Como evitar Acidentes com as Crianças em Casa

Acidentes com as Crianças em Casa

 

Com muita freqüência os acidentes que ocorrem às crianças se devem à falta de previsão ou à negligência dos adultos que deveriam velar por sua segurança. Queimaduras muito graves e às vezes fatais ocorrem nas crianças quando, por curiosidade, querem ver o que há em algum recipiente que está no fogão e ao seu alcance, e entornam sobre si o conteúdo. Confira algumas dicas de Como evitar os Acidentes com as Crianças em Casa.

Cuidado com o fogo

Se há na casa crianças pequenas, não devem deixar-se sobre o fogão panelas que estejam ao alcance delas (cabo saliente, recipiente colocado próximo da borda do fogão, etc.). Outras queimaduras podem produzir-se com as estufas, que deverão ser protegidas com tela, em caso de haver na casa crianças ainda pequenas.

Não deve ser permitido às crianças brincar com fósforos, pois estes podem provocar um incêndio ou produzir queimaduras. Não deve deixar-se um ferro elétrico com o fio de ligação pendente, o qual, puxado pela criança, pode provocar a queda e machucá-la ou queimá-la.

Objetos perigosos para as crianças

Outros objetos perigosos que é preciso ter o cuidado de manter fora do alcance da criança, são: ventiladores elétricos, armas de fogo, balas, cartuchos, ferramentas, afiadas tesouras ou facas. Quando se trata de crianças que engatinham ou começam a caminhar, não deixar próximo delas objetos que elas possam engolir ou pôr nos ouvidos ou no nariz (sementes, botões, moedas, etc.).

Também ocorrem graves intoxicações de crianças por deixarem-se ao seu alcance substâncias venenosas ou tóxicas (arsênico, querosene, medicamentos etc.). Não deve a pessoa adulta deitar-se na mesma cama com criança pequena, pois casos já houve em que a criança foi esmagada e sufocada pelo adulto.

Gostou dessas dicas de Como evitar os Acidentes com as Crianças em Casa? Então confira o artigo sobre Acidentes Domésticos.

Leia Também: