Resfriado Comum – Sintomas e Como Curar | Tratamento

Dor de cabeça. Nariz tampado. Tosse. Febre. Coceira nos olhos. Dor de garganta. Dores musculares. Você é como a maioria das pessoas, que já conhecem bem demais os sintomas do resfriado comum. Não existe cura para o resfriado comum.

Os resfriados, também chamados infecções do sistema respiratório superior, são causados por centenas de diferentes vírus. “Mas não temos nenhum medicamento que possa matar ou inibir esses vírus. “temos que depender das defesas naturais do organismo.

Sintomas do Resfriado

Os sintomas que você tem como um resfriado são na realidade a resposta imunológica natural do organismo. , quando você começa a sentir que está começando um resfriado, na realidade já o tem por um dia e meio. Dores no corpo, espirros, nariz escorrendo e febre leve são comuns.

 

Tratamento para Resfriado: Como Curar

Muitas pessoas acreditam no antigo ditado, “Não faça nada e seu resfriado vai durar sete dias. Faça tudo e vai durar uma semana”. Mesmo que não seja possível curar o resfriado comum, as técnicas básicas para cuidar de si próprio que seguem podem ajudar a se sentir melhor e a acelerar o processo de cura.

Beba muitos líquidos

Os líquidos tornam menos espessa a mucosidade. Eles estão de acordo que Os resfriados podem desidratá-lo e você nem sequer vai perceber. Beba pelo menos 240 ml de líquidos cada duas horas.

Tome vitamina C

Mesmo que alguns estudos sugiram que a vitamina C possa reforçar o sistema imunológico, o uso desta vitamina para tratar os resfriados é ainda controverso. Muitos médicos não recomendam a vitamina C como remédio para o resfriado.

Faça uma sopa de galinha

Um dos líquidos quentes mais benéficos que você pode consumir quando tem um resfriado é a sopa de galinha. A sopa de galinha ficou em primeiro lugar, a água quente em segundo, e a água fria num distante terceiro lugar. Desde então, tem sido repetido por outros investigadores. Mesmo que os médicos não saibam exatamente porque a sopa de galinha ajuda a descongestionar as passagens nasais, concordam em que é exatamente o que o médico recomenda.

Descanse

Os médicos não estão de acordo no que diz respeito a você tirar um dia ou dois de descanso no seu trabalho quando tiver um resfriado. No entanto, coincidem em dizer que o descanso adicional ajuda. Além do mais, não ir ao trabalho é uma boa ideia do ponto de vista preventivo. Seus companheiros de trabalho vão ficar agradecidos de que você não propague o vírus do resfriado no escritório. Se decidir ficar em casa, não faça nenhuma tarefa doméstica e sim descanse, leia um bom livro, tire uma soneca. Adicionamos  que quando tiver um resfriado, você deverá suspender sua rotina normal de exercícios. Aliás, diz, se na realidade se sente mal, o que deve fazer é deitar-se.

Mantenha-se abrigado

Geralmente, eu recomendo as pessoas que quando tiverem um resfriado, não saiam e mantenham-se abrigados. Mesmo que não seja por outra coisa, o estar abrigado pode fazer com que se sinta melhor, especialmente se tem febre.

Use um enxágue de água e sal

A inflamação e o inchaço do nariz durante um resfriado é causado por moléculas chamadas cito quinas, ou linfo quinas, que são produzidas pelos linfócitos,. A evidência recente indica que se lavarmos essas cito quinas reduziremos o inchaço e a produção de líquidos. Recomenda-se encher um frasco limpo de vaporização nasal com água salgada diluída (uma colher de chá de sal em 1 litro de água), e vaporizar de três a quatro vezes em cada narina. Repita de cinco a seis vezes por dia.

Faça gargarejo

Fazer gargarejos de água morna com sal (um quarto de colher de chá de sal em 120 ml de água morna) cada uma ou duas horas pode aliviar sua garganta irritada. A água com sal é um adstringente muito eficaz para aliviar os tecidos inflamados, e tende a amolecer as mucosidades.

Transmissão do Resfriado

Infelizmente, a medicina moderna não inventou uma vacina para o resfriado que nos proteja de ser infectados pelas centenas de vírus do resfriado que somente estão esperando a oportunidade para estabelecer-se e multiplicar-se. Como resultado, ter pelo menos um resfriado ao ano é quase inevitável. Mas se tiver um resfriado, não deve transmiti-lo a outras pessoas. Se aprender algumas técnicas básicas, você ficará com seu resfriado só para você mesma.

A maioria dos especialistas em resfriado comum estão agora convencidos que os vírus do resfriado são transmitidos de duas maneiras —por contato direto ou através de gotas do nariz com vírus as quais são inaladas por outras pessoas (o chamado “método de aerossol”). O método de contato direto funciona mais ou menos assim, Você tem um vírus no nariz, e assoa o nariz, com isso contamina seus dedos com o vírus, depois você dá a mão a alguém. Essa pessoa toca o nariz e vai ter resfriado.

Os vírus também podem viver nos objetos inanimados como telefones, maçanetas de portas, e lenços de tecido. Mas ninguém está seguro de quanto tempo vivem. Para que evite transmitir seu resfriado a outros por contato direto,  lave frequentemente as mãos e use lenços de papel ao invés de um lenço de tecido. Certifique-se de jogar os lenços de papel quando os usar.]

As pessoas também podem infectar-se com o seu resfriado ao inalar diretamente as partículas virais. Mesmo que a maioria de nós não nos sentimos bem quando alguém perto de nós espirra ou tosse, na verdade estes são os sintomas das Ultimas etapas e geralmente acompanham as pessoas menos infecciosas. A maioria das pessoa passam seus resfriados a outras pessoas durante os primeiros dias, quando tem dor de garganta e o resfriado está começando. Para evitar que passe seu resfriado aos demais, evite estar perto de seus companheiros de trabalho e amigos por um ou dois dias durante o começo do resfriado. Evite os lugares cheios de gente, e se puder, cubra seu nariz quando tossir ou espirrar.

 

Vírus do Resfriado Comum

Durante um resfriado, as partículas dos vírus penetram na camada mucosa do nariz e da garganta e ali aderem às células. Os vírus fazem buracos nas membranas das células, o que permite que o material genético entre nelas. Em pouco tempo, o vírus ganha controle e obriga as células a produzir milhares de novas partículas virais.

Em resposta a esta invasão virai, o corpo começa sua defesa: o nariz e a garganta produzem substâncias químicas que ativam o sistema imunológico; as células machucadas produzem substâncias químicas chamadas prostaglandinas, que provocam a inflamação e atraem os glóbulos brancos que combatem as infecções; os minúsculos vasos sanguíneos se estiram, o que permite que os espaços se abram para deixar que o líquido sanguíneo (plasma) e glóbulos brancos especializados entrem na área infectada; a temperatura do corpo sobe, o que aumenta a resposta imunológica; o organismo produz histamina, aumentando a produção de mucosidade nasal num esforço de prender as partículas virais e tirá-las do corpo.

À medida que a batalha contra o vírus do resfriado comum continua, o corpo contra-ataca com sua artilharia pesada—glóbulos brancos especializados chamados monócitos e linfócitos; vão interferir, normalmente são chamados de “a droga antiviral do organismo”; e 20 proteínas ou mais que circulam no plasma sanguíneo recobrem os vírus e as células infectadas, o que facilita com que os glóbulos brancos as identifiquem e as destruam.

 

Leia Também: