Cistite – Infecção na bexiga | Causas e Tratamento

Você tem que ir, e tem que ir agora mesmo. Quando pensa nisso, parece que está indo a cada 15 minutos desde que acordou esta manhã. E todas as vezes, tem sido a mesma história. Não sai muito, mas arde demais. O que está acontecendo? Se você tem dor ou ardor ao urinar, desejos frequentes de urinar, e/ou sangue na urina, existe a possibilidade de que tenha uma infecção na bexiga (que também se chama cistite ou infecção das vias urinárias). Estes sintomas podem estar acompanhados por dor no abdômen, febre e calafrios, e uma sensação de mal-estar em todo o corpo.

As infecções da bexiga são causadas por invasão de bactérias na bexiga e nas vias urinárias. Normalmente, a urina na bexiga é estéril . No entanto, contaminar-se com bactérias, poderá desenvolver uma infecção da bexiga.

Se você é uma mulher que sofre de infecções da bexiga, não é a única. As mulheres tendem a sofrer mais de infecções na bexiga do que os homens, porque a uretra feminina, o tubo que vai da bexiga até o exterior do corpo, tem somente mais ou menos 3,9 centímetros de comprimento—distância curta de viagem para as bactéria.

Frequentemente, as vias urinárias se contaminam com Escherichia coli, bactéria que normalmente se encontra no intestino e na área do ânus. Em mais ou menos 10 a 15 por cento dos casos, as infecções da bexiga, são causadas por outro organismo, Chlamydia trachomatis.

As mulheres também sofrem mais de infecções da bexiga porque as relações sexuais podem irritar a uretra e contribuir para o transporte de bactérias da área anal e vaginal até a bexiga. Na realidade não sabemos exatamente porque as relações sexuais aumentam o risco de infecções da bexiga. Achamos que elas podem fazer com que os tecidos da bexiga fiquem mais receptivos a ter uma infecção ou fazer com que mais bactérias viagem para a uretra.

As mulheres que usam o diafragma para controle de natalidade, também correm mais riscos de infecções na bexiga. O diafragma faz pressão contra o colarinho da bexiga, inibindo a urina normal. A medida que o fluxo da urina diminui, aumenta a pressão na bexiga, e a bexiga não pode se esvaziar completamente. Logo, a urina acumulada atua como meio de cultivo para as bactérias.

As mulheres grávidas são mais suscetíveis a sofrer de infecções da bexiga. As mudanças hormonais da gravidez e a pressão exercida pelo útero sobre a bexiga e as uretras (os dois tubos que levam a urina dos rins para a bexiga) colocam em maior risco as mulheres grávidas.

 

cistite-infecção-na-bexiga

 

Os homens também podem sofrer desta doença. As infecções primárias da bexiga nos homens não ocorrem sem mais nem menos, porque a bexiga está bem protegida. Mas a próstata está situada diretamente em frente da bexiga e as bactérias podem entrar nela com relações sexuais, traumas como o do atrito no assento de uma bicicleta, ou algum outro tipo de bloqueio podem provocar uma infecção na próstata. Depois a infecção da próstata pode viajar ‘corrente acima’ por assim dizer, e infectar a bexiga.

Nos homens, geralmente a infecção da próstata se sente como estar sentado num tijolo. Quando a infecção se estende para a bexiga, os sintomas de irritação, frequência urinária, dor e ardor ao urinar se unem a sensação de dor no traseiro. Frequentemente, as infecções da bexiga podem ser tratadas em casa com os conselhos a seguir, próprios para serem seguidos por nós mesmos.

No entanto, se seus sintomas continuam por mais de 24 horas, se os remédios caseiros não estão funcionando, ou se você suspeita que seus sintomas podem ser devido a uma doença transmitida sexualmente ou a outra infecção, procure o seu médico.

Dicas para quem tem Infecção na Bexiga

Tome muito líquido. Ao primeiro sinal de infecção da bexiga, comece a tomar água e não pare. recomenda-se que durante as primeiras 24 horas beba pelo menos um copo de água de 240 ml, a cada hora. Em geral, as pessoas que sofrem de infecções seguidas da bexiga não tomam líquido suficiente. Mesmo que não tenha uma infecção ativa, deve adquirir o hábito de beber oito copos grandes de água todos os dias.

Beber muito líquido não só ajuda a diluir a urina, mas também dá menos força as bactérias, como também tem um efeito de “lavagem” nas bactérias. Quanto mais bactérias forem eliminadas pela lavagem, menos irão se reproduzir.

No entanto,  as pessoas que sofrem de incontinência urinária não deveriam aumentar os líquidos que tomam Ela diz, que o aumento pode piorar a infecção da bexiga e a incontinência.

Tome um coquetel de uvas-do-monte. Se não experimentou antes o sabor agridoce do suco de uvas-do-monte-, agora é o momento de fazê-lo. O suco de uvas-do-monte (sem açúcar) pode tornar mais ácida a urina e fazer com que seja menos propícia para o crescimento das bactérias. Beber suco de uvas-do-monte é também uma maneira de aumentar seu consumo de líquidos.

Não Segure a Urina por Muito Tempo

Muitas pessoas não urinam quando sentem a necessidade pela primeira vez, porque é inconveniente ou porque não dá tempo, nem é o lugar apropriado. Veja o caso de uma pessoa que sai do trabalho, bebe algumas xícaras de café ou toma cerveja, e logo entra na estrada bem na hora de maior trânsito. Sente a necessidade de urinar, mas não pode sair da estrada. Quando finalmente chega em sua casa e urina, o faz com dificuldade e arde. No dia seguinte, está chamando seu médico por causa de uma infecção na próstata.

Reter a urina faz com que ela se concentre na bexiga, criando um meio perfeito para o desenvolvimento das bactérias. Em homens maduros, reter a urina pode causar congestão, inflamação, infecção e obstrução da próstata e algumas vezes leva a uma infecção na bexiga.

Não urinar quando sente a necessidade pela primeira vez também faz com que a bexiga se dilate e se estenda. Essencialmente, a bexiga é um músculo oco. Se você o estende repetidamente, ele não se esvaziará por completo e irá criar um lugar onde as bactérias podem crescer.

Cistite – Procure um Médico se…

  • Tem uma história clínica de doenças dos rins
  • É diabético
  • Está grávida ou pode estar grávida
  • Tem ataques de tremores ou tem vomitado
  • Tem sintomas e febre
  • Tem sangue na urina
  • Teve uma lesão abdominal ou nas costas
  • Tem pressão arterial alta
  • Desconfia que tem uma doença transmitida sexualmente.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos