Tumor no Útero – Tipos e Formação de tumores no canal uterino

O câncer do útero pode ser classificado segundo a localização, o tipo biológico ou o grau de extensão. Segundo a localização existem dois tipos de tumores; o câncer do endométrio (mucosa que reveste internamente o útero) – também conhecido pelo nome de câncer do corpo uterino – e o câncer do colo.

publicidade

Conforme o tecido de origem, os tumores malignos podem ser epiteliomas (ou carcinomas), que derivam do epitélio uterino de revestimento, e adenocarcinomas, que derivam do epitélio glandular do útero.

Segundo o grau de invasão do útero e dos tecidos vizinhos, os tumores uterinos são classificados de zero a quatro, ou seja, das formas mais localizadas às mais generalizadas.

Fatores e Causas

O câncer do colo é mais freqüente em multíparas (mulheres que tiveram muitos filhos) do que em nulíparas (as que não tiveram filhos). Parece haver fatores étnicos envolvidos na taxa de incidência do câncer do colo do útero, já que as judias raramente sofrem desse tumor. Além da resistência genética, atribui-se essa espécie de imunidade ao fato de os judeus sofrerem circuncisão, o que diminui a secreção normal existente na glande.

Cancer-de-Colo-de-utero

Mecanismo de formação do Câncer do Útero

Ainda não se conhece o que determina a brusca transformação da célula normal em cancerosa. O que se sabe é que se trata de uma mutação celular. Algumas alterações do epitélio de revestimento parecem facilitar a instalação do câncer do colo do útero. No entanto, essas alterações epiteliais não conduzem necessariamente ao câncer.

Atualmente sabe-se que o câncer do colo é favorecido por todos os processos que determinam maior atividade da camada germinatipa basal, ou seja, maior divisão nas “capas “profundas do epitélio do colo uterino. A hiperatividade dessa camada basal surge em diferentes lesões cervicais como as inflamações (cervicites) de maneira geral. Mas nem todas essas lesões pré-cancerosas que atingem cerca de 10 a 15% das mulheres – irão fatalmente se transformar em câncer.

publicidade

No canal uterino as lesões pré-cancerosas consistem em alguns processos inflamatórios do tipo produtivo (secreção excessiva de muco) e em pólipos de canal (tumor pedunculado da mucosa uterina).

Leia também: Fibroma Uterino – Causas e Tratamentos


Leia Também: