Como prevenir Doenças – Medidas de Prevenção: Alimentos e Vacina

vacina-prevenir-doencas

 

Durante séculos, o tratar os enfermos foi a tarefa principal dos médicos. Um melhor conhecimento das causas e meios de transmissão das enfermidades, permitiu em muitos casos evitar sua aparição em lugar de apenas curá-las ou aliviá-las. A melhor forma de se manter saudável é tomar medidas para prevenir doenças.

Não é melhor, porém, evitar uma difteria ou febre tifoide, do que o melhor tratamento que possa instituir-se para essas enfermidades? Uma vez atacado o ser humano por uma enfermidade, o melhor tratamento não pode evitar certa quantidade de sofrimento físico e mental, além da incapacidade que produz para o trabalho e os gastos que ocasiona.

Em certos casos pode a vida correr perigo, e a enfermidade, já desaparecida, deixar às vezes, rastos no organismo. Melhor é prevenir que tratar. Sintetizando, diremos que apesar dos erros que possamos haver cometido no passado, e da herança que faz que certos órgãos estejam predispostos para enfermar, podemos e devemos levar vida saudável, que não somente nos permitirá sentir-nos melhor, mas acrescentar-nos anos de vida à existência.

Exames periódicos

O exame médico periódico, com o objetivo de descobrir enfermidades antes de que produzam sintomas marcantes ou lesões irreparáveis. Não havendo sintomas anormais, um exame médico cada ano, e outro feito pelo dentista de seis em seis meses, são suficientes.

Prevenindo doenças de forma natural

Uma alimentação saudável, sem dúvidas é uma das melhores formas de se manter saudável. Certos alimentos podem ajudar a manter o seu sistema imunológico forte. Se você está procurando maneiras de evitar resfriados do inverno e gripe, seu primeiro passo deve ser uma visita ao seu supermercado local. Planeje suas refeições para incluir esses 15 potentes impulsionadores do sistema imunológico. Confira aqui alguns desses alimentos.

Vitamina C

A vitamina C desempenha um papel importante na nossa infantaria, nosso sistema imunológico inato. Isso ajuda os soldados leucocitários a engolir e destruir patógenos inimigos.

Vitamina D

A vitamina D pode ser consumida através de banhos de sol (fazendo uso de protetor solar). O consumo dessa vitamina de forma regular e adequada ajuda a melhorar nossas barreiras físicas, particularmente nossas barreiras químicas. 

Zinco

O zinco pode ser encontrado em carnes, peixes e em cereais em geral. A ingestão inadequada de zinco foi associada a um sistema imunológico reprimido.

 

Vacinas: Medida Pública de Prevenção de Doenças

As medidas de prevenção de doenças individual e coletiva que as autoridades sanitárias do país ou nosso médico nos aconselhem para nosso bem e o de nossos semelhantes. Como exemplo a importância a prevenção de doenças, podemos citar a varíola.

Mesmo quando a pessoa esteja gozando boa saúde e leve vida saudável, aumentando assim as defesas do organismo contra as enfermidades, é muito provável que, se se puser em contato com um enfermo de varíola, adquira esta enfermidade, a menos que haja sido vacinada.

Para quem haja lido a cerca do horror das epidemias de Varíola que afligiram a humanidade durante milênios, atacando com freqüência até 95% dos que não a tenham tido previamente, matando em certos casos até uma quarta parte dos afetados, ocasionando às vezes, cegueira e, sempre, marcas indeléveis de pele; é difícil compreender a oposição de certas pessoas à vacinação antivariólica.

Não é, acaso, preferível ter uma ou duas pústulas de vacina com apenas uma leve incomodidade, do que ter varíola? Esta enfermidade já teria desaparecido inteiramente do planeta, se se houvessem praticado em toda parte a vacinação e revacinação.

Outras enfermidades, cuja prevenção é fácil, são: difteria, impaludismo, anquilostomíase, febre tifoide, poliomielite, febre amarela, etc. A tuberculose também pode ser evitada, usando-se a vacinação pelo B.C.G.

Consciência

A tendência tão humana de não fazer as coisas tão bem como sabemos e podemos, observa-se especialmente no que se refere à conservação da saúde. É difícil encontrar uma pessoa que não esteja fazendo alguma coisa que sabe ser prejudicial à saúde ou omitindo outra que a beneficiará.

 

Leia Também: