Café da Manhã Saudável – O que comer de manhã? (Cardápio)

O Café da Manhã só deve ser tomado de meia hora a uma hora após a ingestão da bebida matinal, com as seguintes observações: Quem faz trabalho sedentário, pelo menos uma ou duas vezes por semana não deve tomar o desjejum, mas somente a bebida matinal (escolher um dia de atividades amenas) para ajudar a manter o equilíbrio entre a ingestão, produção e eliminação de toxinas. Dali a algumas horas, havendo fome, comer frutas ou tomar suco natural. Quem faz trabalho braçal deve escolher um dia de pouca ou nenhuma atividade e suspender o desjejum, tomando apenas a bebida matinal. Um café da manhã saudável vai variar de pessoa para pessoa.

A dieta é o lastro de sustentação da saúde. O desjejum é a base desse lastro. Diz-se que deve ser uma refeição “forte”. Inegavelmente, preciso ser nutritivo. Ainda mais necessário, porém, é que seja bem assimilado. As sugestões que damos em seguido proporcionarão a você uma refeição matinal consideravelmente saudável. Como são variados os gostos e costumes, apresentamos várias opções.

ATENÇÃO: Antes de iniciar uma dieta, procure um médico. Um Café da Manhã Saudável pode não ser tão saudável para você caso tenha alergias ou doenças como diabetes ou colesterol alto.

CARDÁPIOS: Opções para um Café da Manhã Saudável

Café da Manhã Saudável

Café da Manhã – Exemplo 1

Coalhada (mais ou menos um copo) com frutas. Podem-se usar frutas, como maçã, pêra, pêssego, ameixa e banana (é melhor a banana-maçã e aconselha-se não misturar mais do que duas ou três frutas). Nesse caso, não usar pão. Todos deveriam usar esse desjejum pelo menos duas vezes por semana. E ideal para trabalhadores sedentários e estudantes, que podem adotá-lo regularmente, duas, três ou quatro vezes na semana).

Café da Manhã – Exemplo 2

Igual à anterior, com acréscimo de algumas fatias de pão integral bem assado ou torradas. Pessoas com atividade pouco mais intensa podem adotar regularmente esse desjejum. Se a atividade é excepcionalmente intensa (trabalho muito pesado, com grande gasto de energia), deve-se ainda acrescentar mel.

Café da Manhã – Exemplo 3

Igual à opção 1, em que se acrescentam também pão ou torradinhas integrais, e além disso, algumas amêndoas, sementes de girassol, nozes, castanhas-do-pará ou castanhas de caju. Esse desjejum é indicado para pessoas de atividade braçal ou em regimes para engordar. Outrossim, é preferível no inverno, dado o maior teor de gordura e calorias.

Café da Manhã – Exemplo 4

Frutas com torradas (ou pão integral), sem coalhada. Como o consumo freqüente e excessivo de laticínios é contra-indicado por sua ação mucogênica (produz muco), é bom variar o desjejum, adotando-se essa opção simples algumas vezes na semana. No inverno podem-se acrescentar algumas oleaginosas. Mesmo nas estações mais quentes podem-se, eventualmente, usar 7 ou 8 amêndoas para efeito de complementação nutricional. Pessoas ativas e trabalhadores braçais podem acrescentar mel puro.

Café da Manhã – Exemplo 5

Igual à anterior, com o acréscimo de um pouco de requeijão ou queijo fresco em seu Café da Manhã Saudável, que pode ser passado no pão. Como o requeijão é também derivado lácteo e, portanto, mucogênico, essa opção deve substituir as de número 1 a 3 (substituir a coalhada) e não ser usada mais do que duas ou três vezes por semana. Pode-se usar maior quantidade de requeijão em climas frios. Não recomendamos misturar mel ou oleaginosas com requeijão. É passável, entretanto, acrescentar, esporadicamente, algumas nozes ou amêndoas.

Café da Manhã – Exemplo 6

Um ótimo exemplo de Café da Manhã Saudável são as Frutas com mingau de cereal (preparado com água e frutas frescos ou secas ou leite magro). Podem-se usar trigo-sarraceno, aveia, fubá, cevada ou papa de arroz integral. Em situação de maior gasto de energia (crianças e trabalhadores braçais) pode-se acrescentar mel. Esporadicamente, pode-se tomar um pouco de coalhada ou usar algumas amêndoas. O uso de complementos, como mel e amêndoas, sempre obedecerá a três fatores:

1. Necessidade nutricional (gestantes, nutrizes, crianças e pessoas em dieta para engordar têm maior necessidade nutricional).

2. Clima (no frio, é preciso ingerir alimentos mais concentrados em calorias, com maior teor de gordura, como requeijão e oleaginosas).

3. Atividade física (quem despende mais energia no trabalho e no esporte precisará, obviamente, de dieta mais energética).

Café da Manhã – Exemplo 7

Esta é, na verdade, um conjunto de opções que variarão em função do gosto e criatividade de cada um, desde que se observem os regras básicas da boa alimentação. Podem-se usar, por exemplo, frutas ou suco de frutas. Preferindo-se o suco, para efeito de boa mastigação, ele deve ser usado separadamente.

E melhor não adoçá-lo.Em relação às frutas, não usar as ácidas ou hiperídricas juntamente com cereais (laranja, abacaxi, melancia e melão não combinam com cereais, de acordo com o princípio naturista de alimentação). Como variação gastronômica, há inúmeras possibilidades que podem ser usadas esporadicamente: tortas e doces naturistas, cremes para passar no pão,.

A regra geral para essa opção é que preparações mais elaboradas (como doces, tortas e cremes), cuja digestão é também mais laboriosa, não devem ser usadas liberalmente. Como se trata de prato especial e saboroso, caímos facilmente na tentação de ingerir excesso, o que certamente será desastroso para a digestão e para os gordinhos.

Café da Manhã – Exemplo 8

Usar uma só qualidade de fruta, ou suco de fruta, ou, ainda, ficar só com a bebida matinal ou água-de-coco ajuda a conservar o organismo em ótimas condições de funcionamento. Como exemplos de frutas que podem ser ingeridas sem acompanhamento de outros alimentos, citamos: ameixa, laranja, abacaxi, melão, melancia, uva, figo, manga. Escolher um dia em que o nível de atividade não seja intenso. Se você fizer isso num dia de trabalho braçal extenuante, ou de longas caminhadas, com certeza se sentirá mal. A freqüência dessa opção dependerá de cada situação. Em condições normais, uma ou duas vezes por semana é o bastante. Obesos em atividades sedentários e pessoas muito intoxicadas pelo sistema moderno de alimentação poderão adotá-la em seus Café da Manhã Saudável mais vezes.

Leia Também:

Reeducação Alimentar – Cardápio e Como Começar

Alimentação Saudável – Dieta e Comidas Saudáveis

 

 



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*