Ginástica Respiratória e Abdominal – Como Fazer em Casa

Confira abaixo algumas dicas de exercícios físicos de ginástica respiratória e abdominal.

 

GINÁSTICA RESPIRATÓRIA

Posição inicial: De pé com os braços estendidos aos lados do corpo. Pés juntos.

1º movimento: Levantar lentamente os braços sobre os lados do corpo até que fiquem levantados verticalmente aos lados da cabeça. Este movimento se faz enquanto se inspira lenta e profundamente pelo nariz (enchendo assim, de ar os pulmões).

2°. movimento: Enquanto se expira lentamente pela boca, esvaziando desse modo os pulmões (com os lábios colocados como se estivesse assobiando) descer lentamente os braços até voltarem à posição primitiva. Repetir várias vezes, fazendo penetrar e sair tanto ar quanto seja possível.

ginastica-respiratoria

GINÁSTICA ABDOMINAL

A) MÉTODO MUITO SUAVE. Posição inicial: Deitado no chão (estender sobre o mesmo um cobertor, lençol ou alguma proteção parecida) com os pés juntos e os braços aos lados do corpo.

1°. movimento: Levantar um joelho, pegando-o a seguir com ambas as mãos (com os dedos entrecruzados) e tratando de aproximá-lo o mais possível do peito.

2°. movimento: Voltar com a perna à posição primitiva.

3°. movimento: Fazer o primeiro e segundo movimentos com o outro joelho e assim sucessivamente várias vezes.

ginastica-abdominal-2

MÉTODO MENOS SUAVE

1º movimento: Partindo da mesma posição anterior, erguer a perna até que esteja em ângulo reto com o plano do solo, sem dobrar o joelho.

2º movimento: Trazer a perna ao seu primitivo lugar.

3º movimento: Levantar a outra perna na mesma forma.

4°. movimento: Tornar à posição de partida. Repetir este exercício várias vezes em sucessão. Quando chegar a ser demasiado fácil, levantar ambas as pernas simultaneamente.

ginastica-abdominal-1

 

Método mais avançado

Posição inicial: Deitado de costas como nos exercícios anteriores, mas com os braços para cima, aos lados da cabeça.

1º movimento: Sentar-se. 2° movimento: Tratar de tocar com os dedos das mãos a ponta dos dedos dos pés.

3º movimento: Dobrar as pernas e tocar com as mãos o solo, como indica a segunda posição da gravura abaixo.

4º movimento: Tornar à posição primitiva. Repetir a princípio duas ou três vezes. Depois, em dias sucessivos, aumentar gradualmente o número de movimentos.

Podem-se escalonar as dificuldades com as seguintes modificações: se os músculos abdominais são muito fracos, pode a pessoa ao começo ajudar-se com as mãos e os braços para sentar-se. Depois, quando isto se tornar muito fácil, fazer o movimento de sentar-se sem o auxílio dos braços, mas com estes colocados aos lados do corpo. Mais tarde pode fazer-se na forma típica descrita mais acima. Quando os músculos já fortalecidos puderem fazer este exercício facilmente, pode aumentar-se sua dificuldade tomando nas mãos um livro ou outro objeto um pouco pesado.

ginastica-abdominal-3



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos