Benefícios da Ginástica – Faz bem para a Saúde e para o Corpo?

A ginástica é a educação do movimento e às vezes até a educação pelo movimento. Seu objetivo não é levar a adquirir a força do Super-Homem ou a habilidade do Tarzã, mas, na criança, favorecer uru desenvolvimento harmonioso do corpo e fortificá-lo; no adulto, ela permite estabelecer um equilíbrio entre a atividade física e a atividade intelectual e favorece o bom funcionamento do organismo, garantia de saúde; nas pessoas idosas, contribui para conservar a flexibilidade e as habilidades do corpo, retardando, assim, o envelhecimento. Os Benefícios da Ginástica são muitos.

Para qualquer pessoa preocupada com sua saúde, preocupação necessária em nosso mundo sedentário, a ginástica, segundo a expressão de Pecúnia, especialista na matéria, é um dever” imperioso. Dever que qualquer um é capaz de cumprir, necessário a todos e a todas as idades.

A ginástica, técnica de correção adaptada ao indivíduo e verdadeiro instrumento terapêutico (ai recebe o nome de cinesiologia) é, no sentido pleno do termo, uma medicina natural que permite restabelecer um equilíbrio fisiológico rompido por inúmeros citadinos.

E um exercício muscular insubstituível. Verdadeiro agente terapêutico, é o especialista quem deve prescrevê-la e adaptá-la ao indivíduo. A idade, o sexo, a constituição, a condição física, o estado psicológico, o modo de vida são fatores determinantes para se estabelecer um plano de ginástica sob medida”.

Esse plano, por outro lado, irá variar conforme a prática. Uma vez que a ginástica tem o poder de modificar.o corpo, conseqüentemente será preciso modificar a própria ginástica em função do novo indivíduo que ela fez nascer.

Ginastica-beneficios

 

 

A seção de ginástica e seus Benefícios

A ginástica corretiva é tarefa de especialista e apresenta muitos benefícios. É indispensável confiar na competência dele e seguir o tratamento indicado sob sua orientação. Quem, sob o pretexto de estar procedendo bem, terá a ideia de pedir emprestada a receita médica do vizinho para tratar sua doença? Do mesmo modo, a prescrição de ginástica não é intercambiável e exige ser escrupulosamente respeitada para que se possa colher seus frutos.

publicidade
publicidade

Existem inúmeros distúrbios aos quais ela pode prestar um grande auxílio: as doenças respiratórias, cardíacas, circulatórias, reumatismais, as deformações da coluna vertebral, a obesidade ou a magreza, a má postura, as conseqüências de traumatismos.

Mesmo quando se trata simplesmente de manter a forma, é preferível procurar a aula de ginástica. Mas, se por uma razão ou outra, você preferir praticá-la diariamente em casa durante uns dez minutos em vez de fazer uma ou três sessões semanais de meia a uma hora sob a orientação de um professor que saiba dirigir seus esforços, você encontrará neste capitulo os movimentos fundamentais. Em todo caso, de nada servirá fazê-los uma vez ou outra.

A regularidade é a própria base, a chave dos resultados obtidos graças à ginástica.
Cada sessão deve ser iniciada por exercícios de aquecimento, que são preparatórios, e acabar com alguns exercícios de relaxamento, de descontração.

Uma sessão deve procurar fazer trabalhar todos os grupos de músculos. De nada serve forçar-se, fazendo movimentos difíceis demais. É preferível avançar progressivamente e respeitar sua capacidade de modo que ela seja superada em seguida. É aconselhável praticar os exercícios pela manhã, em frente à janela, ou à noite – quando o dia não foi muito sobrecarregado – antes de deitar-se. Para reforçar o aspecto tonificante e o bem-estar proporcionado pela ginástica, uma boa ducha sempre é bem vinda antes da café da manhã ou do sono.

publicidade

Leia também:

Benefícios da Atividade Física

Almoço Saudável – Cardápios para um almoço cheio de Saúde

Dor no Joelho – o que pode ser e o que fazer?


Leia Também: