Alimentos que inteferem no surgimento de Coágulos no Sangue

Coma condimentos comuns para manter seu sangue livre dos perigosos coágulos. Existem alguns condimentos que desencorajam o acúmulo de plaquetas. Os mais potentes são: cravo, gengibre, cominho e açafrão. O cravo é mais forte do que a aspirina nesse aspecto.

CRAVO: O principal agente ativo do cravo provavelmente é o eugenol, que também ajuda a proteger a estrutura das plaquetas mesmo após sua “agregação”. Os condimentos atuam através do sistema de prostaglandi­na, de forma semelhante à aspirina, ao alho e às cebolas.

Por exemplo, todos os condimentos reduziram a produção de tromboxano, um poderoso agente promotor do acúmulo de plaquetas. Os compostos do gengibre são inibidores da síntese de prostaglandina, mais fortes do que a droga indometacina, conhecida por seu poder.

coagulo-no-sangue-alimentos

GENGIBRE: O gengibre realmente é um poderoso anticoagulante nos seres humanos, como descobriu Charles R. Dorso, M.D., da Faculdade de Medicina da Corneli University, após ingerir uma grande quantidade de Cabtree & Evelyn Ginger com geleia de toranja, que continha 15% de gengibre.

publicidade

Quando seu sangue não coagulou normalmente, ele reali­zou um teste, misturando gengibre moído com as plaquetas do seu próprio sangue e descobriu que estas ficavam menos pegajosas. O agente ativo era o gingerol, um componente do gengibre quimicamente semelhante à aspirina.

 

Beber vinho pode combater Doenças Cardíacas

 

A ingestão regular e moderada de vinho tinto du­rante as refeições parece promover atividades antitrombóticas, desestirnu­lando doenças cardíacas. Quantidades maiores ou bebedeiras podem esti­mular a formação de coágulos e a ocorrência de danos cardiovasculares. E importante beber o vinho tinto durante as refeições, para que ele possa agir diretamente sobre os fatores que promovem os coágulos no restante da refeição.

 

Consumo de Gordura é amigo dos coágulos no sangue

Se você não deseja coágulos em seu sangue, cuidado com a gordura. Inquestionavelmente, uma dieta alimentar rica em gordura ocasiona outros danos ao seu corpo, além de aumentar seu colesterol. O excesso de gordura também pode estimular a tendência de coagula­ção do sangue e de formação dos perigosos coágulos.

publicidade

vinho

Um estudo recente revelou que altas quantidades de gordura animal saturada e de determinadas gorduras vegetais poli-in­saturadas ômega-6, como óleo de milho, estimulavam a produção de fibrinogênio, formador de coágulos.

Em seu estudo, um grupo de adultos saudáveis que normalmente tinham uma dieta alimentar rica em gorduras passou a adotar várias dietas pobres em gordura (32% das calorias) durante duas semanas alternadamente.

Todas as dietas po­bres em gordura diminuíram em 10 a 15% a tendência à formação de coágulos. Muitas pesquisas também mostram que a gordura, princi­palmente a gordura animal, retarda a atividade de dissolução de coágulos.

Um estudo recente revelou que a gordura proveniente de uma refeição gordurosa permanece na corrente sanguínea durante cerca de duas horas, fomentando problemas.

Existem algumas terapias alternativas como a auto hemoterapia que ainda não foram comprovadas cientificamente.

Rotinas Saudáveis

As rotinas saudáveis poderão prevenir doenças respiratórias. Por isso, busque sempre uma vida ativa! Esportes, Músculação, Caminhas, Yoga, aprenda reiki… enfim, existem diversão opções para todas as idades.

publicidade