Lugol – Quais Benefícios e Para que Serve? Emagrece? Efeitos colaterais

Diversas pessoas cada vez mais estão se perguntando a respeito do Lugol 3% ou 5%, um item bastante comercializado no Brasil e com uso bastante específico. Inclusive, a dúvida de muita gente é saber se ele pode ajudar ou não no emagrecimento. Para saber a resposta dessa e demais perguntas, fique de olho nesse artigo.

 

Lugol

 

O que é Lugol?

Trata-se de um suplemento geralmente utilizado para repor as deficiências de iodo no organismo, sendo composto basicamente por iodo e iodeto de potássio.

O iodo por sua vez consiste em uma substância crucial para o equilíbrio da tireoide e determinante para as funções relacionadas ao metabolismo.

O suplemento recebeu este nome em virtude de seu criador, o químico francês Jean Lugol, que em meados do século 19 começou a difundi-lo pela Europa.

 

Por que o iodo é tão importante?

Embora poucas pessoas saibam disso, o iodo é imprescindível para o funcionamento de todo nosso corpo, desde as funções relacionadas às sínteses cerebrais até aquelas referentes ao processo digestivo.

Inclusive, estatísticas apontam que cerca de 75% da população brasileira é atingida pela deficiência de iodo e poucas pessoas sabem disso, já que muitas vezes as consequências demoram a aparecer ou simplesmente são ignoradas.

E para que serve o Lugol?

Indo ao encontro das necessidades do organismo em equilibrar os níveis de iodo, esse suplemento é utilizado no preparo da tireoide para processo de remoção cirúrgica, fazendo com que o tamanho dessa glândula seja reduzido e ela naturalmente equilibre a quantidade de hormônios produzida.

Outro uso comum deste suplemento é quando o paciente é exposto a grandes quantidades de iodo radioativo, protegendo a tireoide quanto a possíveis riscos de câncer.

Lugol emagrece?

Embora este suplemento não seja precisamente indicado para o emagrecimento, ele acaba auxiliando na perda de peso em virtude de ele equilibrar a produção de hormônios e as funções metabólicas, itens indispensáveis para que o corpo consiga queimar calorias de forma adequada.

Ademais, o lugol colabora para a manutenção dos níveis de energia no corpo, fazendo com que o organismo automaticamente ordene melhor as calorias e impeça o acúmulo exagerado de gordura.

Outros benefícios do Lugol

Além de esse suplemento atuar no equilíbrio das funções da tireoide e contribuir para o emagrecimento, ele também:

  • Elimina substâncias tóxicas do organismo (alumínio, flúor, chumbo e mercúrio);
  • Diminui o risco de Alzheimer;
  • Favorece as defesas imunológicas, tornando as pessoas menos suscetíveis a gripes, resfriados, dores de garganta e infecções de modo geral.

beneficios-lugol-5%-3%

Esse suplemento apresenta efeitos colaterais?

Sim. Embora ele ofereça muitos benefícios para a saúde, assim como a grande maioria dos medicamentos ou suplementos, este também apresenta alguns efeitos colaterais, que são considerados mais comuns:

  • Desconfortos estomacais;
  • Sensação de gosto metálico na boca;
  • Diarreia;
  • Náuseas e/ou vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Febre;
  • Aparecimento de acnes;
  • Sintomas parecidos com resfriado (corrimento nasal e espirros).
  • Dor de cabeça intensa;
  • Inchaço na parte da frente do pescoço;
  • Dor e/ou fraqueza nas mãos e nos pés;
  • Formigamento.

Caso qualquer um desses sintomas apareçam ao consumir Lugol, sejam os efeitos colaterais mais comuns ou secundários, o médico deverá ser informado imediatamente para que seja verificado a suspensão ou não da suplementação.

 

Contraindicações

É importante que antes de fazer uso desse suplemento, tanto o médico quanto os pacientes estejam atentos, já que ele não é indicado nos seguintes casos:

  1. Gestantes (salvo caso de extrema necessidade da paciente);
  2. Mulheres que estão amamentando;
  3. Pessoas alérgicas a iodo ou iodeto de potássio;
  4. Pessoas alérgicas a outras substâncias ou medicamentos deverão verificar com o médico previamente se podem ingerir esse suplemento em virtude das substâncias inativas contidas nele;
  5. Pacientes que sofrem de bronquite;
  6. Pacientes que sofrem de doenças na pele ou nos vasos sanguíneos;
  7. Pessoas que sofrem de problemas na tireoide (em alguns casos da doença nessa glândula, o suplemento em questão não é indicado);
  8. Pessoas que sofrem de problemas cardiovasculares;
  9. Pacientes com ocorrência atual ou anterior de tuberculose;
  10. Indivíduos que sofrem da Doença de Addison (quando as glândulas adrenais não produzem a quantidade de hormônio suficiente para o corpo);
  11. Pessoas que apresentam elevados níveis de potássio no sangue.

 

É necessário consultar um médico para tomar Lugol?

Sem sombra de dúvidas. Somente um profissional especializado poderá prescrever esse medicamento mediante uma profunda avaliação clínica do paciente realizada por meio de consulta e exames clínicos/laboratoriais.

Em hipótese alguma esse medicamento deverá ser ingerido por conta própria, já que o uso indevido dele pode causar sérios danos para a saúde.

O que fazer em paralelo ao uso desse suplemento?

Para que as pessoas obtenham os melhores resultados quanto ao uso desse suplemento, é fundamental:

Adotar uma alimentação equilibrada

Inúmeras vezes a falta de diversos nutrientes e substâncias no organismo estão associadas a uma má alimentação. Por isso, é fundamental também adotar novos hábitos, buscando ingerir mais fibras, frutas, verduras, legumes e demais alimentos saudáveis.

Evitar o consumo de álcool

Sobretudo no caso das pessoas que já estão ingerindo este suplemento, é fundamental evitar o consumo de álcool, pois isso faz com que o organismo não consiga absorver adequadamente as substâncias contidas nele, comprometendo os resultados.

Além disso, o álcool também prejudica o funcionamento dos rins e fígado, dificultando ainda mais as funções metabólicas.

Abandonar o vício do cigarro

Nada pode ser mais pernicioso para a saúde que o cigarro. Por isso, para que qualquer suplemento ou medicamento apresente o melhor efeito no organismo, é crucial abandonar de vez esse vício. Além de tomar lugol e outros suplementos, elimine o cigarro e o álcool de sua vida!

Ingerir bastante água

Essa é uma regra tanto para as pessoas que fazem uso desse suplemento quanto para todas as demais que desejam ganhar saúde e qualidade de vida. Ingerir pelo menos 2 litros de água todos os dias é fundamental para manter o organismo bem, incluindo o metabolismo e equilíbrio do peso.

Com todas essas informações, fica fácil perceber que o Lugol, desde que devidamente prescrito por um médico, oferece diversos benefícios.

 

Lugol e Iodo segundo Dr Lair Ribeiro

Confira o vídeo sobre lugol do Dr Lair Ribeiro:

 

Leia Também: