Dicas de Como Prevenir Incêndios Domésticos – Segurança em Casa

Os incêndios, sobretudo os que ocorrem dentro de casa, são algo que atentam contra nossa vida e de nossos filhos. Muitas crianças sofrem acidentes domésticos e levam marcas para toda a vida. Abaixo apresentamos algumas dicas de como prevenir incêndios.

Incêndios

Um incêndio pode produzir-se de muito diversas maneiras: a chama de um fósforo, uma estufa, um fogão, uma lâmpada, ou por um ferro de engomar muito quente ou outro objeto ao rubro, por curto circuitos elétricos, chispas de origem vária e, às vezes, por combustão espontânea.

Substâncias capazes de incendiar-se espontaneamente são as seguintes: óleos ou gorduras; carvão de lenha ou carvões moles; cal virgem; serragem; cereais (especialmente aveia e cevada); medas de alfafa e de trevo, quando um pouco úmidos ao serem enfardados. Também a lã e o algodão têm dado origem a incêndios por combustão espontânea.

Estes incêndios espontâneos ocorrem especialmente quando há trapos, luvas de trabalho, ou resíduos impregnados de óleo, graxa, cera de soalho ou aguarrás. Além destes artigos que podem sofrer combustão espontânea, há outros muito inflamáveis que deverá evitar-se de guardar sem precauções especiais, pela facilidade com que se queimam, tais como os artigos de celuloide, papéis em porões ou sótãos, caixões ou barris de madeira para guardar cinzas.

Também são perigosos os cigarros ou fósforos que se atiram acesos, os fogos abertos (chaminés ou lareiras) salvo se não há nada inflamável próximo, as instalações elétricas defeituosas, os fios elétricos de extensão, as instalações de gás defeituosas, etc. No campo oferecem perigo de incêndio os lampiões de querosene, estufas, fogões etc.

 

Prevenir Incendios Domesticos

Prevenindo incêndios em casa

a) Evitar a inútil acumulação de material combustível em porões e sótãos.

b) Guardar em latas bem tampadas os trapos e luvas de trabalho impregnados de óleo, aguarrás ou cera de soalho.

c) Não preparar nunca em casa a cera de soalho ou outras substâncias em cuja composição entre a gasolina. Tampouco limpar roupa com essa substância.

d) A cinza deve ser posta em recipientes metálicos à parte dos demais desperdícios.

e) Os fósforos devem estar fora do alcance das crianças e não ser atirados ao chão sem ter a certeza de estarem apagados. Guardá-los sempre dentro da caixa.

f) Muitos incêndios seriam evitados se não se fumasse. Não fumar na cama nem jogar ao chão fósforo ou bituca de cigarro, acesos.

g) Por cuidado em não ter elementos inflamáveis próximo de um fogo aberto (cortinas, cesto de papéis, etc.).

h) Qualquer desarranjo na instalação elétrica ou do gás deve ser consertado com a brevidade possível.

i) Evitar de pôr nos fusíveis outro material que não o recomendado por um bom eletricista. Não devem ser sobrecarregadas as linhas, colocando nos soquetes de lâmpadas aparelhos elétricos que consomem muita corrente. Desligar os aparelhos depois do uso. Não colocar fios elétricos de extensão debaixo de tapetes.

j) Não guardar substâncias inflamáveis em recipientes de vidro, pois alguma pequena rachadura pode provocar o seu vazamento.

k) Melhor é utilizar uma lanterna elétrica que um farol, vela ou fósforo aceso para buscar alguma coisa em lugar escuro. Seria perigoso fazê-lo de outra maneira se houver nas proximidades vazamento de gás ou alguma substância muito inflamável.

l) Ter a precaução de não colocar cortinas ou pendentes próximo de um lampião de querosene ou chama de qualquer natureza. Alguns incêndios foram ateados por acender velas em árvores de Natal. É preferível iluminá-las eletricamente.

Confira abaixo mais algumas dicas de como prevenir incêndios domésticos.

Cuidados com o fogão e chaminé

Ao usar fogão, deve haver precaução especial se a casa for de madeira, pondo sobre o soalho que o rodeia um material não combustível, tal como chapa de ferro galvanizado ou material que contenha amianto. É preferível, se a chaminé for metálica, que não passe por lugares em que haja material combustível. A chaminé deve ser mantida livre de excessiva fuligem, pois esta pode incendiar-se. Não utilizar querosene para acender ou avivar o fogo do fogão.

Cuidado com lâmpadas

Raramente, incêndios domésticos acontecem devido à lâmpadas, mas mesmo assim é bom prevenir.

Não é conveniente deixar uma lâmpada acesa se não há ninguém para vigiá-la. Cortinas, toalhas ou qualquer material inflamável, devem estar distantes da lâmpada, pois o vento poderia impeli-los até ela, incendiando-as. Nunca deverá pôr-se combustível numa lâmpada quando acesa nem próximo de outro fogo. Se houver crianças na casa, não colocar as lâmpadas ao alcance delas nem sobre toalha que possam puxar. Precauções semelhantes são necessárias com os lampiões.

Compartilhe essas dicas de como prevenir incêndios domésticos com seus amigos!

Mais Assuntos