Reeducação Alimentar – Cardápio e Como Começar

São muitos os métodos para perder peso, desde os mais extremos (dietas mirabolantes) aos velhos conhecidos, como a reeducação alimentar e pratica de atividade física.

A reeducação alimentar vai muito além de se atingir um peso ou medidas desejadas, ela envolve muitos aspectos da nossa vida (rotina, preferências alimentares, crenças alimentares), pois está ligada aos nossos hábitos, e tudo que envolve aquilo que estamos acostumados a fazer ou comer diariamente acaba sendo normalmente mais difícil de ser alterado.

O que é a Reeducação Alimentar?

A reeducação alimentar, como o próprio nome já diz, significa educar novamente, ou seja alterar velhos conceitos, hábitos e paradigmas sobre a forma como nos alimentamos.

A reeducação alimentar é a principal ferramenta para se atingir uma perda de peso duradoura e melhor qualidade de vida, pois na grande maioria dos casos não se objetiva atingir metas a curto prazo, e sim em adquirir novos hábitos alimentares para serem mantidos pelo resto da vida, diferentemente de dietas que raramente conseguimos manter por períodos mais prolongados, seja pelo excesso de restrição de alimentos, monotonia de alimentos, ou até pelos malefícios que algumas dietas podem causar a nossa saúde se mantidas por muito tempo.

reeducacao-alimentar

 

Vantagens e Benefícios da Reeducação

Uma das grandes vantagens da reeducação alimentar em relação as dietas é que, como a reeducação alimentar não visa resultados rápidos, como uma grande perda de peso em curto período de tempo, os resultados obtidos são normalmente mantidos, pois são provenientes de mudanças graduais e individualizadas a real necessidade de cada um.

Quem já fez alguma dieta sabe que mais difícil que perder peso em si é manter o peso perdido e após o término de muitas dietas é comum acontecer o famoso “efeito sanfona”, aonde o indivíduo recupera rapidamente o peso perdido e pode acabar entrando num ciclo de perda e ganho de peso rápido através das dietas.

Além disso, diferente de dietas pré-estabelecidas em que apenas seguimos o deve ser ingerido em horários e quantidades determinadas, a reeducação alimentar proporciona uma consciência não só do que comer, mas do por que comer ou não comer algum alimento, quais benefícios ou malefícios aquele alimento/ nutriente traz para nosso corpo, trazendo um entendimento maior sobre nossa alimentação. E creio que a partir do momento que entendemos o que comemos nos tornamos capazes de fazer escolhas mais conscientes daquilo que ingerimos.

O que é Proibido ou Permitido?

Na reeducação alimentar a moderação é uma palavra chave, pois nada é totalmente proibido ou permitido, por exemplo: se você adora comer doces, que costumam ser ricos em açúcar simples, gordura e apesar de estarem associados a uma série de malefícios a saúde, ninguém ficará a vida toda sem comer algum doce; então a reeducação alimentar serve para conciliar nossas necessidades reais com nossos desejos, sendo assim flexível e adaptável, levando em consideração vários aspectos, ao contrário de dietas fixas.

Ainda, a reeducação alimentar pode ser trabalha de várias formas, deste a nível individual, como em consultas com um profissional por exemplo, até a atividades em grupo, envolvendo dinâmicas, palestras, jogos.

Então se você busca não só perda de peso, mas principalmente qualidade de vida e saúde a reeducação alimentar é fundamental! E para que essa nova educação acontece de forma correta e saudável é imprescindível a orientação de um profissional da saúde devidamente capacitado.

Diferenças entre Reeducação Alimentar e Dietas

Algumas diferenças importantes entre a reeducação alimentar e dietas:

Reeducação Alimentar

Dietas

  • Atingir objetivos a longo prazo
  • Atingir objetivos a curto prazo
  • É individualizado de acordo com as necessidades alimentares do individuo
  • Não leva em consideração as necessidades alimentares do individuo
  • Visa mudanças alimentares a serem mantidas a longo prazo
  • Normalmente devem ser feitas por curto período de tempo
  • Preza pela saúde e alimentação balanceada
  • Normalmente promove restrições alimentares importantes
  • Perda de peso gradual e sustentável
  • Perda de peso rápida, efeito sanfona



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*