11 Benefícios do Chá de Oliveira – Para que Serve? Emagrece

Cha-de-oliveira

O chá de oliveira é um dos remédios naturais que oferecem maiores benefícios para a saúde. Para saber quais são eles e também como preparar essa bebida, confira nosso post.

Benefícios do chá de oliveira

1 – Ajuda a emagrecer

Graças a uma substância chamada oleuropeína, as folhas de oliveira consistem em excelentes aliadas para o processo de emagrecimento.

Um dos motivos disso é que essa substância ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e também inibe o acúmulo de gordura, dois fatores primordiais para perder peso.

Outro fator é que as folhas dessa planta contribuem para acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo consiga potencializar a queima de calorias.

2 – Diminui a pressão arterial

Outro importantíssimo benefício desse chá diz respeito ao fato de ele diminuir a pressão arterial em virtude dos compostos fitoquímicos presentes na planta.

Eles combatem as inflamações que geralmente favorecem as doenças cardíacas e obstrução das artérias, os maiores fatores de risco para a saúde do coração.

3 – Reduz o colesterol ruim

A oleuropeína é também responsável por reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, o temido LDL, que é um dos principais responsáveis pelos derrames e ataques cardíacos.

4 – Auxilia o funcionamento do fígado

O chá feito com as folhas de oliveira é de grande utilidade na proteção do fígado, atuando na inibição do acúmulo de gordura e favorecendo a eliminação de toxinas que tendem a ficar armazenadas neste órgão.

5 – Fortalece as defesas imunológicas

Os flavonoides, polifenóis, oleuropeína e hidroxitirosol contidos nas folhas de oliveira tratam-se da combinação perfeita para fortalecer as defesas imunológicas do organismo, fazendo com que as pessoas estejam mais resistentes a gripes, resfriados, dores de garganta e infecções de forma geral.

6 – Ajuda tratar a osteoporose

Pelo fato de a oleuropeína estimular os osteoblastos (células ósseas), as folhas de oliveira auxiliam no ganho ou na inibição da perda de massa óssea, reduzindo, assim, os sintomas decorrentes da osteoporose (doença caracterizada pela fragilidade óssea). Por esta razão, o consumo desse chá é muito indicado para idosos.

7 – Ajuda a limpar os rins

Pelo fato do chá de oliveira possuir efeitos diuréticos, ele ajuda também na limpeza dos rins, inibindo a retenção de líquidos e eliminando o inchaço, que muitas vezes chega a ser confundido com excesso de peso.

Além disso, as propriedades antivirais e antibacterianas contribuem para combater infecções de urina e pedras nos rins.

8 – Combate inflamações

Também em virtude das propriedades anti-inflamatórias da oliveira, ela se trata de um excelente remédio natural para artrite, dores crônicas, doenças cardíacas e também vários tipos de câncer.

9 – Desintoxica o organismo

Graças ao alto poder de eliminação de toxinas acumuladas sobretudo nos rins e no fígado, este chá atua como um poderoso desintoxicante, contribuindo para limpar o organismo.

10 – Previne o envelhecimento precoce

Devido ao fato de este chá ser rico em antioxidantes, ele atua de forma muito eficaz no combate aos radicais livres, os principais causadores dos efeitos do envelhecimento.

Por isso, o consumo regular (e moderado) desse chá favorece um aspecto muito mais jovial às pessoas.

11 – Previne o câncer

Outro dos grandes benefícios deste chá é que ele é um poderoso inimigo do câncer, já que as substâncias contidas nele combatem os grandes responsáveis pelo surgimento dos tumores: os radicais livres.

O chá de oliveira tem contraindicações?

Embora o chá de oliveira ofereça diversos benefícios para a saúde, ele é contraindicado nos seguintes casos:

  • Gestantes;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Crianças;
  • Pessoas alérgicas às folhas de oliveira;
  • Pessoas que fazem uso de algum tipo de medicamento deverão obrigatoriamente consultar um médico antes de iniciar o consumo desse chá.

Como fazer o chá de oliveira?

Itens necessários

  • 1 litro de água;
  • 3 colheres (sopa) de folhas de oliveira.

Como preparar

  • Em um recipiente, colocar a água para ferver;
  • Assim que iniciar o processo de fervura, desligar o fogo e adicionar as folhas de oliveira;
  • Mexer as folhas na água e abafar a mistura por 10 minutos, permitindo que a água absorva bem todas as propriedades da planta;
  • Coar e ingerir durante o dia.

Obs.: recomenda-se ingerir diariamente de 2 a 3 xícaras deste chá.

Dica interessante para preparar o chá

Para amenizar o gosto um tanto forte das folhas de oliveira, recomenda-se misturar o chá de oliveira com algumas folhas de hortelã.

Onde as folhas de oliveira são encontradas?

Essas folhas em erva são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais tanto físicas quanto pela internet, possuindo valor aproximado de R$8,00 por pacote.

 

Como potencializar os efeitos?

Para conseguir resultados ainda mais surpreendentes ao ingerir o chá de oliveira, nada melhor que adotar outras medidas para cuidar da saúde, que são:

Ter uma alimentação saudável

Paralelo ao consumo do chá de oliveira é fundamental ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, fibras, grãos integrais etc., evitando o consumo exagerado de embutidos (salame, salsicha, presunto etc.) e também de carboidratos muito densos como arroz e pão branco, massas em geral etc.

Beber 2 litros de água por dia

Não é em vão que esta é a recomendação básica (e mais feita) pelos médicos.

O consumo de água é essencial para eliminar as toxinas do organismo, limpando os rins, o fígado, as artérias e também colaborando para o equilíbrio do peso e todas as funções do corpo, desde as atividades cerebrais até a mínima função digestiva ou respiratória.

Fazer exercícios

Independentemente de fazer qualquer tipo de tratamento natural, em tempos tão propensos ao sedentarismo como o nosso, é essencial adotar a prática de uma atividade física.

Além de ela melhorar a respiração e favorecer a perda de peso, ela atua no aumento das defesas imunológicas, tornando o organismo mais resistente às doenças.

Consultar o médico regularmente

Além de fazer uso desse chá e seguir as demais dicas quanto a mudanças de hábito, é fundamental consultar um médico com regularidade, fazendo exames clínicos e laboratoriais para analisar o estado geral do organismo.

Em suma, os cuidados com o corpo, além de envolverem o consumo de bebidas naturais como o chá de oliveira, também requerem disciplina.

Mais Assuntos