Alimentos Gordurosos – Os que Fazem Mal e os que Fazem Bem

 

Alimentos gordurosos podem fazer muito mal para os seres humanos. Porém existem alimementos que possuem gorduras boas. Nesse artigo você saberá todo o necessário para melhorar sua qualidade de vida evitando as gorduras ruins.

 

Alimentos gordurosos de origem animal

Manteiga. cadeias curtas. Mais para saturada. Ponto de fusão a mais ou menos 400. Bom teor em vitamina A. Contém proteínas e substâncias aquosas na proporção de 16%. Não resiste ao aquecimento.
Banha: cadeias médias. Mais para saturada. Ponto de fissão próximo a
Gordura de boi: cadeias médias. Mais para saturada. Ponto de fusão próximo a 4O°.

Alimentos gordurosos de origem vegetal:

Margarinas: gorduras não saturadas que se saturam deliberailamente para torná-las sólidas, por um processo de hidrogenação. Cadeias médias e longas. São emulsões. Contêm 16% de substâncias aquosas. É melhor não esquentá-las. A vegetalina, quase inteiramente extraída da copra, erroneamente considerada como uma margarina, não é uma emulsão e pode ser esquentada. Ponto de fusão muito elevado: 500.
Óleo de oliva: bom equilíbrio. É antes de tudo insaturado (ácido oléico), cadeias médias. Suscetível de ser aquecido, se aceitarmos bem o gosto e o odor especiais. Ponto de fusão muito baixo: 10°.
Óleo de amendoim: um dos melhores. Muito equilibrado. Pode ser aquecido. Cadeias médias. Mais para o não saturado.
Óleo de milho: não saturado. Contém muito ácido linoléico (55%), logo vitamina F. Cadeias médias. Ponto de fusão baixo.
Óleo de girassol: assemelha-se muito ao óleo de milho.
Óleo de soja: rico em ácido linoléico, mas também em ácido linolênico. Bastante insaturado, demais talvez. Cadeias médias. Não suporta o aquecimento.
Óleo de colza: contém ácido erúcico, do qual se suspeita que favoreça o aparecimento de lesões cardíacas. Só é utilizado pelo organismo em 50%. Suporta mal o aquecimento.

 

alimentos-gordurosos

 

Gorduras Boas

Uma boa substância gordurosa tem um ponto de fusão não muito elevado. Seus ácidos gordurosos são mais de cadeias curtas e não muitos saturados. Seu valor nutricional (teor em vitamina F ou A) é bom.
Reserve um lugar particular para a manteiga crua (de 15 a 20 gramas por dia) e utilize óleo de oliva, de amendoim ou de milho o resto do tempo. Os médicos consideram-nos como as melhores substâncias gordurosas.

Há gorduras mais saturadas e outras menos saturadas, conforme tenham uma maior ou menor capacidade de fixar outros elementos em suas moléculas. Quanto mais um óleo é saturado, menor é a sua facilidade de se transformar – tanto no bom sentido quanto no mau – e maior é a sua estabilidade. Sendo o tubo digestivo um laboratório de transformação, podemos compreender por que quanto menos for saturada uma substância gordurosa, melhor será sua absorção.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*