Urticária – Causas Alérgicas dos Alimentos e Tratamentos

Quase qualquer coisa pode lhe causar uma urticária: Alimentos como os amendoins ou os morangos, remédios como a penicilina ou a aspirina, os suplementos vitamínicos; o calor, o frio, o sol, o exercício, a febre, a tensão emocional, e inclusive coçar ou raspar a pele estão entre algumas das possibilidades.

Algumas substâncias na realidade causam uma reação alérgica a qual resulta em urticária, mas outras não tem absolutamente nada a ver com as alergias. Os morangos, por exemplo, contém um composto químico que faz com que as células de seu organismo libere histamina, uma substância química que também é produzida nas alergias, e que permite que o plasma sanguíneo infiltre-se na pele e forme a urticária.

Em algumas vezes somente é necessário uma quantidade minúscula do fator responsável para iniciar uma reação. Você pode ser sensível ao peixe e pedir algo completamente diferente no restaurante, e o que você pediu foi feito em uma panela anteriormente ocupada para fritar peixe, e você tem, então, urticária.

Não confundir a urticária com as outras erupções da pele. A urticária ocorre quando o plasma sanguíneo se infiltra na pele, causando “vergões” ou áreas inchadas. Podem ser tão pequenas como a borracha de um lápis ou tão grandes como um prato, e geralmente só duram umas poucas horas. Mas podem-se formar manchas novas continuamente. E à medida que se formam, geralmente provocam coceira.

 

urticaria

 

Alimentos que podem causas Urticária

Segundo a Academia Americana de Dermatologia, estes são os alimentos mais comuns que causam urticária:

  • Amendoins
  • Ovos
  • Nozes
  • Feijões
  • Chocolate
  •  Morangos
  • Tomates
  • Temperos como mostarda, molho de tomate, ketchup, maionese, e pimentas Frutas frescas, especialmente as cítricas
  • Milho
  • Peixe
  • Carne de porco
  • Os remédios que mais podem causar urticária são*:
  •  Aspirina (leia as etiquetas dos remédios vendidos sem receita; podem conter aspirina)
  • Penicilina
  • Medicamentos com Sulfas
  • Tetraciclinas
  • Codeína

* Esta não é uma lista completa

 

 

Tratamentos e Dicas para Amenizar a Urticária

Um ataque de urticária geralmente dura pouco tempo, normalmente alguns poucos dias. (Entretanto, algumas pessoas podem sofrer de erupções periódicas ou de urticária que persiste por anos). Aqui estão alguns conselhos para obter alívio.

Tome um anti-histamínico oral. O remédio mais recomendado é Benadryl; pode ser conseguido sem receita, mas pode causar sonolência. Isso talvez não seja tão ruim, porque geralmente a urticária é pior pela noite, e aí é mais incômoda a coceira.

Não se coce. Diz-se que com a urticária, um milhão de coçadas nunca é suficiente, e que uma é demais. Coçar-se pode causar inflamação local, incluindo mais manchas.

Coloque luvas ao se deitar. Se você acredita que vai se coçar dormindo, as luvas irão ajudar a evitar que aconteça algum problema.

Envolva a área afetada. Envolva a área da urticária com uma atadura elástica ou cubra-a com a roupa, de forma que não possa alcançá-la com as unhas.

Use uma compressa de leite. Molhe um pano com leite frio e ponha-o no área afetada por 10 a 15 minutos de cada vez. Não congele a pele. Somente refresque-a.

Esfrie a coceira. Mantenha sobre a pele uma bolsa de gelo ou cubos de gelo sobre uma toalha fina, por cinco minutos de cada vez, de três a quatro vezes por dia.

Tome um banho. Primeiro coloque na água meia caixa de bicarbonato de sódio ou uma xícara de farinha de aveia.

Tente encontrar a causa. Na maior parte dos pacientes, não há explicação. Só encontramos a causa em 20 a 30 por cento das vezes. Lembre-se que as manchas frequentemente aparecem no prazo de meia hora depois de comer. Não aparece urticária no dia seguinte, por causa de algo que se comeu na noite anterior.

Evite o fator desencadeante. Esta recomendação é bastante óbvia, mas se você sabe que o frio lhe causa um ataque de urticária, não coloque as mãos no congelador. De fato, entrar em água fria pode colocar sua vida em perigo. E não há nenhuma dúvida, se você é propenso a urticária, a tensão emocional irá desencadear uma crise.

Trate a infecção principal. Se a urticária se transformar em um problema crônico, isto pode ser devido a alguma infecção crônica. Você pode ter uma infecção em um dente ou uma outra infecção e nem perceber isso. Considere essas possibilidades e examine-as.

Alivie a pressão. A urticária frequentemente aparece onde a roupa está apertada, como debaixo do suporte do sutiã ou nos elásticos da cintura.

Use um hidratante. Se a pele seca contribui com a coceira, use um hidratante para aliviá-la.

Não piore o problema. As loções ou cremes para a coceira vendidas sem receita podem causar reações alérgicas. Se você reage ao Benadryl tópico e aos produtos tópicos que terminam em caína, ficará pior depois de usá-los. A loção de calamina, o remédio antigo para tantas coceiras, não ajuda muito na urticária.

Problemas mais Graves

Muitos episódios de urticária são inconveniências que têm vida curta e que desaparecem sozinhos em um ou dois dias. Mas algumas vezes, a urticária se converte em um problema de longo prazo ou indica uma condição mais séria. Vá ao seu médico ou ao pronto-socorro se:

  • Tiver muito inchaço ao redor do rosto e da garganta
  • Sentir náuseas ou tontura
  • Tiver problemas para respirar
  • Tiver febre
  • Estiver perdendo peso ou sofrendo de mal-estar em geral
  • Tiver manchas que persistem de quatro a seis semanas.

Em alguns casos, algumas doenças como transtornos das tiroides, hepatite, lúpus, ou inclusive canceres, podem apresentar manchas como sintomas. Não ignore as manchas que não desaparecerem. Se você tem qualquer outra doença e está sofrendo de urticária, necessita do médico. Nesse caso, pode ser sinal de uma doença interna séria.

 



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*