Doença de Lyme – Picada de Carrapato

As picadas de carrapato podem resultar desde simples coceira e dor, até algumas complicações mais graves, quando se trata da Doença de Lyme. Você não precisa viver em áreas silvestres para correr esse risco. Na realidade, uma das mais perigosas classes de mordidas pode ocorrer em sua própria casa—a mordida de outro ser humano!

Muitas mordidas ou picadas podem ser tratadas em casa, mas outras, como as mordidas humanas, requerem uma visita imediata ao médico ou a uma sala de emergência. O assunto gira em tomo de distinguir entre as perigosas e as benignas.

A seguir apresentamos um guia para tratar os tipos mais comuns de mordidas e picadas de insetos, e além disso, alguns conselhos para evitar ser mordido ou picado. No entanto, se por acaso suspeitar que corre riscos, não tente medicar-se sozinho. Vá sem demora a um médico. O mesmo conselho se aplica se depois de uma mordida ou picada, você tiver algum sintoma do tipo: febre, desmaio, náusea, tontura ou vômitos.

Como Alivar a dor em picadas de Insetos

Coloque gelo. As picadas de mosquitos podem ser aliviar com uma compressa de gelo.”O gelo reduz a inflamação e detém a dor e a coceira, recomenda-se também que coloque gelo na picada, por 20 minutos várias vezes ao dia. O mesmo se aplica para as picadas de aranhas não venenosas, as que também podem deixar um vergão na pele que coça.

publicidade

Trate com um dos remédios antigos. Quando criança, se um mosquito o tivesse picado, para acalmar a coceira sua mãe provavelmente deve ter aplicado uma loção de calamina—um líquido rosado e grosso. Ele é vendido sem receita (e além do mais é muito mais econômico, comparado com as alternativas como a hidrocortisona), e hoje em dia continua sendo igualmente eficaz.

Trate com algum anti-histamínico. Os anti-histamínicos vendidos sem receita também podem ajudar nas picadas, já que a coceira é realmente uma reação alérgica moderada. No entanto, os anti-histamínicos não devem ser usados pelas pessoas sensíveis a eles, mulheres grávidas, pessoas com alergias aos ingredientes nos produtos, ou pelos que estejam tomando remédios com contra indicação. Consulte seu médico ou o farmacêutico se tiver alguma dúvida.

Reconheça os sinais de uma reação séria. A picada de uma aranha venenosa pode causar uma reação alérgica seria. Portanto, é importante reconhecer os sinais de uma reação seria antes que seja tarde demais, . Os sintomas de anafilaxia, ou reação alérgica séria, incluem dificuldades para respirar, urticária em todo o corpo, e até desmaio. Ele diz que qualquer pessoa que tenha estes sintomas, deve ir sem demora para o primeiro pronto socorro mais perto que tiver. Nos hospitais, os médicos usualmente tratam anafilaxia com esteroides, adrenalina e anti-histamínicos.

publicidade

O que é a doença de Lyme

Doença-de-Lyme -carrapato

A doença de Lyme é uma doença transmitida pelos carrapatos, que é um agente portador, e pode causar calafrios, febre, dor de cabeça e outras complicações. Ultimamente se tem dado muita atenção a essa doença através da imprensa. Mas nem todos os carrapatos são portadores da doença, e nem todos os carrapatos que são portadores da doença de Lyme vão transmiti-la se o picarem.

Em geral, o carrapato tem que estar na pele de 24 a 48 horas para poder transmitir o organismo que causa a doença de Lyme, . Se você está em um lugar onde possam existir carrapatos, o melhor que pode fazer é analisar o seu corpo todos os dias, diz ele. Se tirar um carrapato da pele (usando as instruções a seguir), é recomendado guardá-lo em um frasco com álcool, e se você desenvolve uma infecção suspeita, o carrapato pode ser analisado e saber se é portador da doença.

Não entre em pânico se foi mordido por um carrapato

 

Não há necessidade de ir a um médico, a não ser que note sinais de inchaço ou vermelhão ao redor da picada (um sinal de infecção), uma erupção em forma de olho bovino (frequentemente sintomático da doença de Lyme), febre, ou qualquer erupção na pele.

Tire os carrapatos com cuidado

Para tirar um carrapato da pele, segure com uma pinça as partes bucais do inseto, que estiverem mais perto de sua pele e puxe-o devagar e reto. Não tente tirar a cabeça ou o corpo do inseto, já que você o pode romper e deixar a parte bucal na pele. Use as pinças para tirar qualquer parte que tenha ficado do carrapato. Em seguida, aplique na picada um antisséptico local, como álcool ou uma pomada antibiótica.

Estanque o sangue

Se a mordida do animal lhe causou hemorragia intensa, aplique pressão na área com a palma da mão. Se a ferida for grande, enrole bem apertado um lenço, toalha ou camiseta ao redor do lugar, para criar uma pressão numa área maior (não aperte demais para não cortar a circulação). Imobilize a área.

publicidade