Intermação – O que é? Causas, Sintomas e Como Agir Primeiros Socorros

A intermação produz-se mais em pessoas que trabalham em tempo muito quente e úmido ou em ambientes com essas características (sala de caldeiras, fundições de metais, minas profundas, etc.). É um estado sincopal ao que parece por acumular-se grande quantidade de sangue nos capilares da pele, deixando pouco sangue que volte ao coração.

O que é intermação

Alteração causada por exposição excessiva ao calor, natural ou artificial

Sintomas da intermação

Na intermação, sobrevém logo perda mais ou menos completa dos sentidos, em geral passageira. Ao observar o paciente depois da perda dos sentidos vê-se que a pele, antes vermelha, ficou muito pálida e habitualmente úmida e fria. O pulso é rápido e fraco.

 

intermação

 

Em uma intermação podem aparecer câimbras nos músculos dos membros e do abdome. Se se toma a temperatura retal, esta pode estar normal, ou ligeiramente acima ou abaixo do normal. Como pode ver-se, trata-se de um leve estado de choque causado pelo calor.

Há uma forma especial de golpe de calor em que predominam as dolorosas câimbras musculares, que são devidas sobretudo à perda de grande quantidade de água e sais eliminados com a transpiração. A ingestão de água não regulariza o equilíbrio hidrossalino. As pessoas mais sujeitas a tais perturbações são as que trabalham em lugares em que a temperatura é muito elevada (foguistas, mineiros, etc.).

 

Como Agir e O que fazer nos primeiros socorros

Remova a vítima para um lugar fresco e arejado, afrouxe as roupas. Mantenha o acidentado deitado com a cabeça mais baixa que o restante do corpo.

 

Como prevenir intermação

Nesse tópico iremos apresentar medidas para prevenir as afecções causadas pelo calor e o Sol, como é o caso da intermação.

A ROUPA

Ao sair ao Sol, levar boa proteção na cabeça e na nuca (cobertura leve com ventilação ou equivalente). Usar roupa não apertada para não impedir a circulação sanguínea, nem a circulação do ar. A roupa será feita de fazenda fina, bem permeável ao ar, e de cores claras.

ALIMENTAÇÃO

Escolher nos dias muito quentes alimentação leve, com muitas hortaliças frescas e frutas. Comer pouca quantidade de alimento rico em calorias (manteiga, óleo, alimento gorduroso, doces, amidos, etc.). Evitar os condimentos, bebidas alcoólicas e estimulantes.

Beber suficiente água, para repôr a perdida por transpiração (beber o suficiente para que a urina seja de 1.000 a 1.500 gramas diários). Evitar também o excesso de bebidas geladas que prejudicam o tubo digestivo. Se há excessiva transpiração, deve tomar-se sal em cápsulas, ou acrescentá-lo à água de beber (de 5 a 10 gramas diários, segundo a espécie de trabalho e a quantidade de água e a transpiração).

O TRABALHO

Deve evitar-se o trabalho pesado nas horas de muito calor para não ocorrer intermação. Convém descansar amiúde durante as horas de trabalho. Enquanto se trabalha é conveniente que as janelas e portas estejam abertas para que haja suficiente ventilação. Se isto não for suficiente, recorrer a ventiladores.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos