Cirurgia de Catarata – Como é feito? Quando Custa – Preço

Nesse artigo você saberá detalhes sobre a cirurgia da catarata.

O único tratamento eficaz para a catarata é a extração cirúrgica do cristalino. De modo geral, a operação pode ser tanto intracapsular (retirada do cristalino e de sua cápsula) como extracapsular (extração do cristalino é da parte anterior da membrana). Nas cataratas infantis, porém, dada a ausência de dureza do núcleo, usa-se uma técnica especial chamada discisão. Nela pratica-se apenas uma incisão em cruz sobre o cristalino, fragmentando-o. Os fragmentos são depois aspirados com uma agulha especial.

Já na catarata senil e em algumas traumáticas, pode-se utilizar tanto a intervenção intracapsular, ou total, como a extracapsular, ou parcial.

catarata-congetina

OPERAÇÃO TOTAL DA CATARATA

Com a intervenção intracapsular, realiza-se a retirada do cristalino com sua cápsula íntegra. A anestesia poderá ser geral ou local. Após a anestesia faz-se uma incisão ao nível do limbo, na câmara anterior do olho, introduzindo um instrumento chamado faca de Graefe e fazendo-o sair novamente pelo limbo, porém, do lado oposto.

Passando por cima da fris, corta-se a córnea ao longo do limbo, o que forma uma abertura em arco que corresponde, aproximadamente, a meia circunferência da córnea. Uma vez feita a incisão, dá-se um ponto no centro do corte. No entanto, esse ponto não é apertado, pois sua aplicação é uma medida de segurança para poder fechar rapidamente a ferida e evitar a possível saída do humor vítreo.
Em seguida, levanta-se ligeiramente a córnea, prende-se a fris com uma tesoura especial (tesoura angulada) e corta-se, então, um pequeno pedaço da fris. Depois disso, a câmara anterior do olho já está aberta e pode-se introduzir uma pinça especial que deverá prender o cristalino; com movimentos laterais de vaivém; rompem-se as pequenas fibras que fixam o cristalino ao corpo ciliar.

Dessa forma, o cristalino fica livre e pode ser retirado. Extraído o cristalino, a incisão é suturada.

INTERVENÇÃO PARCIAL DA CATARATA

O método extracapsular consiste na retirada do cristalino com sua cápsula anterior, deixando em seu lugar a cápsula posterior.

A técnica cirúrgica desse método é semelhante à do intracapsular até o ponto em que se pratica a incisão na íris. Após a incisão, penetra-se na câmara com um instrumento cortante em forma de gancho, para fazer um corte na cápsula anterior do cristalino.

Em seguida, com uma pinça, retira-se uma parte da cápsula anterior e extrai-se a porção afetada do cristalino. Se algumas partes ficarem na câmara anterior, poderão ser aspiradas com a agulha-cânula. Por fim, amarra-se o ponto preparado anteriormente e completa-se a sutura.

Preço – Quanto Custa

Vários fatores afetam o preço de uma cirurgia da catarata: hospital, médico, cidade, riscos do paciente… etc Uma pesquisa na internet apresentou valores em torno de 3 mil reais. Porém, é necessário fazer uma consulta com seu médico para ter certeza do valor atualizado.

Leia também:

TIPOS DE CATARATA: Congêtina, Traumática: Tratamento e Cirurgia



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos