Doenças que Causam Surdez: Sífilis, Rubéola e Meningite

Com quatro meses, a criança balbucia confusamente e ri, numa verdadeira vocalização social, mas somente com oito ou nove meses tem início a compreensão da fala. A criança começa a correlacionar os sons que emite com os objetos que se encontram em seu campo visual.

Passa por um período imitativo característico em que procura repetir as sequências sonoras que ouve. Com um ano de idade – ás vezes um pouco mais cedo ou mais tarde -t a criança já emite algumas palavras com sentido. Mas somente a partir de um ano e meio passa a ocorrer a simbolização verbal, ou seja, o uso consciente da linguagem.

doenças-causam-surdez

CAUSAS, DOENÇAS E MEDICAMENTOS

No processo imitativo em que se desenvolve a linguagem, a deficiência grave de audição é um obstáculo total. Na impossibilidade de captar os sons da conversação habitual, a criança – a não ser que seja submetida a métodos especiais de aprendizado – não consegue falar.

Infecções, traumatismos, até mesmo o Uso indiscriminado de certos medicamentos podem ser causa de uma surdez definitiva. O recém-nascido pode ainda apresentar surdez determinada geneticamente, isto é, herdada dos pais. Mais freqüentemente, a surdez “de nascença” não decorre de fatores hereditários, mas de alterações que atingem o embrião dentro do útero.

Rubéola pode causar surdez

A rubéola, quando incide nos primeiros meses de gravidez, é uma das principais causas de surdez congênita. Radiações (raios 1, radioterapia), na mesma época, também podem determinar surdez. Em ambos os casos há uma interferência direta no processo de formação dos órgãos auditivos.

Sífilis pode causar surdez

Durante o parto, traumatismo e lesões do sistema nervoso decorrentes da oxigenação insuficiente do feto também podem causar surdez “de nascença ­. A sífilis congênita, por sua vez, foi uma das grandes causas do surdimutismo. Após o nascimento, as infecções são a causa mais freqüente de surdez adquirida.

Meningite pode causar surdez

Meningites e encefalites determinavam freqüentemente as deficiências auditivas, como “marca “da doença. Os antibióticos eliminaram, em grande parte, essas complicações.

Aprendizado e linguagem de gestos

Para tentar suprir a dificuldade de expressão verbal, a criança surda desenvolve uma linguagem de gestos bastante rica, que permite estabelecer um relacionamento razoável com o ambiente que a cerca. Mesmo com essa compensação, a criança enfrenta uma série de dificuldade.

São comuns alterações psicológicas e emocionais, que acabam por refletir-se no desenvolvimento global da personalidade. A criança com surdo-mudez refugia-se no isolamento social, desenvolve insegurança, ansiedade e sentimento de inferioridade.

Os problemas de personalidade são, muitas vezes, agravados pela reação inadequada dos adultos. É comum a ocorrência da superproteção materna, num impulso instintivo de ajuda à criança. A lesão das células auditivas, que geralmente ocorre nos surdos mudos, sempre foi considerada um problema definitivo e irreversível.

Recentemente, porém, vêm sendo dados os primeiros passas para a correção cirúrgica da surdez. Enquanto não forem desenvolvidos métodos eficazes nesse sentido, as crianças surdas devem ser encaminhadas a escolas especiais. Métodos didáticos modernos possibilitam o aprendizado da linguagem, som por som, letra por leira,palavra por palavra.

Medidas complementares são jogos orientados (ludoterapia) e correção de desvios psicológicos,feita por psiquiatras e psicólogos infantis. Muito importante é a orientação dos pais na conduta que devem manter com a criança. Superadas as dificuldades iniciais, conseguidas a comunicação verbal e a capacidade de entender os outros pelos movimentos dos lábios, estará garantida a reintegração social. O surdo-mudo estará apto para desenvolver-se fisica e psicologicamente.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos