Cuidados com os primeiros banhos do bebê recém-nascido

bebe-recem-nascido-banho-cuidados

É muito comum os pais ficarem com receio nos primeiros banhos do bebê. Por isso, é necessário seguir as dicas de sua pediatra. Abaixo apresentamos alguns cuidados.

Cuidados do banho

A pele do recém-nascido toma-se rósea e lisa e os mais leves estímulos produzem reação. O contato direto das roupas de lã, calor e frio excessivos, por exemplo, podem provocar o aparecimento de vermelhidão ou de manchas. Por vezes, quando a criança está muito agasalhada, podem começar a surgir na pele pontos minúsculos, do tamanho de um grão de alpiste, de cor branca transparente, conseqüência do acúmulo de gotinhas de suor nas camadas mais superficiais da epiderme.

O primeiro banho do bebê é dado em geral após a queda e cicatrização do cordão umbilical; enquanto isso, limita-se a uma simples limpeza com óleo em todo o corpo.

Depois de cicatrizado o cordão umbilical, o banho será dado com água morna, pura, previamente fervida. O bebê é ensaboado com sabonete neutro e esponja macia, facilmente lavável.

Tempo do Banho

O tempo do banho não deve passar de 5 minutos. Em seguida, a criança é envolvida numa toalha esponjosa, e enxugada sem esfregar. É importante o cuidado com a cabeça. O rosto deve ser lavado sem sabão. Se o couro cabeludo apresentar crostas amarelas – o que é freqüente -, não é preciso tentar retirá-las com fricções (que irritariam a pele). Convém umedecer a crosta repetidamente com óleo, até que ela se destaque sozinha. É preciso atenção com os olhos, ouvidos, narinas e região anogenital (genital e ânus).

Os olhos são limpos com uma gaze, passada suavemente nos cantos; se existem secreções, devem ser lavadas com água boricada. Nas orelhas e no nariz deve ser passado um pequeno tufo de algodão úmido, enrolado em espiral. Nas narinas, o algodão irrita as mucosas e provoca espirros, que livram de muco as cavidades nasais.

A região anogenital (genital e ânus) está continuamente exposta a irritações; por isso, cada vez que a criança defeca ou urina, não deve ser apenas trocada, mas lavada com gaze embebida em água morna. Talco e creme emoliente podem prevenir assaduras, mas o médico deve ser consultado a respeito desses produtos, devido à possibilidade de reações alérgicas. Após o banho, a criança está pronta para ser vestida.

Vestindo o bebê após o banho

A roupa do bebê deve ser simples, prática e facilmente renovável. Vista o bebe com cuidado e muita calma. As longas faixas de antigamente não são mais usadas, porque dificultam a circulação, impedem os movimentos e complicam o trabalho de despir o bebê. Deve ter-se o cuidado de evitar tecidos que possam irritar a pele.

Outro cuidado essencial em relação ao bebê é mantê-lo vestido de acordo com a temperatura ambiente. Roupa excessiva no verão ou agasalho insuficiente no inverno devem ser evitados. E, durante o inverno, é preciso evitar que a roupa de lã fique em contato direto com a pele.



doencas Revelado: Como Prevenir e Curar Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o Real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Publicidade:

Mais Assuntos