Blueberry – Quais benefícios essa fruta oferece para a saúde?

Também conhecida como mirtilo, a Blueberry consiste numa pequena fruta de cor roxa responsável por oferecer excelentes benefícios para a saúde. Quer saber quais são eles e como usufruir das propriedades dessa fruta? Confira nosso post.

blueberry

12 Benefícios do Blueberry   

1 – Fortalece o sistema imunológico

Rica em Vitamina C e demais substâncias antioxidantes, essa fruta consiste em uma das grandes aliadas do sistema imunológico.

O motivo desse efeito é que ela atua no combate aos radicais livres e demais agentes responsáveis por provocarem uma série de doenças no organismo, desde as infecções mais simples até o câncer.

2 – Favorece o rejuvenescimento

Graças também aos antioxidantes presentes no mirtilo, essa fruta é capaz de retardar os efeitos do envelhecimento, prevenindo e ajudando a combater rugas, linhas de expressão, acnes, furúnculos e manchas provocadas sobretudo por raios solares.

3 – Melhora a memória

A Blueberry é portadora de vitaminas e minerais que favorecem as funções do cérebro, entre elas a memória e concentração, sendo por este motivo muito indicada para estudantes e profissionais que necessitam lidar com grande volume de informações, tais como professores, empresários etc.

Vale ressaltar que essa fruta é excelente para prevenir e auxiliar no tratamento de doenças como Alzheimer, Parkinson e outras relacionadas ao sistema nervoso central.

publicidade

4 – Previne e controla o diabetes

Entre os benefícios dessa fruta, destaca-se o papel que ela desempenha no controle do diabetes, já que as fibras contidas nela diminuem os níveis de glicose no organismo e equilibram a absorção da insulina.

Para obter esse efeito, o consumo dessa fruta deve ser feito sem qualquer adição de açúcar ou mel. O ideal é preparar o suco apenas com água ou combiná-la com outras frutas.

5 – Melhora a saúde do coração

O consumo regular dessa fruta ajuda na saúde do coração, melhorando a circulação e reduzindo os triglicerídeos, fatores essenciais para diminuir os ricos de hipertensão, arritmias e até mesmo infartos.

6 – Reduz o colesterol (LDL)

Outro dos benefícios dessa fruta para a saúde (e para o coração) é que ela ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, o perigoso LDL, responsável por causar diversos problemas circulatórios e aumentar os riscos de infarto.

publicidade

7 – Ajuda no emagrecimento

Rica em fibras solúveis, a Blueberry é tida como uma forte aliada no processo de emagrecimento, desintoxicando o organismo principalmente quanto ao excesso de gordura e açúcar, sendo o consumo dessa fruta bastante associado à diminuição da gordura abdominal.

8 – Favorece a saúde ocular

Graças aos flavonoides presentes no mirtilo, essa fruta é de grande ajuda na prevenção e combate às doenças degenerativas que afetam os olhos, entre elas a catarata e a chamada cegueira noturna.

9 – Previne o câncer

Os antioxidantes presentes nessa fruta atuam no combate à oxidação celular, diminuindo consideravelmente os riscos de desenvolver câncer.

Por conter diversas vitaminas e minerais, a Blueberry evita a deficiência nutricional, deixando o organismo mais resistente a uma série de doenças.

10 – Melhora a digestão

As fibras e minerais presentes nessa fruta são de grande ajuda para o sistema digestivo, contribuindo para a metabolização dos alimentos e evitando terríveis desconfortos como azia, má digestão, gastrite etc.

11 – Favorece o intestino

A grande quantidade de fibras presentes no mirtilo auxilia (e muito) as atividades intestinais, evitando prisão de ventre, obstruções e até mesmo doenças mais graves como infecções e câncer no cólon ou intestino.

publicidade

12 – Previne e ajuda a tratar infecções urinárias

A vitamina C e demais substâncias com propriedades anti-inflamatórias contidas nessa fruta atuam na prevenção e tratamento de infecções no trato urinário, combatendo as bactérias responsáveis por tais infecções.

blueberry-quais-beneficios-essa-fruta-oferece-para-a-saude

Como usufruir dos benefícios da Blueberry?

De forma geral, essa fruta é consumida em:

  • Cereais com iogurte natural;
  • Salada de frutas;
  • Sucos;
  • Smoothies;
  • Vitaminas;
  • Saladas com frutas e verduras.

É recomendável consumir essa fruta toda semana, aproveitando as propriedades desintoxicantes que ela oferece ao organismo.

Algumas receitas com Blueberry

Smoothie de banana com blueberry

Ingredientes

  • ¼ de xícara (chá) de blueberries (mirtilos) frescos;
  • 1 banana madura congelada (descascada);
  • ½ xícara (chá) de iogurte grego;
  • ½ xícara (chá) de leite;
  • 3 colheres (sopa) de mel;
  • 2 cubos de gelo.

Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador por 30 segundos e beber logo em seguida.

Essa receita é ideal para pós-treino, contribuindo para a perda de peso e ganho de massa muscular.

Suco de blueberry concentrado

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de blueberries (mirtilos);
  • Suco de meio limão;
  • 1 xícara (chá) de água gelada;
  • Mel a gosto.

Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber logo depois, aproveitando todas as propriedades da fruta.

publicidade

Esse suco é ideal para desintoxicar o organismo e fortalecer as defesas imunológicas, sendo recomendado para prevenir infecções e oferecer disposição para as atividades diárias.

Salada de frutas com blueberries

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de melão (descascado, sem sementes e cortado em cubos);
  • ½ xícara (chá) de kiwi (descascado e cortado em rodelas);
  • 1 xícara (chá) de maçã (descascada, sem sementes e cortada em cubos);
  • ½ xícara (chá) de mirtilos (blueberries);
  • ½ xícara (chá) de framboesas;
  • 1 xícara (chá) de abacaxi (descascado, sem o miolo e cortado em cubos);
  • Mel a gosto.

Preparo

  • Lavar bem os mirtilos e as framboesas;
  • Em um recipiente grande, misturar bem todos os ingredientes;
  • Adicionar alguns fios de mel e consumir essa salada pura ou com granola e iogurte natural.

Trata-se de uma excelente (e saudável) opção para o lanche da manhã ou da tarde, sobretudo durante os dias quentes.

Ao consumir essa fruta, é fundamental ingerir 2 litros de água todos os dias. Pelo fato de ela ser rica em fibras, a água fará com que ela seja melhor metabolizada pelo organismo.

Onde comprar essa fruta?

Os mirtilos são facilmente encontrados em supermercados maiores, feiras livres, quitandas, lojas orgânicas de pequenos produtores etc., sendo que os valores aplicados são bem acessíveis.

O consumo de Blueberry é sinônimo de saúde, controle do peso e qualidade de vida, sendo possível elaborar receitas práticas e saborosas com essa fruta que tem sido cada vez mais consumida em todo mundo.

Imagens: nacaoverde.com.br         diabetesevoce.com.br

Leia Também: