Cólica Fora do Período Menstrual – causas e doenças

colica-fora-do-periodo-menstrual

 

Dores e cólicas fora do período menstrual ou cólica acompanhada de febre, corrimento ou dores na relação podem ser sintomas de doenças como a endometriose, mioma ou até inflamação pélvica. A primeira coisa a se fazer nesses casos é procurar um médico.

As mulheres que têm cólicas menstruais começam a tê-las quando começam a menstruação pela primeira vez, ou entre o 1° e o 2° ano do começo da menstruação. Portanto, se você nota uma mudança importante, deveria ser examinada para ver se não há alguma causa secundária das cólicas.

As cólicas secundárias também tendem a ser cólicas muito intensas e geralmente estão acompanhadas de náusea, vômitos, e diarreia. Também podem aparecer com dor nas costas e com uma dor que chega pelos músculos. As causas das cólicas secundárias poderiam incluir endometriose (a presença de tecido endométrico em lugares aonde geralmente não se encontra), congestão pélvica, varizes pélvicas, infecção pélvica, fibromas (tumores benignos na parede uterina) entre outros.

As cólicas secundárias causadas por fibromas tendem a ocorrer durante a ovulação, enquanto que as causadas por endometriose podem ocorrer durante todo o mês. Com a congestão pélvica ou as veias Pélvicas, as cólicas tendem a ocorrer quatro ou cinco dias antes do fluxo menstrual propriamente dito. Ainda que você possa sentir algum alívio das cólicas secundárias tratando-se sozinha, a condição subjacente que as causa realmente necessita ser tratada por um médico. Adverte-se que fazer exercício na realidade pode agravar as cólicas secundárias.

publicidade

 

Algumas Doenças que podem causar Cólica fora do Período Menstrual

 

Mioma – Tumores belignos que atingem grande parte da população feminina. Procure um médico para saber quais os procedimentos e avaliar se há necessecidade de cirurgia.

Endometriose – doença inflamatória provocada por células do endométrio. O tratamento para a endometriose pode ser feito por meio de medicamentos ou cirurgia.

Pólipos Endocervicais –  Atinge cerca de 10% das mulheres, sendo a maioria delas com mais de 40 anos.  Esses pequenos tumores causam sangramento nas mulheres que os possuem.

publicidade
publicidade

 

Be the first to comment

Leave a Reply