Coletor menstrual – O que é, para que serve e como utilizar

O coletor menstrual passou a ser utilizado por um número cada vez maior de mulheres, sendo considerado uma opção mais saudável e de certa forma ecológica para fazer a higiene nos dias da menstruação.

Para saber do que ele se trata, para que serve e como utilizá-lo, confira nosso post.

coletor-menstrual

Coletor menstrual – O que é?

Consiste em uma espécie de “copinho” de silicone antibacteriano e antialérgico altamente flexível, sendo facilmente ajustável ao canal vaginal com o objetivo de coletar o sangue liberado durante a menstruação.

Coletor menstrual – Para que serve?

Além de coletar o sangue eliminado no decorrer dos dias de menstruação, esse coletor é muito utilizado por mulheres que apresentam reações alérgicas ao uso do absorvente comum ou até mesmo do interno.

publicidade

Esse coletor vem se tornando muito conhecido também em virtude de ser considerado um método mais ecológico de higiene, já que ele, ao contrário dos absorventes comuns, é reutilizável, sendo que o produto dura em torno de 5 anos.

Coletor menstrual – Como utilizar?

Para utilizar esse coletor é bem simples. Basta dobrá-lo em formato de C e inserir com cuidado na vagina, lembrando que ele não necessita ser empurrado até o fundo (tal como ocorre com os absorventes internos).

Ao colocar todo o coletor, a ponta dele (uma haste) deverá ficar bem próxima da entrada da vagina, facilitando na hora de retirá-lo.

publicidade

Para se certificar que o coletor ficou bem acomodado, é preciso prestar atenção ao barulhinho que ele faz quando se abre no canal vaginal.

Além disso, é possível segurar a haste com a ponta dos dedos e, delicadamente girar, dando uma volta completa, fazendo com que o coletor fique bem aberto no canal vaginal.

O coletor deve ser removido com cuidado pela base após um período de 6 a 12 horas (dependendo do fluxo de cada mulher), sendo o sangue descartado.

É recomendável que esse processo seja realizado durante o banho, favorecendo a higienização.

Antes de ser reutilizado, o coletor deverá ser lavado com água fria corrente e sabão neutro (preferencialmente líquido).

Com o término do ciclo menstrual, é recomendado lavar o coletor em água fervente, deixando-o totalmente higienizado até o próximo ciclo.

Vale ressaltar que em hipótese alguma esse coletor deverá ser utilizado por outra pessoa. Por isso, nada de emprestar. Ele é de uso estritamente pessoal.

Há alguma contraindicação quanto ao uso desse coletor?

O coletor menstrual não deve ser utilizado por mulheres que nunca tiveram relação sexual já que, ao inseri-lo no canal vaginal, o hímen será rompido.

Cuidados especiais

Mulheres que apresentam fluxo menstrual muito intenso devem fazer o descarte/higienização do coletor várias vezes ao dia, já que ele irá encher mais rápido.

No caso de fluxo intenso, também não é recomendável utilizar apenas o coletor durante a noite, já que poderia causar vazamento.

Além de fazer uso desse coletor, para cuidar da saúde íntima feminina é indispensável utilizar sabonetes próprios para a área genital, já que eles favorecem o equilíbrio do PH e previnem os corrimentos, bactérias etc.

Quais as vantagens de usar o coletor menstrual?

Conforto

As mulheres que utilizam esse produto garantem que ele não oferece qualquer tipo de desconforto, sendo inclusive muito utilizado à noite e durante as atividades físicas.

Ele não atrapalha o ato de urinar e também não interfere nos movimentos naturais do corpo, tais como sentar-se, caminhar etc.

Maior higiene

O uso desse coletor é considerado mais higiênico que os absorventes convencionais e internos, evitando a proliferação de bactérias na região genital.

Inclusive, o uso desse produto diminui o risco de candidíase (infecção fúngica) que atinge inúmeras mulheres.

Diminuição dos riscos de alergia

O uso desse coletor diminui o risco de alergia, que muitas vezes é oriunda das substâncias químicas presentes nos absorventes convencionais e internos.

Sustentabilidade

Esse coletor se apresenta como uma forma sustentável de realizar a higiene íntima feminina, já que ele gera menos danos ao meio ambiente.

Para entender a dimensão disso, basta multiplicarmos quantos absorventes são descartados mensalmente pelas mulheres estendendo isso por décadas.

Economia

Por ser reutilizável, o coletor menstrual evita o gasto excessivo com absorventes convencionais e internos, favorecendo também o bolso das mulheres, proporcionando uma economia mensal.

Menor odor

O motivo pelo qual os absorventes convencionais e os internos apresentam odor ao retirá-los é o contato do sangue com o algodão, oxigênio e demais substâncias químicas presentes nos absorventes.

Como o coletor de sangue não entra em contato com o ar, ao retirá-lo o odor é praticamente ausente, já que o sangue isoladamente não possui cheiro desagradável.

Não altera o PH da vagina

Contrário aos absorventes comuns (incluindo os internos), o coletor menstrual não altera o PH na vagina, contribuindo para a saúde do aparelho genital feminino, evitando corrimentos, infecções, alergias etc.

Algumas curiosidades quanto a esse coletor

  • Em média, uma mulher descarta cerca de 10.000 absorventes durante a vida. O externo (convencional) demora cerca de 100 anos para ser totalmente degradado na natureza, enquanto que os internos (O.B) demora em torno de 1 ano.

Com relação ao uso do coletor, nada disso acontece, já que não há descarte de qualquer material, apenas o sangue coletado;

  • A apresentadora Bela Gil menciona utilizar esse coletor e com o exemplo dela, muitas mulheres estão aderindo a esse uso nos últimos anos em virtude da maior higiene e preocupação com a sustentabilidade;
  • Durante 1 ano, uma mulher gasta em média R$180,00 com absorventes internos e convencionais. Em questão de 1 ano já é possível gerar economia ao utilizar o coletor, economia esta que se estende por muito tempo (considerando que o produto tem vida útil de 5 anos).

Onde comprar o coletor menstrual?

Esse coletor é facilmente encontrado em diversas farmácias e lojas físicas e online, sendo que o valor médio do produto é R$45,00.

Obs.: recomenda-se não adquirir esse produto por um valor muito baixo, já que a qualidade pode ser inferior, não oferecendo os benefícios e segurança às mulheres.

Com todas essas informações, fica fácil entender por que o coletor menstrual vem se tornando cada vez mais utilizado.

Manual do Coletor Menstrual

Para fazer download do manual  clique aqui.

publicidade
Imagem-  boaformaesaude.com.br