALTA DE LUZ

Muito comum também é a ocorrência de queda de uma escada, ou tropeção num aposento, porão, sótão, etc., por falta de iluminação adequada e isto, muitas vezes por estarem situadas em lugar pouco próprio os interruptores para acender a luz.

ESCORREGÕES

Às vezes, por estarem os soalhos molhados ou sujos de óleo, gordura ou com casca de fruta, etc., ocorrem Escorregões. Outras vezes se trata de soalho muito encerado ou de pequeno tapete que desliza sobre soalho encerado. Algumas das quedas mais perigosas ocorrem ao resvalar a pessoa na banheira.

TRABALHO COM MATERIAL INADEQUADO

É perigoso usar, em vez de uma boa escada, uma cadeira ou caixão. Também acarreta perigos utilizar uma faca para abrir lata ou com chave de parafuso, manejar material elétrico com a corrente ligada (fios da instalação tomada de corrente e aparelhos) que não estejam em bom estado de conservação. Subir em escada em mau estado é também muito perigoso. Outras causas freqüentes de acidente são as devidas às próprias pessoas, quer por pouco senso comum, ignorância, inexperiência, quer por defeitos físicos ou idade muito avançada, infância, embriaguez, pressa indevida, etc.

DEFEITOS FÍSICOS E ENFERMIDADES

A surdez, a visão defeituosa, a perda do olfato, a perda ou enfermidade de algum membro, as enfermidades que causam fraqueza, são todas possíveis causas de acidentes, ou favorecem sua produção. Em idade avançada ocorrem com facilidade fraturas, às vezes por golpes aparentemente sem gravidade. As crianças, devido à sua inexperiência ou imprudência às vezes sofrem acidentes.

 

Mais Assuntos