Dermatite Atópica – Sintomas, Causas e Tratamentos

Dermatite Atópica é uma doença de pele. Ela leva em seu nome da palavra atopia, o termo para um condição herdada que pode se manifestar como dermatite, tal como as alergias à substâncias trazidas pelo vento como pólen; ou como asma. Se outros membros de sua família tem uma dessas condições, você pode correr o risco de ter dermatite atópica.

As crianças são as mais propensas a esta condição, e na maioria dos casos vão terminar de tê-la quando chegarem à idade adulta. Se você ou seu filho sofrem desta erupção crônica, precisam da atenção de um médico, provavelmente um dermatologista ou um alergista.

A condição se caracteriza por uma coceira intensa e desagradável. A chave para sobreviver a esta condição é reduzir a irritação da pele. Procure um médico! Aqui estão seus conselhos para aliviar os sintomas:

 

Alívio para da dermatite atópica

Determine o que está causando a Dermatite Atópica, pois isso é importante para poder tratá-la, mas se neste momento não puder pensar em nada mais além da coceira, aqui estão algumas medidas que você pode tomar para ter alívio rápido.

publicidade

Esfrie a coceira e o inchaço

Você pode fazer isto com compressas frias.  usar um lenço dobrado ou um pedaço de roupa de cama dobrada em 8. Molhe o tecido limpo em água fria ou solução de Burrow (consegue-se sem receita em sua farmácia) e coloque na erupção de 10 a 15 minutos de hora em hora. As compressas úmidas são apropriadas para quando existirem bolhas com pus; quando é usada a água, a erupção seca.

As compressas de leite integral também são eficazes. “A proteína do leite ajuda a acalmar a coceira.

Aplique loção de calamina

Este velho remédio pode ajudar a acalmar a coceira. Aplique uma camada fina, já que assim não irá tapar os poros, duas ou três vezes por dia. O problema com a loção de calamina é que é visível, e não muito elegante. No entanto, pelo menos um fabricante criou uma versão de calamina que o deixará um pouco menos manchado de rosa. Averigue em sua farmácia local.

publicidade

Use um creme de hidrocortisona vendido sem receita

A solução de um por cento é mais efetiva, mas não ajuda a combater infecções bacterianas ou micóticas (duas outras causas comuns de erupções cutâneas). “O creme de hidrocortisona é equivalente para os dermatologistas a: “tome duas aspirinas e me chame de manhã. A hidrocortisona parece ser mais efetiva na dermatite alérgica que na causada por irritantes.

 

 

 

Não coce

Ao coçar a área afetada, você pode romper a pele e causar uma infecção secundária. Recomenda-se esfregar a coceira com a ponta dos dedos ao invés de coçar com as unhas.

Tome um banho calmante

Acrescentar aveia em pó ou bicarbonato de sódio na água do banho vai fazer com que acalme, mesmo que não cure a erupção. Compre um tratamento para o banho

vendido sem receita de aveia em pó coloidal (a farinha de aveia é moída e assim se dissolve melhor) ou adicione à água da banheira que deve ser morna, não quente, uma xícara de bicarbonato de sódio.

Lave a roupa nova antes de usá-la

Isto ajudará a eliminar formaldeído e outras substâncias químicas potencialmente irritantes que são usadas para tratar os tecidos das roupas.

Enxágue duas vezes

Mesmo que você use um detergente suave para roupa, é boa idéia que enxágue duas vezes a roupa para assegurar-se de que todo o sabão saiu.

Use roupas folgadas e de fibras naturais

 Você quer que sua pele “respire”, para isso escolha roupas folgadas, de tecido aberto, de algodão ou misturas de algodão.

 

Outras Dicas Rápidas

Mantenha a temperatura constante. As trocas abruptas de temperatura—de quente a frio ou vice-versa—podem irritar a pele; portanto, trate de evitá-las o mais que puder. Além do mais, tente manter constantes os níveis de umidade.

Mantenha as unhas curtas. Se suas unhas estão curtas, é difícil coçar bem; portanto, é difícil causar mais prejuízo na pele sensível.

Hidrate sua pele com um banho ou uma ducha. Use água morna, não quente, e tome um banho ou uma ducha de pelo menos 15 a 20 minutos. Recomenda-se evitar o uso de panos de banho, exceto para limpar a área genital, porque são abrasivos.

Use sabão somente onde for necessário. Escolha um sabão suave. Enxágue bem, tire a umidade com a mão, e em seguida aplique um hidratante na pele ainda úmida para fixar a umidade. A vaselina normal é o melhor selante para depois do banho.

Use um hidrante durante o dia. Isto é extremamente importante na dermatite atópica, para poder evitar o excesso de ressecamento da pele. Recomenda-se o unguento Aquaphor, o creme Eucerin, o creme ou loção Moisturel, o creme ou loção D.M.L., o creme ou loção Lubriderm, a emulsão Neutrogena, Eutra, a loção Vaseline Intensive Care, e a loção LactiCare.

Proteja sua pele do sol. Uma queimadura de sol somente vai irritar mais a pele. Sempre que sair durante o dia, use um filtro solar com um fator de proteção solar de 15 ou mais unidades, em todas as áreas expostas da pele.

Tome um banho depois de nadar. O cloro e outros compostos químicos que são encontrados na maioria das piscinas podem irritar a pele. Assim, quando terminar de nadar, tome uma ducha ou um banho e use um sabão suave em todo o corpo. Além do mais, não se esqueça de colocar um hidrante.

Vigie sua dieta. Alguns médicos acreditam que as alergias alimentares podem ter algum papel na dermatite atópica, mesmo que outros digam que isto não tem provas. Se você suspeita que algum alimento agrava sua erupção cutânea, elimine-o de sua dieta por algumas semanas. Se a erupção sarar, e em seguida você comer o alimento e outra vez voltar a ter a erupção, provavelmente terá que eliminá-la completamente.

publicidade

 

Leia Também: