16 Benefícios da Semente de Chia – Como Consumir e Tomar

A semente de chia consiste em um item fundamental na dieta alimentar, sendo reconhecida pelos diversos (e importantes) benefícios oferecidos para a saúde. Quer saber quais são e como usufruir deles? Confira nosso post.

semente-de-chia

16 Benefícios da semente de chia

1 – Emagrece

Riquíssima em fibras, a chia é um dos alimentos mais favoráveis à perda de peso, promovendo uma faxina no organismo ao eliminar o excesso de açúcar e gordura.

2 – Reduz o colesterol ruim

Também em virtude das fibras e dos minerais presentes nessa semente, ela é de grande ajuda na diminuição do colesterol ruim (LDL), principal responsável por causar doenças cardíacas e derrames.

3 – Favorece a circulação

O consumo dessa semente contribui para a circulação, já que os minerais e vitaminas contidos nela inibem a formação de coágulos sanguíneos, evitando tromboses, aneurismas, derrames cerebrais etc.

4 – Protege o coração

A semente de chia é rica em ômega 3, substância responsável por fortalecer o coração e diminuir os riscos de hipertensão e arritmia cardíaca.

5 – Previne e combate o diabetes

Por ser rica em fibras e em demais substâncias que favorecem a absorção da insulina, essa semente é essencial na prevenção e combate ao diabetes, atuando na redução dos níveis de glicose do sangue e melhorando o funcionamento do pâncreas.

6 – Favorece o cérebro

O consumo dessa semente está associado à melhora das atividades cerebrais, sendo ainda mais recomendado para estudantes, professores e demais profissionais que necessitam potencializar a memória e a concentração.

O motivo disso é que a chia possui excelentes quantidades de magnésio e vitaminas do complexo B, essenciais para o sistema nervoso.

7 – Combate sintomas da depressão

Por evitar a deficiência de nutrientes no organismo e contribuir para o equilíbrio hormonal, essa semente alivia os principais sintomas da depressão, tais como cansaço, sonolência, irritação etc.

8 – Melhora a saúde de ossos e dentes

Rica em cálcio e em demais minerais, o consumo dessa semente previne e combate diversas doenças ósseas, entre elas a osteoporose.

A chia também é determinante para o fortalecimento e saúde dos dentes, evitando problemas bucais.

9 – Previne e combate a anemia

Por conter excelentes quantidades de ferro e cobre, a semente de chia possui a combinação perfeita para prevenir e tratar a anemia, uma doença ainda mais comum em crianças, gestantes e idosos.

O ferro favorece a produção de glóbulos vermelhos, enquanto que o cobre potencializa a absorção do ferro (evitando a carência desse nutriente no organismo).

O nível de ferro na chia é tão alto que sua eficácia é comparada ao espinafre.

10 – Favorece o desenvolvimento muscular

Graças à alta quantidade de proteína vegetal presente na chia, ela é bastante indicada para atletas e pessoas que treinam com maior intensidade buscando aumentar a massa muscular.

Por essa razão, o consumo dessa semente é recomendado antes ou depois de exercícios físicos, contribuindo também para oferecer doses extras de energia ao organismo.

11 – Fortalece as defesas imunológicas

Outro dos benefícios da chia é que ela é rica em vitamina A, uma das mais importantes do organismo. Essa vitamina é essencial para a saúde do sistema imunológico, fazendo com que o corpo fique resistente aos vírus, bactérias e demais agentes causadores de doenças.

12 – Inibe os efeitos do envelhecimento

Por ser rica em antioxidantes capazes de combater os radicais livres, a vitamina A é capaz de inibir os efeitos do envelhecimento, fazendo com que pele, cabelo e unha apresentem um aspecto jovem por mais tempo.

O zinco contido nessa semente auxilia na produção de colágeno, substância essencial para manter a elasticidade e firmeza da pele.

13 – Evita cãibras

Por conter boas quantidades de potássio, a chia evita cãibras e dores musculares, ocorridas principalmente durante ou após atividades físicas, sendo também por este motivo recomendada para atletas ou pessoas que praticam atividade física com frequência.

14 – Previne o câncer

Os antioxidantes presentes na chia, especialmente o ácido cafeico e o ácido clorogênico inibem a perigosa ação dos radicais livres, atuando na prevenção do câncer.

15 – Favorece o crescimento das crianças

Rica em manganês, essa semente é reconhecida por favorecer o crescimento dos ossos e tecido conjuntivo, fundamental para o desenvolvimento das crianças.

16 – Melhora o funcionamento no intestino

Graças à alta quantidade de fibras presente na chia, ela é excelente para o intestino, evitando prisão de ventre, obstrução intestinal, infecções e até mesmo câncer de cólon.

Além disso, o gel formado pela chia no aparelho digestivo, protege os órgãos, evitando azia, má digestão, acidez estomacal e úlceras.

Como usufruir dos benefícios da semente de chia?

Essa semente pode ser utilizada no preparo de diversos alimentos e bebidas, entre eles:

  • Shakes;
  • Sucos e vitaminas;
  • Sobremesas saudáveis;
  • Cereais com frutas e iogurte natural;
  • Saladas;
  • Salpicada sobre o arroz.

Obs.: ao consumir essa semente, é indispensável ingerir 2 litros de água todos os dias, já que pelo fato de ela ser rica em fibras, ao não ingerir água, ela pode provocar o efeito contrário, ou seja, constipação intestinal, dificultando o emagrecimento.

chia-como-tomar

Como consumir e tomar

A quantidade diária ideal a ser ingerida dessa semente é de 1 colher de sopa (quantidade essa que não pode ser ultrapassada).

Essa semente é facilmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais, possuindo valores acessíveis para toda população.

Algumas curiosidades sobre a semente de chia

  • Embora os benefícios dessa semente tenham sido conhecidos recentemente, ela era há muitos milênios consumida pelos antigos povos que habitavam o México – Incas e Astecas –, sendo sinônimo de força e resistência física;
  • O cultivo da semente de chia foi interrompido quando os colonizadores europeus chegaram à América, sendo que somente muitos séculos depois os benefícios dela se tornaram conhecidos;
  • A tríade responsável pelo sucesso que essa semente exerce no emagrecimento consiste na saciedade, combate às inflamações e desintoxicação.

Não é por acaso que essa semente se transformou em um dos itens fundamentais na dieta, fazendo com que as pessoas adquiram muito mais saúde e uma aparência rejuvenescida.

Vale ressaltar que paralelo ao consumo de semente de chia é indispensável adotar uma alimentação equilibrada.

Imagem- guiadocorpo.com               curapelanatureza.com.br

Leia Também: