Eczema – Causas, Sintomas e Tratamento

A  Eczema pode criar um círculo vicioso. A pele coça, e você se coça. Ela se torna vermelha e inchada, e em seguida aparecem pequenas protuberâncias, vermelhas e com pus e eventualmente sai uma crosta. Você continua coçando porque a coceira é insuportável, e então a erupção cutânea se irrita mais e talvez até se infecte Frequentemente, você nem sequer sabe o que é o que lhe está causando a coceira. Poderá ser uma alergia ao sabão que usa no banho todas as manhãs. Poderá ser irritação devido ao composto químico a que esteve exposto no trabalho. Poderá ser eczema atópico—algumas misteriosas rachaduras que dão muita coceira, comum nas pessoas com uma história de alergias e mais comum em crianças.

A palavra eczema é usada algumas vezes como um termo geral que inclui qualquer inflamação ou inchaço da pele. Alguns especialistas usam o termo eczema de forma similar à dermatite, mas outros diferenciam entre os dois tipos separados de inflamação.

No entanto, não importa de que tipo de dermatite você esteja sofrendo, há algumas regras gerais que são aplicadas quando você está procurando alívio. Também há alguns conselhos de tratamento e prevenção que são específicos para o tipo de dermatite que você tiver. Assim, primeiro vamos lhe dar algumas estratégias básicas para o alivio—sem se importar com que tipo de dermatite você tenha. Em seguida lhe daremos algumas recomendações específicas que vão ajudar a proteger sua pele de alguns dos tipos mais comuns de dermatite.

 Precauções ao Furar as Orelhas – Brincos e Piercing

Se você decide que quer furar as orelhas, certifique-se de que os aparelhos de perfurar sejam de aço inoxidável, certifique-se de que a agulha usada seja de aço inoxidável e não banhada em níquel. Se não for assim, pode conter níquel, e você se arrisca a tornar-se sensível a este alergênico comum. O problema é que não são somente os lóbulos que reagem da próxima vez que você se expõe ao níquel. No futuro, uma pulseira de relógio, um anel, ou fivela de cinto que toque a pele, irá provocar uma reação alérgica—e uma erupção cutânea com muita coceira.

publicidade

 

Eczema por contato com alergênicos

Algumas pessoas espirram quando entram em contato com o pólen da erva ambrosia ou com a caspa dos gatos. E em outras pessoas brota uma erupção na pele, chamada eczema por contato com alergênicos, quando entram em contato com substâncias que normalmente não são prejudiciais a outras pessoas, como os materiais das bijuterias ou de maquiagem.

Há alguns outros detalhes que confundem mais o assunto: você tem que ter ficado exposto pelo menos uma vez à dita substância para tornar-se “sensível” ou alérgico a ela. Isto significa que você pode ter usado por anos o anel de sua vovozinha antes de ter lhe provocado algum sintoma ou ter colocado uma maquiagem durante semanas antes de ter lhe causado alguma reação.

A isto se acrescenta o intervalo de tempo em que ocorreu a reação. Um alergênico carregado pelo ar, como o pólen da erva ambrosia ou a caspa do animal, frequentemente provoca espirros ou mucosidades nasais depois de uns 15 minutos da exposição. Mas pode levar até 72 horas antes de apresentar uma reação na pele. Isto faz com que a identificação do agente responsável seja muito difícil.

publicidade

Os alergênicos mais comuns na dermatite por contato são os de ervas venenosas, que causam reações em pelo menos metade das pessoas que alguma vez tem estado expostas a elas. O segundo alérgico mais comum que causa este tipo de dermatite é o níquel, um metal que é usado frequentemente nas bijuterias. Mesmo as joias de ouro de 14 quilates tem um pouco de níquel. Até uns dez por cento da população pode sofrer de uma reação alérgica a este metal. O que oferece menos riscos são as joias de ouro 24 quilates, que é ouro puro, ou as feitas de platina ou aço inoxidável. Outras causas possíveis de dermatite por contato com alergênicos são:

  • Neomicina ou benzocaína em anestésicos de uso tópico
  • O couro
  • O formaldeído, que é usado em xampus, detergentes, endurecedores de unhas, limpadores de mão sem água, ou enxágues bucais
  • O saborizador de canela das pastas dentais e guloseimas
  • PABA, o ingrediente ativo de alguns filtros solares
  • Os compostos químicos que são encontrados nas tinturas de cabelo
  • Os preservadores dos cosméticos Como você pode lidar com a dermatite por contato causada por alergênicos?

Descubra a causa

Se a erupção volta a sair ou não se cura, você vai ter que dar uma de detetive para descobrir o que é que a está causando. Se tem problemas para determinar a causa, um dermatologista ou um alergista pode ajudar. Qualquer dos dois pode fazer uma prova usando alergênicos comuns (chamada prova de contato) e também fazer as perguntas adequadas para determinar o agente responsável. Pode ser difícil. Alguns desses compostos químicos são encontrados em quantidades muito pequenas. Além do mais, usamos muitos produtos diferentes. A mulher em média usa cada manhã 17 produtos diferentes no couro cabeludo e na cabeça.

Eczema via Camisinha

Hoje em dia, mais e mais pessoas estão expostas ao látex. Muitas pessoas estão usando camisinhas em suas práticas de sexo sem risco. Além do mais, os médicos e os dentistas usam luvas de látex quando examinam seus pacientes.

Como resultado, mais pessoas estão mostrando sinais de alergias ao látex. Ao redor de dez por cento dos trabalhadores da saúde são agora alérgicos as luvas de borracha. Entre um e dois por cento da população é alérgica.

No que diz respeito ao eczema pela camisinha, você pode relacioná-la com a proteína da mesma borracha, com alguns dos componentes químicos antioxidantes (que ajudam a evitar que a borracha se rompa) que contém a borracha, ou mesmo com preservadores como “paraben”, que é usado nas camisinhas “úmidas”.

Os sintomas da dermatite pela camisinha incluem ardor vaginal, avermelhamento e inchaço na virilha, erupções com aparência de eczema no interior das coxas, ou erupção ao redor da boca.

Para obter alívio, você pode trocar a marca da camisinha. Outra alternativa: Use uma camisinha fabricada com intestino processado de ovelha. No entanto, este tipo não protege do vírus que causa a AIDS; portanto, sugere-se combinar a camisinha de látex com uma de intestino de ovelha. A ordem em que sejam colocadas depende de qual dos membros do casal sofre da alergia.

Se você é alérgica ao látex, também poderá notar problemas quando consultar seu médico. A paciente visita o ginecologista e depois tem uma coceira vagina, devido às luvas que o médico usou durante o exame. Além do mais, os utensílios bucais de borracha que usam alguns dentistas também podem causar alergias.

Você mesma pode testar colocando na mão úmida uma luva de borracha, ou somente os dedos da luva, por 15 a 30 minutos, e ver se tem alguma reação. Lembre: se você tem reação ao látex nas mãos, qualquer parte de seu organismo também vai ter a mesma reação ao látex.

A esperança para o futuro: um contraceptivo para as mulheres, feito de poliuretano ao invés de látex.

Dicas  Rápidas para quem tem Eczema

Não as use quando estiver suando. Usar joias que contenham níquel em um ambiente úmido e quente pode piorar a alergia,  pois o suor extrai uma parte do níquel. Portanto, antes de começar a fazer exercícios ou se estiver calor, tire as joias que contenham este metal.

Não dependa da bula dos “hipoalergênicos”. Esse é um termo muito ambíguo, tal como as frases baixo em gorduras ou alto teor de fibra das caixas de cereais. Ele diz que o único requisito para usar o termo é que o produto tenha sido aplicado nas orelhas de 200 roedores e que não tenham causado nenhuma reação.

Recubra as joias de níquel. Pinte as superfícies que estejam em contato com sua pele com esmalte transparente para unhas.

Proteja sua pele. Se vai trabalhar no jardim, use luvas de trabalho e uma camisa de manga compridas.

publicidade

 

Leia Também: