Benefícios da Amamentação – Dicas, Propriedades, Efeitos e Saúde

beneficios-da-amamentacao-dicas-propriedades-efeitos-e-saude

Quando a criança é amamentada, diz-se que sua alimentação é natural. Quando dela está excluído o leite de mulher, chama-se artificial a alimentação do lactente. Alimentação mista é a em que participam simultaneamente o leite materno e a alimentação artificial. Conheça os Benefícios da Amamentação,

BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO

Comecemos este parágrafo citando um par de aforismos acerca do assunto: “O lactente alimentado ao peito raramente enferma e excepcionalmente morre.” (Morquio) Cabe assinalar que ao dizer alimentação ao peito, entende-se que a criança recebe esse alimento em quantidade suficiente para seu normal desenvolvimento.

“A mãe que, podendo amamentar o filho não o faz, não merece o nome de mãe.” (Czerny) Ainda não foi encontrado e provavelmente nunca se achará o alimento artificial que possa substituir plenamente o leite da mãe.

Felizmente de 80 a 90% das mães podem alimentar ao seio os filhos, especialmente nos primeiros meses, que é quando mais dele necessitam. A sabedoria do Criador fez o leite de cada espécie perfeitamente adaptado ao ser a que está destinado.

O leite das diversas espécies difere entre si pela quantidade, qualidade e proporção de seus diversos componentes, além de diferir nos elementos biológicos (fermentos, certos elementos contra determinadas infecções e vitaminas).

OUTRAS VANTAGENS DO LEITE MATERNO

O leite materno, e em geral o de mulher, tem as seguintes vantagens sobre os demais alimentos que poderiam administrar-se à criança:

  • Sua composição está perfeitamente adaptada às funções digestivas da criança. É o alimento que pode digerir mais facilmente.
  • A quantidade e proporção de seus diversos componentes é tal que assegura o melhor crescimento e

desenvolvimento da criança.

  • É alimento que chega ao lactente na temperatura adequada, prática mente isento de germes e cru, com todos os seus fermentos, vitaminas e substâncias que defendem a criança de certas infecções.
  • A criança alimentada ao seio enferma menos amiúde, e suas enfermidades revestem-se de menos gravidade. Isto explica a menor mortalidade da criança alimentada ao seio.

Sustentam os médicos especializados em psicologia infantil, que a criança alimentada ao seio pela mãe, adquire pela relação íntima entre ambas, uma sensação de segurança e confiança, que contribuirá para evitar-lhe transtornos nervosos no futuro.

Especialmente importante é a alimentação ao seio durante os primeiros três meses de vida e durante o verão. Felizmente muito poucas são as mães que não podem fazê-lo.

COMPOSIÇÃO DO LEITE MATERNO

Podem dividir-se os componentes do leite materno em orgânicos, inorgânicos e biológicos. 1. Componentes orgânicos. São as proteínas, as substâncias gordurosas e os hidratos de carbono.

  • Proteínas. Existem no leite de mulher em proporção de 12 a 15 gramas por litro.
  • Gorduras. Há de 85 a 86 gramas de substâncias gordurosas em cada litro de leite de mulher. Encontram-se

emulsionadas, isto é, em suspensão no leite, em forma de globulosinhos muito pequenos.

  • Hidratos de Carbono. São a lactose ou açúcar de leite, formado pela união de glicose e galactose. Há 70 a fl gramas de lactose por litro de leite. II. Componentes inorgânicos.

São a água, em quantidade de 870 gramas por litro de leite; e os sais, em proporção de % gramas por litro. São sais de potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro, e são achados em forma de fosfatos, sulfatos e cloretos. III. Componentes biológicos. São os fermentos, as vitaminas e as substâncias imunizantes.

  • Fermentos. Há oxidase, catalase, tripsina, pepsina, amilase, lipase e outras substâncias que favorecem a digestão do leite.
  • Vitaminas. A quantidade de vitaminas que o leite materno contém depende em parte da quantidade que a mãe recebe na alimentação. Vários dos componentes do complexo B estão presentes no leite de peito, além das vitaminas C, A e D.
  • Corpos imunizantes. No leite materno encontram-se substâncias destinadas a defender a criança de certas infecções: sarampo, escarlatina, paralisia infantil, etc.

TEOR CALÓRICO

O leite de mulher produz 700 calorias por litro, isto é, uma caloria é fornecida por 1, 4 gramas de leite, ou seja, que cada grama de leite fornece 0, 7 caloria.

Fonte:

1, 2, 3

Imagem: mildicasdemae.com.br



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos