Tapioca Engorda? Quantas Calorias Tem e seus Benefícios

 

De origem indígena, com grande popularidade no nordeste e norte do Brasil, a tapioca é feita da fécula da mandioca, mais conhecida como goma ou polvilho, sendo um alimento tipicamente brasileiro.Nunca se ouviu tanto falar deste alimento como nos dias atuais, amplamente consumido por praticantes de atividades físicas e/ou pessoas que buscam perder peso, a tapioca ganhou lugar na mesa dos brasileiros.Por isso, surgiu a dúvida: tapioca engorda?

 

Quantas Calorias possui uma Tapioca?

tapioca-engorda

Uma colher de sopa de tapioca (sem recheio) possui aproximadamente 35 calorias, além de possuir baixo teor de sódio, é livre de glúten, gordura e lactose. O que faz dela um bom substituto do pão, por exemplo.

Em termos nutricionais a tapioca é um alimento fonte de carboidratos simples, ou seja, de rápida digestão e absorção, sendo assim uma ótima fonte de energia,  por isso a grande popularidade entre praticantes de atividades física.

Tapioca engorda?

Por ser um alimento que possui calorias, apesar de poucas, a tapioca pode sim engordar. Mas não se desespere, isso irá depender principalmente da quantidade a ser consumida e modo de preparo e recheio dela. Exemplo: se você utilizar manteiga ou recheios altamente calóricos isso poderá contribuir para uma ganho de peso, da mesma forma que se você adicionar alimentos fontes de fibras, nutrientes, proteínas magras, elevando assim seu valor nutricional, ela pode ser tornar uma boa aliada na perda de peso.

 

Cuidados no consumo da tapioca

Como foi dito, a grande armadilha da tapioca é o recheio, pois é ele que irá agregar importante parte das calorias e nutrientes para este alimento, então é preciso atenção redobrada para não se enganar achando que está comendo um alimento saudável e pouco calórico, se você cometer excessos no recheio.

Por exemplo, recheando uma tapioca com apenas 2 colheres de sopa de leite condensado e 2 colheres de sopa de coco em flocos, você estará adicionando cerca de 210 calorias o seu alimento!

Outro fator importante é que devido ao fato da tapioca ser de rápida digestão e absorção, ela tem um poder de saciedade pequeno, ou seja, você logo pode sentir fome, então uma dica importante é adicionar a massa ou ao recheio da tapioca alimentos fontes de fibras como a linhaça, chia, aveia, quinoa.

Vale lembrar também que a tapioca é um alimento de alto índice glicêmico, o que significa que ela eleva o teor de açúcar no sangue de forma rápida, o que pode ser um contra indicativo para pessoas com diabetes, para este caso, a adição de fontes de fibras citado anteriormente é uma boa alternativa para diminuir o índice glicêmico da preparação.

 

Qual melhor horário para comer a tapioca?

Devido a sua versatilidade ela pode ser consumida a qualquer momento do dia, seja no café da manhã, lanches e até como uma refeição, neste caso vale incrementar no recheio, utilizando alimentos fontes de proteínas (ex: carnes magras, frango, peixe), e acompanhar com uma salada diversificada em folhas e legumes.

 

Dica para uma tapioca magrinha

De sabor suave e neutro, é um alimento bastante versátil na cozinha, podendo ser utilizado tanto em preparações doces como salgadas.Uma dica importante é utilizar uma frigideira antiaderente, assim você dispensa o uso de qualquer tipo de gordura na preparação da sua tapioca!

Opções de recheios saudáveis para sua tapioca:

  • Frango desfiado com creme de ricota
  • Ricota com tomate e ervas
  • Salmão com requeijão light e azeitonas
  • Ovo mexido com espinafre
  • Atum com cebola, cenoura ralada e uvas passas
  • Queijo branco com geléia sem açúcar
  • Banana com canela e mel
  • Manga e maçã em cubos e raspas de limão

imagem: uol.com.br



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*