Linfangite Auguda – Tipos: Reticular e Troncular – Sintomas e Tratamentos

Nesse artigo você irá entender tudo o que precisa sobre linfangite. Entenderá quais os tipos, causas e tratamentos. Além dos sintomas desse problema.

Linfangite

O que é

linfangite é uma inflamação (inchaço) do sistema linfático. Deve-se à penetração dos germes nos vasos linfáticos.

Órgãos que compõe o sistema linfático:

  •  medula óssea;
  •  baço;
  •  timo

Causas

Essa inflamação (inchaço) do sistema linfático normalmente ocorre devido a um corte ou ferida que infeccionou.

A causa comum é a infecção estreptocócica aguda, mas pode ocorrer também via infecção estafilocócica

Tipos de linfangite

Apresenta duas formas principais: a reticular e a troncular, segundo tome a infecção a rede de vasos linfáticos da pele ou os troncos linfáticos que nascem dessa rede para ir aos diversos grupos de gânglios linfáticos.

Sintomas da Linfangite Auguda

Na linfangite reticular observa-se na pele que rodeia o ferimento infeccionado ou outra infecção cutânea, tais como furúnculo, rubefação em que se pode ver às vezes uma delicada rede vermelha, que são os pequenos linfáticos infeccionados.

Há também tumefação (inchação), que em certas regiões do corpo, como as pálpebras, por exemplo, pode tornar-se enorme. Ao tocar a zona inflamada observa-se que a temperatura da pele nesse nível está aumentada, ao mesmo tempo em que se observa que aumenta a dor que o ferido sente espontaneamente.

Da zona avermelhada por linfangite reticular, pode às vezes observar-se, especialmente nos membros, que sai uma linha ou saem linhas de cor rosada ou avermelhada, (vergão) que se dirigem para a raiz do membro.

Estas linhas vermelhas e às vezes salientes recebem o nome de linfangite troncular, pois se acham constituídas dos troncos linfáticos inflamados.

Quando através desses vasos a infecção atinge os gânglios linfáticos, estes se põem dolorosos e aumentam de tamanho. Por isso quando na axila ou na virilha se observa um gânglio inflamado, amiúde se encontrará como causa uma infecção da mão ou do pé.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos