Benefícios dos Exercícios Físicos e a importância para a saúde

Benefícios dos Exercicio Fisicos

O sedentarismo não prejudica somente nosso sistema muscular, mas está demonstrado, fora de toda dúvida, que praticamente todos os sistemas e órgãos do corpo são adversamente afetados pela inatividade física. Confira a importância do exercício físico para a saúde e seus benefícios para a vida.

 

Benefícios do exercício físico para a saúde

O exercício físico sobre os músculos os seguintes benefícios: Aumento de sua força e resistência, além de produzir um melhor tono muscular, o qual é uma ajuda para manter posição correta.

Sobre a respiração e a circulação observam-se os seguintes resultados: melhor arejamento dos pulmões; facilitação da circulação do sangue que volta ao coração pelas veias; aumento da quantidade de sangue arterial que passa pelos diversos órgãos e maior resistência e fôrça do coração.

Há aumento do número de glóbulos vermelhos e de sua hemoglobina (substância que contém ferro e é a encarregada de levar o oxigênio dos pulmões a todas as células que formam o organismo). Esta melhor circulação, por sua vez, facilita o trabalho de eliminação do rim e melhora a circulação do fígado e da pele, pelo que esta toma melhor cor.

São, além disso, estimulados os processos de transformação do alimento dentro do organismo, evitando-se, habitualmente, a acumulação de gordura no corpo. Isto ajuda a manter o peso normal. São também favorecidas as funções do tubo digestivo, tanto suas contrações como a segregação de diversos sucos digestivos. Aumenta, também, a resistência às enfermidades.

Efeito especialmente valioso é o aumento da vitalidade que se observa quando se faz exercício com regularidade. Intervêm não somente fatores físicos para produzir esse aumento de vitalidade mas, também, fatores mentais e emocionais.

A maior longevidade que se observa com frequência entre os que exercitam os músculos, comparados com os que levam vida sedentária, parece dever-se, sobretudo, a uma menor tendência ‘as enfermidades chamadas degenerativas, tais como afecções crônicas dos rins, o coração e as artérias de diversos órgãos nobres.

Confira uma curiosa pesquisa que provou os benefícios dos Exercício Físicos para nossa saúde.

 

Um teste que provou os benefícios dos exercícios físicos

Uma experiência que nos pode ajudar a compreender os benefícios que produz o exercício bem graduado e praticado regularmente, foi efetuada numa universidade dos EUA. Os alunos que dela participaram em certo ano escolar, foram divididos em dois grupos.

Um desses grupos seguiu a vida comum que levam os estudantes internos, ao passo que o outro, durante os quatro anos de estudo, foi submetido a exercícios diários, metódicos e graduados. No final dos estudos compararam-se ambos os grupos, superando ao outro o que fizera exercícios, não apenas física mas, também, intelectualmente.

Ok… Agora que você sabe quais benefícios dos Exercício Físicos e você já entendeu a importância para a saúde… quais exercícios escolher?

Diversas modalidades de exercício físico

A maneira mais natural de exercitar os músculos é por meio do trabalho físico, especialmente se o fôr ao ar livre. As pessoas que têm atividade mental ou sedentária, deveriam dedicar diariamente uma hora a algum trabalho físico, tratando de achar nele uma distração e variação bem vinda.

Cultivar um jardim ou pequena horta, cortar grama, rachar ou serrar lenha pode ser tanto útil quanto agradável. Para outras pessoas, algum passatempo ou “hobby” que obrigue a caminhar ao ar livre, tal como colecionar insetos, ou formar um herbário ou uma coleção de pedras de vários tipos ou coisas semelhantes, pode ser tudo o de que necessitem para conseguir o exercício diário indispensável.

Outros preferem um esporte, sendo especialmente aconselháveis a natação e o remo, o vôlei, basquete, as bochas e outros que obrigam a exercitar todos os músculos. Em esportes como a natação e especialmente o remo, o esforçar-se demasiado participando em corridas ou competições pode ser prejudicial para a saúde.

 

Uma simples caminhada faz diferença

Há, por fim, uma forma de exercício ao ar livre que não exige aparelhamento algum e está praticamente ao alcance de todas as pessoas sãs: caminhar, por exemplo, até ao local de trabalho, em vez de ir de carro. Ou, ir até a feira caminhando, após passar protetor solar.

Na caminhada não somente se exercitam os músculos dos membros inferiores mas, também, os abdominais, do dorso e dos membros superiores.

Para conseguir o maior proveito da caminhada, convém praticá-la na postura correta, com calçado cômodo, sem roupa apertada, e com rapidez tal que acelere a respiração. Se se preferir, pode caminhar-se lentamente, mas fazendo respirações profundas; por exemplo, inalando lentamente enquanto se dão uns seis passos e demorando outro tanto para exalar lentamente o ar pela boca.

Os benefícios desse exercício físico são ótimos para a saúde!



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos