Bursite – O que é? Tem Cura? Sintomas e Tratamento

A inflamação dolorosa da bursa se chama bursite. A bursa (bolsa) é um saco cheio de líquido que ajuda a proteger os músculos, os ligamentos, os tendões, e a pele que está em atrito com o osso. Há bursas em todo nosso corpo, mas nas partes em que é mais comum que ocorram as inflamações são as do quadril, ombro, cotovelo, joelho e calcanhar.

É causada por golpes ou contusões, pressão repetida ou excesso de uso. Pode ser desenvolvida depois de uma atividade a qual você não está acostumado ou depois de fazer muito uma atividade que já está acostumado. Se você não tem feito nada no jardim, e começa a passar a enxada por várias fileiras, essa atividade pode lhe causar bursite agudao, os nadadores que nadam 4.600 metros ao dia estão bem até que aumentam para 6.900 metros ao dia.

Algumas vezes a bursite pode aparecer sem que se tenha ideia do que a está causando. Tudo o que você sabe é que tem dor. Pode ocorrer de forma espontânea sem ter nenhum evento que a provoque, e mesmo ao fazer alguma atividade que você já fez milhões de vezes.

Bursite – Tratamento Médico

O primeiro passo para o tratamento correto da condição deve ser um exame físico realizado por um especialista, o qual é frequentemente acompanhado de radiografias. Se uma pessoa tem muita dor no ombro, e se a dor interfere nas suas atividades ou em dormir, é melhor que seja examinado logo por um médico.

 

Dicas para Bursite no Quadril, Ombro, Joelho…

A boa notícia é que uma vez que você diminua suas atividades, os sintomas começam a desaparecer. Aqui está como acelerar o processo de recuperação:

Dê um descanso

A dor da bursite pode desaparecer completamente depois de alguns dias de descanso da articulação. Isto não significa suspender todo o movimento. Principalmente num ombro, a imobilização pode “paralisar” a articulação com tecido fibroso e tecido cicatrizado. Simplesmente fique com calma e trate de evitar a atividade que lhe trouxe a dor.

Compre sapatos novos

Se tem bursite no calcanhar, provavelmente apareceu porque os sapatos não lhe calçam bem. A solução é simples: Tire esses sapatos e coloque um par que fique melhor.

Faça um mudança

Se tem bursite no cotovelo ou no joelho, troque a atividade que a causou ou use alguma proteção. Troque os sapatos, coloque protetores para os joelhos, ou para os cotovelos—não se encoste no cotovelo ou engatinhe de joelhos.

Preste Atenção  a Dor no Ombro

Não se precipite em atribuir sua dor no ombro a uma bursite, especialmente se sua condição não melhora depois de alguns dias de descanso. Há muitas doenças nas quais a dor no ombro é um sintoma, e em nenhuma delas se deve ignorar a dor e o inchaço. Os cirurgiões ortopédicos especialistas em problemas dos ombros dizem que o tratamento não se deve deixar por conta dos pacientes ou médicos não especializados.

 

Reduza a inflamação

Tome duas pastilhas de aspirina 325 mg quatro vezes ao dia para reduzir o inchaço da bursa. Outra alternativa é o ibuprofeno. Mas evite se estiver tomando medicamentos para a pressão arterial ou se tiver problemas renais.

Não use acetaminofen

A diferença da aspirina com o ibuprofeno, é que este analgésico vendido sem receita não é anti-inflamatório, e portanto não tem muito efeito na bursite. “Muitas pessoas traduzem mentalmente aspirina como Tylenol. Assim, é melhor dizer aspirina corrente, para evitar a confusão.

Coloque gelo

O gelo reduz o inchaço ao reduzir a rapidez com que o sangue flui até a área. Deixe uma compressa de gelo envolta numa toalha fina sobre a articulação, por uns 20 minutos—duplique o tempo se a bursite for profunda no ombro.

Aqueça

Depois de o inchaço inicial ter baixado, o calor proporcionado por uma bolsa de água quente ou uma compressa quente não somente vai fazer você se sentir melhor como também vai eliminar o excesso de líquido ao aumentar a circulação. O calor aumenta o fluxo de sangue, recolhe o excesso de líquido e o tira da área.

Faça alguns exercícios

Manter o alcance do movimento da articulação é importante, portanto, alguns exercícios são parte necessária do tratamento. É para manter o movimento de maneira menos extenuante. Mesmo que a maioria destes exercícios devam ser receitados pelo médico, há alguns que você mesmo pode fazer.

Um exercício efetivo para bursite do ombro é o movimento de pêndulo. Para fazer este exercício, curve-se na cintura, e apoie seu peso encostando seu braço bom contra uma mesa ou uma cadeira. Balance o outro braço para frente e para trás e depois em círculos a favor e contra o movimento do relógio.

Brinque de aranha

Outro exercício que pode fazer para recuperar o movimento do ombro é colocar a mão na parede e fazer com que suba como se fosse uma aranha na parede. Este movimento deve ser feito lentamente. Se o movimento não é lento e gradual, o exercício trará mais prejuízo que benefício.

Use uma escada de mão

Alcançar algo que esteja sobre a cabeça, empurrar ou tirar algo que esteja ao mesmo nível ou sobre o ombro pode piorar a dor do ombro. O conselho é: Use uma escada de mão, mas o melhor mesmo é que outra pessoa alcance essa prateleira alta ao invés de você.

 



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos