Causas e tratamentos para Reações Alérgicas

reações-alérgicas-tratamentos.
Alergia é uma sensibilidade anormal a substâncias que comumente causam pouca ou nenhuma irritação nas pessoas normais. De modo geral, as alergias são incômodas, mesmo em suas formas mais brandas. Eventualmente uma sensibilidade acentuada a determinada droga pode ser fatal. Nesse artigo saberá mais sobre: Causas e tratamentos para Reações Alérgicas.

As alergias desenvolvem-se em qualquer idade. Contudo, ocorrem com mais frequência na infância. Uma pessoa que nunca foi alérgica pode repentinamente desenvolver uma alergia. Em alguns casos, a alergia só se desenvolve depois de contato prolongado com certas substâncias. Distúrbios emocionais, fadiga excessiva e infecção também estão entre as principais causas predisponentes ao desenvolvimento abrupto de sintomas alérgicos em pessoas que nunca apresentaram tais sintomas. As transformações que ocorrem num indivíduo na puberdade, na menopausa ou durante a gravidez também influem no desenvolvimento da alergia e na ocorrência de sintomas futuros.

Causas das Reações alérgicas.

Quase tudo o que se toca, inala e engole pode causar uma reação alérgica. As substâncias que produzem alergia são chamadas alérgenos. Existem centenas de alérgenos em potencial.

O pólen de plantas, gramas e ervas, esporos de fungos, poeira, pelo de animais, penas, certos alimentos. Drogas, soros, antitoxinas, corantes, cosméticos, plásticos e outras numerosas substâncias químicas usadas no lar e na indústria, assim como picadas de insetos também podem causar alergia.

Através de espirros seguidos, congestionamento nasal, respiração ofegante ou curta, coceira na pele, grandes inchaços e urticária. Também pode manifestar-se através de vômito, diarreia, cólicas abdominais, dores de cabeça, erupções fortes e outros sintomas. Se não forem tratadas, podem transformar-se em asma.

É importante diagnosticar imediatamente um caso de alergia?

O tratamento de certas alergias em seus estágios iniciais evita complicações mais graves, como asma ou doenças pulmonares permanentes. Isso é muito importante para as crianças, que podem sofrer sérios transtornos em seu desenvolvimento, se as alergias não forem tratadas logo.
a) Rinite alérgica perene e rinite vasomotora;
b) asma bronquial;
c) eczema (dermatite atópica);
d) urticária e urticária gigante (angiodema);
e) dermatite de contato, como a que é provocada pela urtiga;
f) enxaqueca.

Tratamentos da Alergia

Em alguns casos, uma série de injeções hipossensibilizantes pode curar completamente o indivíduo. Pode-se obter, às vezes, um grau de dessensibilização que torna desnecessário o tratamento permanente. Contudo, muitas pessoas devem ser tratadas enquanto o alérgeno continuar a causar sintomas.

Possíveis tratamentos para evitar as reações alérgicas

Evite as substâncias que as provocam. A pessoa que conhece sua propensão a alergias pode, por exemplo, manter-se longe da poeira e do pólen, não respirar odor de tintas, evitar a fadiga e o excesso de tensão emocional.

Pode-se evitar as alergias em crianças hereditariamente predispostas a alergias incomuns, usando leite fervido ou leite em pó, que apresentam menor probabilidade de causar alergia do que o leite cru. Os alimentos novos devem ser acrescentados um por um à dieta do bebê, para que a mãe possa perceber se há reação alérgica. Só mais tarde se introduzem comidas sólidas, como ovo e peixe.

Tanto quanto possível deve-se evitar poeira no quarto e nos brinquedos, e manter a criança afastada de animais como cachorros, gatos e pássaros e até mesmo bichos de pano. É muito importante informar o pediatra sobre os casos de alergia na família.
Considera-se hereditária apenas a tendência a desenvolver a doença, e não a doença propriamente dita. Isso significa que uma criança, cujo pai ou mãe sofre de alergia, está mais propensa a ser alérgica.

Imagem: maejovem

 

Leia Também:



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*