Divertículos intestinais (diverticulitis) – Sintomas e O que é?

Nesse artigo você saberá o que são divertículos de pulsão e tração. Quando a musculatura de revestimento das paredes do esôfago está enfraquecida, pode formar-se um pequeno saco (espécie de hérnia interna). Esse pequeno saco constitui o chamado divertículo de pulsão. Começa como uma pequena dilatação na mucosa; depois vai se ampliando e os alimentos se acumulam em seu interior. Cria dificuldades para o trânsito dos alimentos e dificulta a deglutição.

Quando está no início, pode não acarretar qualquer sintoma evidente. Um dos primeiros sinais é a disfagia, que depende do nível em que se localiza o divertículo. Quando o saco fica repleto de alimentos, há um verdadeiro bloqueio da deglutição. Durante a refeição, o paciente sente-se asfixiar e só o vômito traz algum alívio.

diverticulo
ijp.com.br

 

Sintomas –  divertículos

Os sintomas do paciente e o exame físico permitem que o médico formule uma hipótese. Mas certeza do diagnóstico só pode ter após a radiografia contrastada, melhor maneira de se observar diretamente o esôfago, sempre durante o ato de deglutição: o divertículo só se evidencia na presença de conteúdo alimentar.

Constatada a presença de divertículos de pulsão, o tratamento pode ser conservador (paliativo) ou cirúrgico. O conservador consiste em dieta e manobras que facilitem a deglutição. Mas, como nos casos de tumores do esôfago, a única medida realmente eficaz é a cirurgia.

Outro tipo de divertículo é o chamado de tração. Ocorre quando as paredes do esôfago são fracionadas por inflamações de órgãos vizinhos. Tuberculose, pleurite e pneumonia são causas possíveis dessas formações anormais.

Os divertículos de tração são mais raros que os de pulsão e, em geral, não chegam a apresentar sintomas. O exame radiológico, feito às vezes por outras razões, ou a necropsia é que revelam sua existência. E somente nos casos – raros – em que chega a originar complicações, como a perfuração do esôfago e a penetração em outros órgãos, a cirurgia é indicada.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos